terça-feira, 18 de Agosto de 2009

Cristiano Ronaldo candidato ao prémio de melhor jogador por sector da UEFA

Cristiano Ronaldo integra a lista de nomeados para os prémios de melhor jogador por sector da UEFA, na qual metade dos candidatos representaram o Barcelona, que se sagrou campeão europeu em Roma.
Ronaldo concorre com o argentino Lionel Messi e o camaronês Samuel Eto'o, agora ao serviço do Inter Milão de José Mourinho, para a distinção de melhor avançado.

Numa cerimónia agendada para 27 de agosto, serão revelados os vencedores dos prémios de melhor guarda-redes, defesa, médio e avançado, eleitos pela votação dos treinadores que disputaram os oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2008/09.

Mundiais de Atletismo Berlim2009: Nelson Évora em segundo no triplo salto


Nelson Évora tornou-se hoje o quarto atleta português a repetir medalhas em mundiais de atletismo, ao arrebatar a prata no triplo-salto em Berlim2009, depois de se ter sagrado campeão em Osaca (2007).

O atleta do Benfica passa a ocupar o terceiro lugar do “ranking” luso, atrás de Fernanda Ribeiro (uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze) e Manuel Machado (uma de ouro e duas de prata).

Fernanda Ribeiro, também campeã olímpica (10.000 metros, em Atlanta96), como Nelson Évora (Pequim2008), venceu os 10.000 metros em Gotemburgo (1995), onde também conquistou a prata nos 5.000 metros.

Ainda nos 10.000 metros, Fernanda Ribeira foi segunda classificada em Atenas (1997), edição em que, a exemplo de 1995, também coleccionou duas medalhas, já que foi terceira nos 5.000 metros.

Por seu lado, Manuela Machado conquistou os seus três “metais” na maratona, tendo ganho em Gotemburgo e sido segunda em Estugarda (1993) e Atenas.

Além de Nelson Évora, Fernanda Ribeiro e Manuela Machado, também Carla Sacramento colecciona mais do que uma medalha em mundiais: nos 1.500 metros, sagrou-se campeã em Atenas e foi medalha de bronze em Gotemburgo.

No lote dos medalhados lusos, destaque ainda para o ouro de Rosa Mota na maratona da edição de 1987, em Roma, onde Domingos Castro arrecadou a prata nos 5.000 metros.

Carlos Calado (comprimento, em Edmonton2001), Rui Silva (1.500 metros, em Helsínquia2005) e Susana Feitor (20km marcha, em Helsínquia2005) conquistaram medalhas de bronze para Portugal, que colecciona agora 16 “metais” (cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze) em mundiais.

Gripe A (H1N1) : Portugal ultrapassa milhar e meio de casos

Portugal registou desde sábado 332 casos de infecção pelo vírus da gripe A-H1N1 (84, domingo; 103, segunda-feira; e 145, hoje), encontrando-se actualmente quatro pessoas com prognóstico reservado, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde português.

Assim, desde o início de Maio um total de 1.542 pessoas contrairam a gripe A em Portugal.

Música: Os Delfins «despedem-se oficialmente» de Lisboa a 10 de Outubro no Coliseu dos Recreios

Os Delfins, cujo fim de carreira está já anunciado para 31 de Dezembro, "despedem-se oficialmente de Lisboa" no dia 10 de Outubro, com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, disse à Lusa o líder da banda, Miguel Ângelo.

"O Coliseu será a despedida oficial de Lisboa na sua mais nobre sala e há vontade de pela mesma altura fazer uma despedida no Porto, mas não temos ainda a data fechada", adiantou o músico.

"No Coliseu dos Recreios iremos apresentar os nossos 25 singles mais populares, não de forma cronológica mas com um fio condutor que vai unir todas essas canções. Um espectáculo que, visualmente, se serve de muitas memórias da nossa carreira, mas é uma celebração daquelas canções e daqueles refrães e não uma despedida saudosista ou triste", disse Miguel Ângelo.

"O concerto abrirá com o tema 'Bandeira' que é um dos mais engagés da nossa carreira e terminará com 'Há uma razão' do último álbum, 'A solidão do sonhador e outros voos do grande urso branco'", afirmou o líder da banda de Cascais.

O final dos Delfins, 25 anos após a edição do primeiro single, "Letras", pela Fundação Atlântida, será na noite de 31 de Dezembro na baía de Cascais, "uma megaprodução com convidados especiais, e todos os cantores e músicos que já passaram pela banda".

Este último espectáculo será gravado para DVD, adiantou Miguel Ângelo que tem projectos para seguir uma carreira a solo "depois do Verão de 2010".

"Não vou mudar radicalmente de vida e dedicar-me à arquitectura a 100 por cento. O fim d'Os Delfins é o fim de uma marca e advém da vontade de estar na música de forma bastante presente e com o mesmo gosto e vontade que tinha há 25 anos atrás", sublinhou o músico.

"Não vou de todo abandonar a música", garantiu.

Referindo-se à carreira da banda que está na estrada a cumprir os últimos contratos, o músico afirmou que "actualmente há uma renovação de público, e até uma recuperação do público que se tinha perdido, designadamente a faixa inicial d'Os Delfins que é a franja universitária dos 18 aos 25 anos".

"Os Delfins tiveram um crescimento muito grande nos primeiros dez anos e passados outros dez anos, notámos por exemplo que em 2004 os auditórios já se enchiam com duas gerações", explicou.

"Nesta altura é um público muito ecléctico graças também à resistência das canções e dos seus refrães que marcaram a história da música portuguesa", enfatizou.

Paar Miguel Ângelo “mais do que um marca ou o grupo, o que fica para o futuro é a força das canções”.

No Coliseu dos Recreios tal como na digressão em curso, o grupo de Cascais escolheu 25 temas emblemáticos de outros tantos anos de carreira, como "Baía de Cascais", "Sou como um rio", "Soltem os prisioneiros", "Nasce selvagem" ou "Aquele Inverno".

Os Delfins anunciaram o fim do grupo no Verão de 2008, quando saiu o guitarrista Fernando Cunha.

Além de Miguel Ângelo, os actuais Delfins são Rui Fadigas, Luís Sampaio, Jorge Quadros e Mário Andrade.

Gripe A H1N1: Número de mortes no Brasil atinge 340

O número de mortes no Brasil em resultado da gripe A H1N1 aumentou para 340, após terem sido confirmados 63 óbitos nas regiões Sul e Sudeste.

São Paulo é o estado que regista o maior número de mortes no país, com 134 óbitos confirmados. Em segundo lugar está o Paraná com 79 vítimas, seguido pelo Rio Grande do Sul (70) e Rio de Janeiro (37).

O último balanço parcial divulgado, dia 11, pelo Ministério da Saúde indicava 192 mortes e colocava o Brasil como o terceiro país com maior número de mortes de gripe A no mundo, atrás apenas de Estados Unidos (436) e Argentina (404).

Os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, e ainda não reunidos na lista do Governo central, elevam o número para 340.

“As secretarias têm acesso à informação mais imediata”, afirmou Roberto Medronho, epidemiologista do Núcleo de Saúde Colectiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao lembrar as "dimensões continentais" do país.

No entanto, Medronho argumenta que “a comparação mais correcta [com outros países] não é o número total de óbitos, mas a sua proporção na população do país”, ou seja, o número de mortes por 100 mil habitantes.

Mais de um terço de cerca de 3.600 casos de gripe A no Brasil foram considerados graves, mas o país tem a segunda menor taxa de mortalidade entre os 15 países com mais óbitos no mundo, com 0,09 por cento contra 0,14 por cento dos EUA.

