quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Andebol: Portugal e Luxemburgo no mesmo grupo para play-off do Mundial2011

O sorteio efectuado esta quinta-feira da qualificação para o play-off de acesso ao Mundial2011 (na Suécia) colocou as selecções portuguesa e luxemburguesa no grupo 6 juntamente com a da Letónia.

O sorteio decorreu na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF), em Viena.

O seleccionador português de andebol assumiu o favoritismo de Portugal no grupo 6. "São dois adversários conhecidos, jogámos contra eles no ano passado. Para nós é uma vantagem jogar com equipas conhecidas. Espero que venhamos a fazer bons resultados e apurarmo-nos para a fase seguinte”, disse Matts Olsson à Agência Lusa.

Portugal assume favoritismo

O seleccionador português recordou que Portugal ganhou todos os quatro jogos disputados no ano passado com as duas equipas, pelo que assume com frontalidade o favoritismo.

Sem ainda saber onde serão disputados os encontros - o sorteio ditou que o primeiro direito de organização pertence ao Luxemburgo -, Matts Olsson considerou que o facto de jogarem em casa poderá ajudar as equipas adversárias.

Em 2008, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa Áustria2010, a selecção das quinas venceu os dois jogos realizados com a Letónia (33-31 e 31-25) e com o Luxemburgo (33-26 e 33-22).

Os jogos da qualificação europeia para o play-off de acesso ao Mundial de 2011, que vai ser disputado na Suécia, realizam-se entre 11 e 17 de Janeiro de 2010.

O primeiro classificado de cada grupo qualifica-se para o play-off, que será disputado a 12 e 13 e a 19 e 20 de Junho de 2010.

Para já, as selecções da França (actual campeã do Mundo) e da Suécia (país organizador) estão apuradas para a fase final do Mundial, assim como vão ficar os três primeiros classificados do Europeu Áustria2010.

As restantes 11 selecções que participam na fase final do Europeu do próximo ano qualificam-se directamente para o play-off de acesso ao Mundial.

Os torneios de qualificação para o Mundial serão disputados em cinco grupos de três selecções e dois grupos de quatro selecções.

Sem comentários:

Enviar um comentário