O epidemiologista admite porém que a taxa de mortalidade brasileira de gripe A poderá aumentar com os novos casos detectados pelas autoridades estaduais, o último dos quais na segunda-feira, no Estado de Santa Catarina.

De acordo com o especialista, o vírus H1N1 está a seguir o padrão sazonal de gripe, tendo início no Hemisfério Norte durante o período de Inverno e seguindo com mais intensidade para o Hemisfério Sul.

Medronho salientou que, no Brasil, já há uma tendência de diminuição do número de casos associada a dois factores: elevação da temperatura “num país que tem características de clima tropical” e a imunidade que muitas pessoas já adquiriram desde o começo da epidemia.

Contudo, o especialista alerta que “com os actuais conhecimentos científicos da doença” não é possível prever se o vírus vai manter ou aumentar a virulência e tão-pouco se haverá alguma mutação.

“Ainda é uma incógnita para a ciência”, refere. Mesmo assim, Medronho garante que o pico da epidemia já passou e a esperança para o descida do número de casos no Brasil é o fim do Inverno.

No Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil, um laboratório público, começou a produzir uma versão infantil do Tamiflu, medicamento utilizado para tratar a nova gripe.

Desde segunda-feira, os 400 primeiros frascos começaram a ser entregues, mas o Instituto pretende produzir até 14 mil.

A nova gripe também alterou o calendário escolar dos centros educacionais e universidades brasileiras.

Após a prorrogação das férias de duas semanas para evitar o contágio da gripe, cerca de 10 milhões de alunos retornaram na segunda-feira às salas de aula nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, os mais afectados pela transmissão do vírus.

Abalo de 4.2 na escala de Richter sentido em Faro, Loulé e Tavira

Um sismo de 4.2 na escala de Richter foi registado hoje às 07:55, a 110 quilómetros a Sul de Faro, e foi sentido em Faro, Loulé e Tavira, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo foi registado nas estações da rede sísmica do continente e teve o epicentro localizado a cerca de 110 quilómetros a Sul de Faro.

De acordo com informação disponível no site do IM, até ao momento não havia de informação que o sismo tivesse causado danos pessoais ou materiais.

O abalo foi sentido com intensidade máxima II na escala de Mercalli em Faro, Loulé e Tavira.

A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.

sábado, 15 de Agosto de 2009

Gripe A (H1N1) : Portugal com 1.210 casos

Portugal registou 149 novos casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, elevando para 1.210 o número de pessoas infectadas no país, estando actualmente internadas 20, anunciou esta noite o Ministério da Saúde português.

Luxemburgo tem mais 31 novos casos de gripe A

O Ministério da Saúde informou ontem ao final da tarde que esta semana registaram-se mais trinta e um novos casos de Gripe A no Luxemburgo, atingindo assim um total de 118 pessoas infectadas no país.

A maioria dos pacientes foi infectada no estrangeiro, sobretudo em Inglaterra e Espanha. O Ministério da Saúde garante que o risco de infecção no Luxemburgo, de pessoa para pessoa, é baixo.

Os pacientes que até agora contrairam o vírus da Gripe recuperaram rapidamente e não tiveram quaisquer complicações. As autoridades sanitárias do país garantem que a Gripe A vai ser menos maléfica que a tradicional gripe sazonal.

Efeméride: Woodstock foi há 40 anos

Hoje em dia é comum assistir a um concerto num festival ao ar livre, mas há 40 anos o festival de Woodstock transformou-se num ícone da história do rock e a culpa não foi só da música.

A 15 de Agosto de 1969, faz hoje precisamente 40 anos, teve início numa zona rural a 130 quilómetros de Nova Iorque um festival de música e arte descrito dias depois pela revista Rolling Stone como um dos 50 acontecimentos que mudou a história do rock.

Por lá passaram nomes como Joan Baez, Joe Cocker, Jimi Hendix, The Who, Janis Joplin, Greatful Dead, Ravi Shankar e Carlos Santana, mas o festival atingiu uma dimensão política e social que influenciou toda uma geração que defendia a paz e o fim da guerra no Vietname.

Inicialmente pensado para cerca de 150 mil pessoas, o festival acabou por acolher meio milhão de espectadores que se congregou durante três dias, num espírito de liberdade e fraternidade, regado a droga e álcool.

Realizado numa quinta com uma área equivalente a 240 campos de futebol, junto à localidade de Bethel, o festival de Woodstock esteve à beira do colapso, dada a extraordinária adesão do público, que bloqueou os acessos ao local, e a uma chuva torrencial que transformou o recinto num campo de lama.

Um dos promotores do festival, Michael Lang, entrevistado pelo jornal The Guardian recorda a actuação de Sly & The Family Stone como um dos grandes momentos de Woodstock, pela comunhão sentida entre músicos e espectadores.

Histórica é também a actuação de Joan Baez, grávida de seis meses, que actuou no primeiro dia e encerrou a sua prestação com a canção de protesto "We shall overcome".

Jimi Hendrix encerrou o festival já na manhã de 18 de Agosto com uma improvisação psicadélica sobre o hino dos Estados Unidos, perante umas escassas 25 mil pessoas.

Apesar da enchente, morreram apenas duas pessoas, uma por "overdose" e outra alegadamente atropelada por um tractor, enquanto estava a dormir.

Para assinalar a efeméride está prevista para Setembro a edição de uma caixa com seis CD e mais de trinta temas adicionais interpretados no festival Woodstock.

Em Setembro estreará em Portugal o filme "Taking Woodstock", de Ang Lee, uma perspectiva sobre o aquele festival a partir da biografia de Elliot Tiber, que há 40 anos deu abrigo aos promotores do evento num motel próximo de Bethel.

Michael Lang tencionava celebrar os 40 anos de Woodstock com uma série de concertos, mas a iniciativa foi cancelada por falta de orçamento.

Euromilhões

A combinação vencedora do concurso de setxa-feira, 14 de Agosto, do Euromilhões é composta pelos números
05 - 08 - 24 - 30 - 49 e as estrelas 03 e 09.

Ninguém acertou na chave do concurso do Euromilhões, pela segunda semana consecutiva, pelo que, na próxima semana, o primeiro prémio será de 74 milhões de euros.

sexta-feira, 14 de Agosto de 2009

Luxemburgo/Futebol: Jeff Strasser no Grasshopper de Zurique


Jeff Strasser está a caminho do Grasshopper de Zurique, clube de futebol da primeira liga suíça.
O mais internacional dos jogadores luxemburgueses que neste início de época tinha regressado ao Luxemburgo ao trocar o FC Metz pelo Fola de Esch, estava a ser sondado por alguns clubes profissionais e acabou por dar a sua preferência ao prestigiado clube helvético.
As condições e a duração do contrato ainda não foram reveladas, mas o grande desejo do jogador natural de Mondorf-les-Bains acabou por ser concretizado.

Á. Cruz

Gripe A (H1N1) : Portugal ultrapassa os mil casos

Portugal registou nas últimas 24 horas 177 novos casos de gripe A (H1N1), a maior parte dos quais em pessoas entre 21 e 30 anos, divulgou ao fim da tarde o Ministério da Saúde português.

Hospitalizadas continuam dez pessoas, três das quais com "um quadro clínico que inspira preocupação", incluindo a mulher internada no Hospital de São João, no Porto, com "prognóstico reservado".

O Ministério da Saúde português afirma que se justifica "atenção redobrada": apesar de a maioria dos casos da doença ser benigna, podem surgir situações mais graves em pessoas que tinham outras doenças antes de serem infectadas com o vírus da gripe.

Desde que a doença foi registada pela primeira vez em Portugal, em Maio deste ano, já estiveram doentes 1061 pessoas, a maioria das quais "já está curada e retomou a sua vida diária", faz ainda questão de voltar a lembrar o Ministério da Saúde.

Portugal tem mais de meio milhão de desempregados

A taxa de desemprego atingiu os 9,1 por cento no segundo trimestre deste ano. O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que há, em Portugal, 507 mil pessoas sem emprego, valor máximo desde 1987.

Para se encontrar, nas informações do INE, taxas de desemprego superiores a 9,1 por cento é preciso recuar ao primeiro trimestre de 1986, quando o valor foi de 9,2 por cento, altura em que a população desempregada era de 424,8 mil pessoas.
Refira-se que estes valores são indicativos, uma vez que a informação fornecida pelo INE refere-se a três séries distintas do Inquérito ao Emprego (1983-1991, 1992-1997 e a actual série iniciada em 1998), com interrupções devido a alterações dos critérios de análise.

Ainda de acordo com os dados disponibilizados pelo INE, entre 1983 e 2008 a taxa de desemprego mais baixa encontra-se no segundo trimestre de 1991, altura em que se situava nos 3,6 por cento.
Este valor fica acima das previsões do Governo para o conjunto do ano de 8,8 por cento e é pior do que esperavam os analistas.

O primeiro-ministro José Sócrates já reagiu à subida da taxa de desemprego em Portugal para 9,1 por cento: No Alentejo, onde se encontra em visita oficial, o primeiro-ministro disse que o desemprego em Portugal “subiu menos que nos restantes países europeus”.

"Se não querem ouvir os EUA, pelo menos olhem para Cabo Verde" - Hillary Clinton


A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton apresentou hoje Cabo Verde como exemplo a seguir por África, numa conferência de imprensa que encerrou o périplo pelo continente iniciado a 05 de Agosto no Quénia.

"Se não querem ouvir os Estados Unidos, pelo menos olhem para Cabo Verde e vejam o exemplo do que é boa governação e esforço para o crescimento económico, respeito pelos Direitos Humanos e trabalho pela melhoria da qualidade de vida da sua população", disse Clinton.

A secretária de Estado norte-americana falava numa conferência de imprensa, acompanhada do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

Hillary Clinton frisou que o seu périplo de nove dias por sete países da África subsariana terminou justamente em Cabo Verde para "mostrar aos outros países que a administração Obama acredita que o futuro de África passa pela boa governação".

Luxemburgo: Cursos de informática em português

No âmbito do projecto do grupo LEADER Müllerthal, apoiado pelo Governo luxemburguês, a associação Regional Initiativ Mëllerdall RIM asbl propõe, a partir de meados de Outubro, cursos de informática para iniciantes, em língua portuguesa.
Estes têm a duração de 8 semanas nos seguintes módulos: Introdução ao Computador, Word 1, Excel 1 e Internet.
As aulas, têm a duração de duas horas (das 19h30 às 21h30) e prolongam-se durante oito semanas. A inscrição custa 100 euros por módulo e o pagamento deve ser feito no acto de inscrição.
Os cursos vão ser leccionados nas localidades de Larochette, Echternach, Consdorf, Bech et Beaufort.
Os interessados poderão inscrever-se na Regional Initiativ Mëllerdall RIM asbl, no n° 30 da route de Wasserbillig, em Echternach, pelo tel. 691 302 692, ou ainda através do site: www.lankademie.lu, na internet.

Portugal: Trabalhadores dos consulados marcam manifestação

Os funcionários consulares vão manifestar-se na próxima sexta-feira, 21 de Agosto, em frente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
Os trabalhadores dos consulados e missões diplomáticas portuguesas estão contra o fim do vínculo à função pública, decidida pelo actual Governo, e reivindicam aumentos salariais superiores aos 2,9% decididos pelo Estado.
Esta manifestação, é a primeira em 30 anos de existência do Sindicato dos Trabalhadores dos Consulados e Missões Diplomáticas Portuguesas (STDP).
Se o Governo não atender às reivindicações dos trabalhadores, o STDP avançará com uma greve que já está marcada para o fim do mês de Setembro.

Luxemburgo: Apesar da crise, preço das casas não baixa

O Observatório da Habitação no Luxemburgo garante que a crise económica que atinge o país fez aumentar a oferta imobiliária, mas, ao contrário do que se podia esperar, tal aumento não contribuiu para baixar os preços.

Analisados os anúncios nos meios de Comunicação Social do país, o Observatório constata que em média, os preços de venda anunciados em 2008, atingem os 552 mil euros para as moradias e os 334 mil euros para os apartamentos.

No caso do alugueres, em média, os valores rondaram os 2180 euros para o aluguer de uma casa, e de 1 170 euros para um apartamento. O que significa um agravamento de 3,8 % e 4,5 %, respectivamente, em relação a 2007.

O Observatório conclui ainda que há cada vez mais casas e apartamentos para comprar ou alugar. Entre o segundo trimestre de 2008 e o segundo trimestre de 2009, o número de casas à venda aumentou 22,7 % e no caso dos apartamentos o aumento atingiu os 63,7 %.

Esta tendência é ainda mais visível nos alugueres: há quase o dobro de moradias disponíveis para alugar (+91,7%), e mais 60 % de apartamentos para alugar.

Gripe A (H1N1) : Portugal regista 149 casos num só dia

Portugal registou na quinta-feira à noite 149 novos casos de gripe A (H1N1), elevando-se para 884 casos o número total de casos diagnosticados desde Maio, anunciou o Ministério da Saúde português.

Internacional/Portugal: Navio Artic Sea foi alvo de ataque na costa portuguesa, diz Comissão Europeia

O cargueiro "Artic Sea" terá sido alvo de dois ataques, um dos quais em Portugal, e não se trata de pirataria "tradicional", indicou hoje a Comissão Europeia, precisando que "estão a decorrer operações".

"Segundo as informações de que dispomos, o navio foi atacado duas vezes, uma primeira vez ao largo da Suécia e uma segunda ao largo de Portugal", disse Martyn Selmayr, porta-voz do comissário dos Transportes.

"Parece que estas acções, como foram divulgadas, nada têm a ver com actos de pirataria tradicional ou um ataque armado em pleno mar", precisou.

Selmayr disse ainda que "a Comissão não deseja fazer mais comentários nesta fase para não dificultar as acções das autoridades em curso".

O "Artic Sea", que tem tripulação russa e transporta uma carga de madeira no valor de 1,3 milhões de euros, contactou a 28 de Julho os guardas-costeiros de Dover, no sul de Inglaterra, e era esperado em Béjaia, na Argélia, a 04 de Agosto.

As buscas para encontrar o cargueiro, com paradeiro desconhecido há duas semanas, intensificaram-se quarta-feira e o presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que fossem tomadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o navio e a sua tripulação.

quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Cabo Verde: Malam Bacai Sanhá na ilha do Sal coincide com visita de Hillary Clinton

O recém-eleito Presidente da Guiné-Bissau encontra-se na ilha do Sal, coincidindo com a visita de Hillary Clinton ao país e explica que nada está previsto em termos de contacto político.

Malan Bacai Sanhá afiançou que se trata apenas de uma coincidência, mas um contacto com Clinton seria “ouro sobre azul”. Malam Bacai Sanha, que está na ilha do Sal para uma semana de descanso, assegurou nunca ter imaginado que esta sua estada iria coincidir com a visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Entretanto disse que nada está previsto em termos de contacto político.

Acrescenta, porém, se for possível juntar o útil ao agradável, “seria óptimo. Mas penso que essa possibilidade está fora de questão”, acrescentou.

Independentemente de haver ou não a possibilidade desse contacto com a secretária de Estado norte-americana, Sanhá avançou que após a tomada de posse e já na qualidade de Presidente da Guiné-Bissau vai solicitar uma visita aos EUA.

“A política do Presidente Obama é muito interessante. Uma política aberta, sobretudo, diria, virada para a África”, considerou.

Nesse momento crucial do processo político da Guiné-Bissau, Bacai Sanhá disse esperar solidariedade dos Estados Unidos e da Comunidade Internacional.

“A Guiné precisa, efectivamente, de uma ajuda significativa a nível económico, financeiro, social… aliás, tudo para poder sair da situação difícil em que se encontra”, manifestou.

Conforme o recém-eleito presidente da Guiné-Bissau, os guineenses querem e esperam estabilidade, segurança e paz, no país.

“Quero um clima de confiança, de reconciliação, estabilidade, paz e segurança. Acabar com a situação de matança”, sentenciou.

Bacai refere ainda a importância de se reforçar as relações com os países vizinhos, irmãos, como Cabo Verde, mas também com os Estados Unidos.


Inforpress

Cabo-Verde: Gripe A - sete casos confirmados

Sete casos de Gripe A foram registados em Cabo Verde, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde.
"Estão todos de quarentena, isolados e a ser seguidos. Neste momento, não há perigo de contágio", acrescentou a fonte contactada pela Lusa.
Os sete casos confirmados foram registados na Cidade da Praia, Ilha de Santiago.
A fonte adiantou que os doentes estão a ser medicados com Tamiflu.

Entretanto, uma linha telefónica de emergência, denominada “linha azul”, poderá ser aberta ao público ainda no decurso desta semana na cidade da Praia, com o número 115, no âmbito da campanha de prevenção e combate à epidemia da Gripe A (H1N1) no país.

Esta informação foi avançada terça-feira, 11, pelo delegado de Saúde do Concelho da Praia, José da Rosa, adiantando que tudo já está acertado com a empresa Cabo Verde Telecom para a concretização do projecto.

Nesta fase inicial, a rede estará circunscrita ao concelho da Praia – o mais populoso do país com cerca de 180 mil habitantes - paulatinamente, ela será alargada aos outros concelhos da ilha de Santiago e do país.

Através desta linha de emergência, as pessoas poderão obter esclarecimentos para efeitos preventivos ou comunicar sobre eventuais casos de suspeição e sintomas da Gripe A.

De acordo com o médico José da Rosa, o crescimento desta rede de emergência obedece um plano de acompanhamento evolutivo da situação da Gripe A no arquipélago, que as autoridades sanitárias estão a supervisionar atentamente.

José da Rosa, que falava em entrevista ao Jornal da Noite da televisão estatal TCV –Televisão Cabo-verdiana – para explicar sobre os novos casos de contaminação pela Gripe A registados na cidade da Praia, garantiu que as últimas contaminações foram detectadas em estudantes que regressavam de férias no exterior.

Conforme o delegado de Saúde, a incidência de casos da Gripe A na Praia tem a ver com o facto de Praia ser uma cidade cosmopolita e, por isso, ser difícil de se “travar” a entrada da contaminação, apesar do desempenho satisfatório das equipes de controlo e vigilância destacadas nos aeroportos da Praia e do Sal (as duas fronteiras do país com o exterior).

Até este momento foram investigados um total de 73 casos suspeitos de Gripe A no arquipélago, dos quais 13 se revelaram positivos, 31 negativos e 29 aguardam ainda pelos resultados de análise no laboratório do Instituto Pasteur, no Senegal.

Sabe-se que dos 13 casos positivos, 8 são do Concelho da Praia, 3 de Santa Catarina, 1 de São Vicente e 1 da Boa Vista.


Venezuela: Polícia localiza luso-descendente assassinado em Higuerote

A polícia venezuelana localizou o cadáver de um luso-descendente de 24 anos que estava desaparecido desde a noite de terça-feira em Higuerote (150 quilómetros a oeste de Caracas).

Segundo fontes policiais, o corpo de Jofre de Jesus de Sousa Gomes foi localizado na quarta-feira, após vários condutores alertarem as autoridades para um cadáver na estrada que presumiam ter sido vítima de atropelamento, no sector Quebrada Seca, na auto-estrada Gran Mariscar de Ayacucho, entre Caucágua e Higuerote.

O exame médico forense revelou que o corpo tinha três impactos de bala.

Jofre de Jesus de Sousa Gomes era procurado desde a noite de terça-feira, quando deixou de responder aos telefonemas da família.

Era filho de um conhecido comerciante português proprietário de uma “arepera” (espécie de café com comida crioula), uma venda de bebidas alcoólicas e três talhos em Higuerote.

A polícia investiga se o jovem, depois de fechar a “arepera” e quando se dirigia a casa, teria sido interceptado por desconhecidos tendo oferecido resistência ao roubo de uma camioneta.

Os vizinhos descrevem o jovem com uma pessoa tranquila, que tinha como única passatempo equipar o veículo com equipamentos de última tecnologia.

Os comerciantes do município Brión (Higuerote) repudiaram o acontecimento e pedem às autoridades que identifiquem e capturem os homicidas para que respondam pelo crime.

Fátima: Cerca de 80 mil pessoas participaram nas celebrações da peregrinação internacional

Foto: Lusa
Cerca de 80 mil pessoas participaram hoje na missa que encerrou a Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao santuário de Fátima, anunciou a instituição.

O número de fiéis é inferior ao da peregrinação internacional de Agosto do ano passado, que teve cerca de cem mil peregrinos.

As cerimónias religiosas foram presididas pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, no Brasil, Alessandro Ruffinoni, tendo participado na eucaristia de encerramento cerca de 140 sacerdotes.

Registaram-se nesta peregrinação 47 grupos, da Alemanha, Áustria, Costa do Marfim, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Sri Lanka e Vietname.

O Santuário de Fátima contabilizou ainda 2099 confissões, 678 peregrinos recorreram ao lava-pés, 838 realizaram promessas na capelinha e 256 pessoas receberam assistência no posto de socorros.

Na peregrinação, prestaram serviço voluntário 124 servitas, 26 escuteiros, um médico e cinco enfermeiros, adiantou ainda o santuário.

A saída dos peregrinos da cidade-santuário está agora a ser acompanhada pela GNR, que mobilizou 200 militares.

Segundo o comandante do destacamento de Tomar da GNR, Manuel Lage, no decurso da peregrinação internacional “o trânsito fluiu com normalidade, não se registando paragens”.

“Nesta peregrinação, as pessoas não vêm ao mesmo tempo nem saem ao mesmo tempo, o que é uma vantagem”, disse, acrescentando que, no âmbito da criminalidade, foram hoje registadas duas queixas no posto de Fátima por furto de carteiras.

Os Bombeiros Voluntários de Fátima revelaram entretanto que foram solicitados para 14 ocorrências, relacionadas com casos de desmaio, desidratação e doença súbita.

Portugal: Economia cresceu 0,3 por cento no segundo trimestre

A economia portuguesa recuperou 0,3 por cento no segundo trimestre do ano, em relação aos três meses anteriores, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 3,7 por cento em termos homólogos.

Os dados divulgados hoje pela estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que no primeiro trimestre do ano a economia inverteu a tendência de queda de três trimestres consecutivos, acompanhando assim a recuperação das duas maiores economias da Zona Euro, a Alemanha e a França.

O comportamento do PIB saiu assim melhor do que esperado pelos economistas consultados pela agência Lusa, que estimavam um recuo de 0,6 por cento.

Alemanha e França saem do vermelho

A Alemanha retomou inesperadamente o crescimento no segundo trimestre, com uma subida de 0,3 por cento do PIB (Produto Interno Bruto) em relação ao trimestre anterior, anunciou hoje o Gabinete Federal de Estatísticas (Destatis)

A primeira economia europeia não registava taxas de crescimento positivas desde o primeiro trimestre de 2008, precisou a mesma fonte num comunicado.

O desempenho da economia alemã superou as expectativas, sendo que os analistas previam ainda uma baixa de 0,2 por cento no segundo trimestre.

O Destatis refere que o bom desempenho da Primavera se deveu a "impulsos positivos provenientes das despesas privadas e públicas, bem como da construção civil" nos planos de relançamento.

A Alemanha também beneficiou do recuo superior das importações em relação ao das exportações no segundo trimestre.

O país está todavia ainda longe de encontrar o nível que tinha antes da crise, já que em relação ao segundo trimestre de 2008, o PIB alemão da Primavera registou uma queda de 7,1 por cento.

A economia francesa "saiu do vermelho" com o crescimento de 0,3 por cento do seu PIB (produto Interno Bruto) no segundo trimestre do ano, anunciou hoje a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde

"Após quatro trimestres de crescimento negativo, a França saiu do vermelho", declarou a ministra aos microfones da rádio RTL, antecipando o anúncio dos números do Instituto Nacional de Estatística (INSEE).

A subida do PIB constitui uma surpresa porque o INSEE previa até agora um recuo de 0,6 por cento do PIB no segundo trimestre e o próprio Banco de França esperava ainda em Julho uma baixa de 0,4 por cento neste trimestre.

A queda da actividade fora de 1,2 por cento no primeiro trimestre.

Luxemburgo com cada vez menos agricultores:maioria tem criação de gado bovino

Entre 2007 e 2008, o número de explorações agrícolas regrediu de 2.303 para 2.268(menos 35), enquanto que a superfície média por exploração aumentou de 56,83 para 57,50 hectares durante o mesmo período. Estes os resultados do inquérito efectuado pelo Statec, que confirma que o movimento de concentração da agricultura nacional continua e o número de explorações agrícolas está a diminuir.

Por outro lado, o estudo mostra que as explorações agrícolas que praticam a criação de bovinos são preponderantes, com 60 % do total das explorações. Segundo o recenseamento de 15 de Maio de 2008, realizado pelo Statec, 2.268 explorações agrícolas foram registadas em 2008, com uma superfície agrícola utilizada de 130.421 hectares. Estas explorações detinham 43.585 vacas leiteiras, num total de 195.661 cabeças de gado bovino.

Por outro lado, existiam 81.374 porcos, 8.477 ovinos e 2.912 caprinos. O número de galos e galinhas era de 81.375. Em 2008, a população agrícola era de 8.058 pessoas, das quais 1.800 trabalhavam a tempo inteiro e 2.782 a tempo parcial no seio das explorações.

Luxemburgo: Cuidados paliativos vão ter novo centro de acolhimento

A "Haus Omega" (Casa Ómega) é o novo centro que se destina a acolher doentes em cuidados paliativos. Localizado em Hamm, na cidade do Luxemburgo, o espaço deverá abrir em Março de 2010.

Foi sob o conceito "Não podemos dar mais horas de vida, mas mais vida às horas que restam", preconizado por Cicely Sanders que foram criados na Grã-Bretanha os primeiros centros dedicados aos cuidados paliativos. É um centro semelhante aquele que está previsto para Hamm. Uma equipa de especialistas encarregar-se-á de proporcionar aos doentes todo o tipo de cuidados a nível de saúde psíquica e física. Cerca de 20 voluntários estarão à escuta para acompanhar os últimos momentos de vida destes doentes em fase terminal.

Os voluntários terão de seguir uma formação de 130 horas, seguida de um estágio prático durante o qual será feita uma primeira selecção.

A abertura da "Haus Omega" coincide com o 20o aniversário da Omega 90, associação luxemburguesa de cuidados paliativos e acompanhamento de pessoas em fase terminal e de luto, e é um projecto-piloto de três anos apoiado pelo Ministério da Família luxemburguês.

A admissão à instituição é feita através de dossier clínico apresentado pelo médico responsável pelo doente ou pela família e mediante determinados critérios.

Internacional: Piloto de avião português foi último a avistar o Arctic Sea, insiste imprensa russa

O jornal Rossiskaia Gazeta, órgão oficial do Governo russo, escreve esta quinta-feira que “o piloto de um avião português ter sido o último a ver, em 2 de Agosto, o Arctic Sea", navio de carga maltês com tripulação russa.

Não obstante a Armada Portuguesa ter informado que o cargueiro “não cruzou águas de jurisdição nacional”, a imprensa russa insiste em que o navio desapareceu perto de Portugal.

“No dia 24 de Julho, o navio foi assaltado no Mar Báltico, nas costas da Suécia. Os criminosos, que se fizeram passar por polícias suecos, amarraram os membros da tripulação, depois do que fizeram uma revista do cargueiro durante 12 horas, comunicando entre si num inglês macarrónico”, avança o diário.

Segundo uma das versões avançadas pelo Rossiskaia Gazeta, os desconhecidos abandonaram o navio, que, segundo os empresários, transportava madeira, e este continuou a viagem.

“Porém, o Arcticr Sea não chegou ao porto de destino no dia previsto, a 4 de Agosto, e os contactos com ele terminaram na noite de 30 de Julho, perto do Golfo da Biscaia, não longe das costas de Portugal”, sublinha o jornal.

“O Arctic Sea foi visto, pela última vez, a 2 de Agosto por um piloto da guarda costeira de Portugal, que realizava o patrulhamento da região do Oceano Atlântico na latitude da cidade do Porto. O cargueiro navegava fora das águas territoriais de Portugal e não atraiu a sua atenção”, escreve o jornal Kommersant.

Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, ordenou aos militares para procurarem o navio com todos os meios disponíveis.

Quatro navios de guerra da Armada russa do Mar Negro atravessaram o Estreito de Gibraltar e deram início às buscas do Arctic Sea. Dois submarinos da Armada russa do Norte juntaram-se também à operação.

Além disso, os militares russos utilizam satélites para localizar o cargueiro.

Porém, o canal televisivo de informação “Vesti” não exclui a possibilidade de o Arctic Sea “estar já a milhares de quilómetros de Portugal”.

quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Internacional: O estranho caso do navio russo que desapareceu junto da costa portuguesa

O navio de carga Arctic Sea, com tripulação russa de 13 homens, deixou de estar em contacto com terra junto da costa portuguesa a há mais de duas semanas, pode ler-se na edição electrónica do Sovfakht, jornal russo especializado em transportes marítimos.

Segundo o director deste jornal, Mikhail Voitenko, o navio, que navegava sob bandeira de Malta, deveria ter chegado a um porto argelino no passado dia 4 de Agosto, mas não existe qualquer tipo de comunicação com ele desde 28 de Julho.

“O navio literalmentente desapareceu, não há comunicação com ele, nem o armador, nem os parentes sabem da sua localização. O navio está a ser procurado por todos os serviços, incluindo armadas militares”, acrescentou.

“Um navio desse tipo não pode desaparecer facilmente, não podia afundar-se antes de lançar um SOS, isso é simplesmente impossível”, frisou.

Segundo o diário finalndês Helsingin Sanomat, citando autoridades portuárias espanholas, o navio de carga não teria atravessado o Estreito de Gibraltar.

Fonte da Lusa em Moscovo não exclui a possibilidade de este desvio do navio de carga estar ligado ao tráfico de droga.

Segundo o jornal electrónico russo SeaNews, que cita informações difundidas pelo Ministério dos Transportes e da Marinha de Guerra da Rússia, o Centro de Coordenação e Salvamento Naval do Ministério dos Transportes da Rússia enviou ao organismo homólogo português “um pedido de informações sobre o navio desaparecido e apelou que, se as tivesse, as comunicasse aos navios que navegam na zona”.

O jornal electrónico escreve que esse pedido foi enviado depois de a companhia Solchart Arkhangelsk, proprietária do navio, ter recebido um telefonema anónimo que comunicava o desvio do navio.

Navio visto pela última vez na latitude de Lisboa

Segundo esse jornal, o navio encontrava-se na latitude de Lisboa a última vez em que houve contacto com ele, no dia 1 de Agosto.

“Às 2h44 de 9 de Agosto foi recebida a resposta de Lisboa, onde se afirma que as autoridades da Finlândia estão a investigar o caso do navio e que não dispunham de quaisquer informações sobre o navio”, acrescenta o SeaNews.

“Segundo informações do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal transmitidas à Embaixada da Federação da Rússia, a Marinha de Guerra de Portugal declarou que esse navio não se encontra nas águas territoriais de Portugal”.

Na véspera, a Marinha de Guerra da Rússia admitiu que o “Arctic Sea”, que navegava com bandeira de Malta e com uma tripulação russa de 13 ou 15 membros, teria desaparecido nas águas territoriais portuguesas, tendo anunciado o início de operações de busca.

Na sexta-feira passada, a rádio finlandesa YLE informou que o navio teria sido desviado no Mar Báltico, quando navegava da cidade de Ikovstadt rumo à Argélia. Um grupo de homens mascarados, que se apresentaram como agentes da polícia sueca, entraram no navio e realizaram uma busca de longas horas.

Em declarações à imprensa russa, Mikhail Voitenko, director da revista electrónica Sovfakht, que tornou pública a notícia do desaparecimento do navio, admite que o navio não transportava apenas madeira.

“Pode-se afirmar com alto nível de probabilidade que tudo isto aconteceu devido a uma carga qualquer ou material a bordo”, declarou ele à agência ITAR-TASS.

Voitenko foi mais concreto nas declarações que fez ao diário Izvestia: “Talvez transportassem droga”.

Estados Unidos: Bill Gates, homem mais rico do mundo quer abrir "banco para pobres"

Bill Gates, o homem mais rico do mundo, quer providenciar um local seguro para os pobres depositarem o seu dinheiro e alocou 250 milhões de euros através da Fundação Bill & Melinda Gates neste projecto de âmbito global.

O objectivo é possibilitar aos cidadãos de todo o mundo que não têm acesso aos serviços bancários o depósito das suas poupanças através das agências de correio, postos de lotaria ou contas de telemóvel, segundo noticiou hoje a agência de informação financeira Bloomberg.

"Olhámos para quais são as necessidades financeiras das famílias pobres", revelou Bob Christen, que lidera a unidade financeira da Fundação Gates, que conta com 20 colaboradores, acrescentando que "havia uma tremenda procura pelos serviços de depósitos, por locais seguros para guardar o dinheiro".

O responsável explicou que as pessoas pobres não têm a forma mais adequada de poupar e disse que a abertura de contas de depósitos é importante para possibilitar que quando surgem doenças, maus anos agrícolas, desemprego ou calamidades inesperadas (custos súbitos que as famílias carenciadas não têm como suportar) haja uma resposta adequada.

"Ter serviços de depósito pode mudar a vulnerabilidade das pessoas às circunstâncias", sublinhou Bob Christen.

Porém, em grande parte da África subsariana ou no Sul do continente asiático, a inexistência de serviços financeiros próximos impossibilita esta prática comum das economias desenvolvidas e, muitas vezes, o que as pessoas teriam de pagar em transportes e deslocações para uma agência bancária não compensa o diminuto valor que pretenderiam depositar.

Por isso, o dinheiro, as jóias, o material de construção e o gado são as formas de poupança mais procuradas pelas famílias pobres, as quais perdem cerca de um quinto do seu valor, em média, a cada ano que passa.

"As coisas são roubadas, os animais morrem e acontecem situações às poupanças que diminuem o seu valor", frisou Bob Christen, que acredita que o esforço da Fundação neste projecto pode ser uma saída para este problema.

Há mais de 2,5 mil milhões de pessoas que vivem com menos de dois dólares por dia e a Fundação Gates está a desenvolver esta acção em parceria com uma longa lista de instituições parceiras, tais como a Opportunity International e a Fundação Aga Khan.

Fátima: Milhares de emigrantes esperados hoje na peregrinação internacional


Milhares de emigrantes são esperados hoje em Fátima para a Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao santuário, que será presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Brasil, Alessandro Ruffinoni.

Esta peregrinação internacional, a que maior número de peregrinos leva à Cova da Iria depois das de Maio e Outubro, insere-se na 37ª Semana Nacional das Migrações, uma iniciativa da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e da Obra Católica Portuguesa de Migrações, que este ano destaca os imigrantes brasileiros.

A Peregrinação do Migrante e do Refugiado começa às 18:30, na Capelinha das Aparições, com a habitual saudação aos fiéis, seguindo-se, três horas depois, a recitação do terço, a procissão de velas e a celebração da eucaristia, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana e bispo de Beja, António Vitalino Dantas.

Depois de uma noite de vigília, as cerimónias são retomadas na manhã de quinta-feira, com a recitação do terço às 09:00, na Capelinha das Aparições.

Uma hora mais tarde começa a principal celebração eucarística da peregrinação internacional, presidida por Alessandro Ruffinoni, com a oferta do trigo - uma tradição que se repete desde 1940 em todos os dias 13 de Agosto - e a bênção dos doentes.

No ano passado, cerca de cem mil pessoas participaram nas celebrações religiosas de 12 e 13 de Agosto no santuário de Fátima.

Futebol: Portugal - Liechtenstein, hoje às 19h30m


Portugal defronta hoje o Liechtenstein no Rheinpark Stadion, em Vaduz, num encontro que terá arbitragem do suíço Carlo Bertolini.

O seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, considera que o Liechtenstein tem características semelhantes às da Dinamarca, adversária na qualificação para o Mundial2010, realçando a importância do encontro particular desta quarta-feira em Vaduz.

“Vamos ter um jogo de capital importância e com o convite do Liechtenstein, decidimos realizar o jogo. É uma equipa com jogadores com grande porte atlético, muito concentrados e tacticamente bons. Não está no mesmo patamar da Dinamarca, mas tem características semelhantes”, referiu.

Carlos Queiroz disse ainda que “todas as alturas são boas” para juntar a selecção, realçando a boa cooperação com os clubes e desdramatizando a ausência de Cristiano Ronaldo.

“Sempre que um jogador que é tido como titular e um dos principais jogadores não pode estar, naturalmente que não é bom para a equipa. Não é a primeira vez que não podemos contar com o Cristiano, oxalá pudéssemos dizer que era a última”, disse Carlos Queiroz.

Para o treinador, “a selecção tem de ter sempre respostas, mesmo que não esteja o Manuel ou o Joaquim”, acrescentando que “o objectivo da preparação é ter uma ‘poule’ de jogadores que tenham capacidade de entrar na equipa”.

Sobre a polémica ausência de Ronaldo, retido em Madrid devido a uma gripe, Carlos Queiroz disse que a equipa tem de se concentrar nas respectivas tarefas e não regressar ao que aconteceu ontem (segunda-feira)”.

Carlos Queiroz referiu que apenas convocou 18 jogadores, porque não poderia utilizar mais, e que “seria uma falta de sensatez” trazer mais “a passear” até ao Liechtenstein, até porque só teve a oportunidade de fazer dois treinos.

“O Nani teve aquela luxação e toda a evolução médica aponta para que amanhã (quarta-feira) esteja em condições de jogar. Não vai treinar hoje para evitar choques. Se amanhã (quarta-feira) estiver sem dores, como esperamos, vai jogar”, concluiu.

Ciclismo: José Azevedo vai ser director-desportivo de Armstrong e Paulinho



O ex-corredor português José Azevedo vai juntar-se ao compatriota Sérgio Paulinho na nova equipa de ciclismo de estrada do norte-americano Lance Armstrong, confirmou hoje o novo director-desportivo à Agência Lusa.

"É verdade. Surgiu o convite e eu aceitei. Ainda não acertámos todos os pormenores, mas está confirmado. É com agrado que vou voltar a trabalhar com Armstrong, de quem fui colega de equipa e com o qual sempre tive boa relação. É uma boa oportunidade para fazer algo com que sempre sonhei durante a carreira de ciclista", disse Azevedo.

Além de Armstrong e do português Sergio Paulinho, Azevedo, que será um dos vários técnicos do novo conjunto Radio Shack, escusou-se a adiantar o nome de outros elementos, nomeadamente, o técnico belga Johan Bruyneel, adiantando que o convite surgiu através do empresário Bill Stapleton, representante do veterano corredor do Texas.

José Azevedo abandonou a carreira no final de 2008, ao serviço do Benfica, depois de ter representado Boavista, Maia, a espanhola ONCE e a norte-americana US Postal, depois designada Discovery Channel.

Um projecto de equipa, juntamente com o ex-ciclista e director-desportivo dos "encarnados", Orlando Rodrigues, gorou-se na época seguinte, devido à falta de apoios.

Nos conjuntos dos Estados Unidos, Azevedo ajudou Armstrong, terceiro classificado na recente Volta a França depois de três anos retirado, a construir o actual recorde de sete triunfos na "Grande Boucle".

O currículo do corredor português foi enriquecido quando envergou o dorsal número 1 do "Tour" de 2006, após o primeiro abandono de Armstrong, mas a prestação resumiu-se a um 19º lugar, longe do quinto posto obtido em 2004 na corrida gaulesa ou da mesma posição atingida no "Giro" de 2001.

Também hoje, o vice-campeão olímpico de fundo em Atenas2004, Sérgio Paulinho, anunciou um acordo por dois anos com a Radio Shack, deixando assim de correr ao lado do espanhol Alberto Contador, vencedor da Volta a França em 2007 e 2009.

Paulinho vai acompanhar agora o norte-americano depois de testemunhar de perto a convivência nada pacífica entre Armstrong e Contador, de quem foi companheiro de quarto, na estrutura cazaque.

Bélgica: Nuvem de cloro queima vegetação de aldeia

Uma nuvem de gás de cloro altamente concentrado, que escapou de um complexo químico, destruíu segunda-feira a vegetação de parte de uma aldeia do Sul da Bélgica, noticiou hoje a imprensa.

"Aquilo cheirava a lixívia" e havia como que um "nevoeiro", explicou à televisão privada RTL-TVI um residente em Chastre.

Os habitantes queixaram-se de irritação nos olhos e na garganta mas a sua saúde não está em perigo, segundo a televisão.

A vegetação, em contrapartida, foi queimada em dezenas de metros.

O advogado da Chimtex, que originou a poluição, disse à agência noticiosa belga que se tratou de um "erro de manipulação" e que o incidente foi "completamente isolado".

Contudo, segunda a agência, o complexo, que fabrica produtos para desinfectar as águas, não dispõe das autorizações necessárias para proceder às misturas químicas que faz.

Está a decorrer um inquérito ambiental e a fábrica arrisca-se a ser encerrada, adiantou a RTL-TVI.

Luxembugo/Schieren: Comboio colhe sem-abrigo português

Um homem de origem portuguesa morreu terça-feira em Schieren colhido por um comboio. A polícia garante que se trata de um sem abrigo que terá parado na linha para satisfazer as suas necessidades fisiológicas, quando o comboio apareceu. O maquinista da composição ainda tentou uma travagem de emergência, mas sem sucesso.

A vítima foi referenciada pela polícia como sendo o autor de um assalto a uma bomba de gasolina, horas antes do acidente, na avenue des Alliés, em Ettelbruck, de onde terá roubado cerca de 300 euros e um volume de cigarros. Segundo delcarou o empregado da bomba de gasolina à polícia, o indivíduo estaria sob influência de estupfacientes.

Gripe A (H1N1) : Com 683 casos, Portugal prevê alargar serviços de atendimento da gripe a todas as regiões do país

Com o aumento rápido do número de doentes com gripe A, de casos de transmissão secundária e possíveis terciários justifica-se, segundo o Ministério da Saúde português, "alargar aos cuidados de saúde primários o atendimento de casos suspeitos de gripe A".

"Estão a entrar em funcionamento, progressivamente, serviços de atendimento da gripe em todo o país, em função das necessidades identificadas em cada região", diz a tutela, adiantando que a sua abertura será anunciada pela respectiva Administração Regional de Saúde.

Portugal tem actualmente 683 casos registados de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), segundo anunciou terça-feira à noite o Ministério da Saúde português.

CONTACTO - EDIÇÃO 12 AGOSTO 2009

(clique para ampliar)

Nesta semana o CONTACTO presta homenagem a Raul Solnado, considerado o maior humorista da sua geração. O actor de 79 anos faleceu este fim-de-semana. No último adeus, centenas de pessoas marcaram presença no cemitério dos Olivais, em Lisboa, entre amigos, colegas de profissão e muitos anónimos que quiseram despedir-se do actor. De tudo isto lhe damos conta nesta quarta-feira.

Atenção ainda à greve ao trabalho dos prisioneiros de Schrassig. Os reclusos querem ser separados dos detidos condenados por pedofilia. O director da prisão já disse que recusa ceder às exigências uma vez que não quer criar guetos dentro do estabelecimento prisional.

Tempo ainda para fazer o ponto da situação em relação à gripe A no Luxemburgo.

Estas e outras notícias fazem a edição desta semana do CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Fórmula 1: Michael Schumacher cancela regresso, alegando problemas físicos


O alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, anunciou hoje no seu sítio oficial o cancelamento do seu regresso temporário à modalidade e à Ferrari devido a problemas físicos.

“Ontem (segunda-feira) à noite, tive de informar o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, e o líder da equipa, Stefano Domenicali, que, infelizmente, não estou em condições de substituir Felipe (Massa)”, escreveu o alemão.

Schumacher diz que fez os possíveis: “Tentei tudo para que o regresso temporário fosse possível, mas continuaram as dores no pescoço, que senti após o primeiro dia de testes privados em Mugello”.

“A lesão causada pelo acidente de moto, em Fevereiro, ainda não está debelada, o que faz com que o meu pescoço ainda não aguente o intenso stress causado por um fórmula 1”, explicou o ex-piloto germânico.

Desta forma, o anunciado regresso às pistas, para substituir provisoriamente o acidentado brasileiro Felipe Massa, não vai poder acontecer.

“Estou desapontado e lamento pela Ferrari e por todos os adeptos que estavam a cruzar os dedos por mim. Posso apenas repetir que tentei tudo que estava ao meu alcance”, finalizou Michael Schumacher.

Texto e Foto: Lusa

segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

Portugal: Bandeira monárquica hasteada na Câmara de Lisboa (com vídeo)

A Câmara de Lisboa quer apurar as circunstâncias em que decorreu hoje a substituição da bandeira da autarquia pela bandeira da monarquia, tendo já apresentado uma queixa "às autoridades competentes".

Segundo um comunicado da Câmara, a bandeira com as armas da monarquia foi retirada hoje de manhã da varanda principal do edifício, após ter estado hasteada "algumas horas", "substituindo indevidamente a bandeira com as armas da cidade que entretanto desapareceu".

"Na sequência do incidente, o município de Lisboa tomou medidas no sentido de averiguar as circunstâncias em que este ocorreu, tendo participado o caso às autoridades competentes", refere o documento.

Um grupo auto-denominado Movimento 31 da Armada hasteou hoje, pouco depois da meia-noite, uma bandeira da Monarquia na varanda da Câmara de Lisboa, uma iniciativa destinada a "restaurar a legitimidade monárquica" e reivindicada durante a tarde pelos autores do blogue "31 da Armada".

Segundo Rodrigo Moita de Deus, do movimento, a "acção de guerrilha ideológica" foi "muito mais simples do que se pode imaginar", tendo sido concretizada pelo exterior dos Paços do Concelho por um pequeno grupo que utilizou um escadote de três metros e "alguma cautela", devido à proximidade de polícias na zona.

Para o "31 da Armada", a substituição da bandeira da Câmara Municipal (que "foi tratada com dignidade") pela bandeira monárquica constituiu uma primeira celebração do centenário da implantação da República, a assinalar a 5 de Outubro de 2010.

O vídeo da acção foi divulgado no blogue:

Portugal: Lisboa entra no Guinness com maior pintura em tela do mundo

Lisboa conquistou lugar no livro de recordes do Guinness com a pintura de uma tela gigante que mede 4.830 metros de comprimento, numa iniciativa que envolveu mais de 15 mil pessoas no âmbito da sexta edição do festival dos Oceanos.

A tela foi pintada com motivos alusivos ao Ano Internacional da Astronomia, durante o último domingo, no Parque das Nações, tendo sido utilizados 20 mil pincéis e 2.500 litros de tintas, de acordo com uma nota da entidade organizadora.

Portugal/Política: Novo Partido Trabalhista Português quer concorrer às legislativas e às autárquicas

Um novo partido, o PTP – Partido Trabalhista Português, pretende apresentar listas às eleições legislativas e autárquicas nalguns distritos, incluindo Lisboa e Porto, adiantou à Lusa o presidente Amândio Madaleno.

O Tribunal Constitucional autorizou a constituição do PTP a 1 de Julho, entre os requisitos, com um requerimento subscrito por mais de 7.500 cidadãos eleitores.

O partido situa-se “no centro esquerda” para “dar a resposta às graves necessidades sociais do país”, referiu o advogado de 47 anos, residente em Lisboa e natural do Fundão – onde é eleito do PSD na assembleia municipal.

Amândio Madaleno recusa-se a definir uma posição em relação às outras forças políticas. “Temos um bocadinho de três”, PS, Bloco de Esquerda e PSD, partido de que foi militante até este ano.

“Mas é difícil renovar os partidos e há sempre lutas de grupos. Era preciso agir e criar um novo partido”, justificou. Conta cerca de 500 militantes inscritos, juntando “ex-sindicalistas e jovens licenciados, de forma a criar uma nova geração de políticos, mais ligados à população”.

O partido “está a preparar listas para as eleições legislativas em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Santarém e Castelo Branco”. Nas autárquicas, vai tentar concorrer “às câmaras de Lisboa, Amadora, Odivelas e Belmonte”, referiu o presidente do PTP à Agência Lusa.

“A nossa estrutura ainda não nos permite ir a todos os concelhos do país”, refere Amândio Madaleno, que encabeça a lista que está a ser preparada para as legislativas por Lisboa.

O PTP promete “medidas concretas contra o ambiente de tristeza e desespero que se vive em Portugal”, nomeadamente com “maior facilidade de acesso à saúde e justiça. “Sem guerras contra classes profissionais, como aconteceu com José Sócrates, em relação aos juízes ou professores”, sublinha.

As propostas estão disponíveis em www.ptp.com.pt na Internet.

O presidente do partido destacou o facto de contar com “representantes de quase todas as classes profissionais”. No conselho nacional (disponível em www.ptp.com.pt) encontra-se um carteiro como vice-presidente ou uma doméstica como tesoureira do partido, lado a lado com um advogado, arquitecto e um economista, entre outros.

“Na Assembleia da República devia haver representação de todas as categorias profissionais”, justifica.

“Se pudermos suscitar a discussão sobre este e outros tópicos será óptimo. Nós não temos nada a perder”, acrescenta Amândio Madaleno. Mas não esconde que um “bom resultado” seria eleger dois ou três deputados e conquistar uma câmara.

Amândio Madaleno nem pensa estar a ser optimista. “Também me diziam que era absurdo formar um partido. Mas conseguimos pô-lo de pé em três meses”.

O PTP tem previstas gravações de tempos de antena e colocações de outdoors com síntese de algumas medidas, para além do contacto porta a porta.

Portugal/Incêndios: Mais de 21 mil hectares arderam até Julho

(clique na imagem para ampliar)

Cerca de 21 mil hectares de floresta arderam nos primeiros sete meses do ano em Portugal, três vezes mais do que em igual período do ano passado, revelam dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

Segundo o relatório provisório sobre os incêndios florestais, disponível na página da Internet da AFN, entre 01 de Janeiro e 31 de Julho arderam 21.675 hectares (ha) entre povoamentos (6324 ha) e matos (15.351 ha), um aumento de 242 por cento relativamente ao mesmo período do ano passado, quando arderam 6.337 ha.

No ano passado arderam 17.244 hectares e a área ardida nos primeiros sete meses de 2009 é superior à registada, em período idêntico, nos anos de 2008, 2007 e 2006.

No entanto, o relatório refere que até 31 de Julho arderam menos 29.411 hectares (42 por cento) do que a média de 1999 a 2008.

Texto & Foto: Lusa

Ronaldo engripado em dúvida para jogo com Liechtenstein

O Real Madrid informou hoje no seu site oficial que Cristiano Ronaldo apresenta um “quadro gripal”. Segundo revela o clube espanhol, o jogador só viajará para Portugal caso apresente melhoras.

Na nota divulgada pelo Real Madrid é referido que Cristiano Ronaldo vai integrar os trabalhos de Carlos Queiróz para a partida de amigável frente ao Liechtenstein. No entanto, é acrescentado um parêntesis à frente com seguinte nota: “Se o quadro gripal de que padece o permitir.”

Cristiano Ronaldo jogou ontem a primeira parte da partida frente ao DC United, tendo sido substituído ao intervalo.

Entretanto, Nani vai continuar no estágio da selecção nacional apesar de ter sofrido uma lesão no ombro. O atleta do Manchester United fez uma "luxação de grau zero" num ombro na supertaça inglesa frente ao Chelsea.

Queiroz não arrisca

A selecção portuguesa de futebol defronta quarta-feira o Liechtenstein, em Vaduz, num encontro particular que serve de preparação para os decisivos encontros com a Dinamarca e a Hungria, da qualificação europeia para o Mundial de 2010.

O Liechtenstein, 151.º do "ranking" da FIFA, foi a selecção escolhida para Portugal iniciar a segunda temporada de Carlos Queiroz no comando técnico e para preparar os jogos de 05 e 09 de Setembro.

Depois de um desastroso início da fase de qualificação para o Mundial de 2010, na África do Sul, Portugal está obrigado a vencer os últimos quatro jogos de qualificação, mas os 12 pontos poderão mesmo assim não ser suficientes para atingir um dos melhores oito segundos classificados.

A Dinamarca lidera o Grupo 1, com 16 pontos, mais três do que a Hungria e mais sete do que Portugal e a Suécia.

Para defrontar o Liechtenstein, Carlos Queiroz chamou os jogadores mais experientes e, ao contrário das últimas convocatórias, não promoveu qualquer estreia, sendo o guarda-redes Moreira o único que ainda não tem qualquer internacionalização AA.

Os guarda-redes Eduardo, que tem sido o habitual titular, Beto e Moreira, o defesa Rolando e o médio Duda são os menos experientes na convocatória de Queiroz e os únicos com menos de 10 internacionalizações.

Carlos Queiroz pode contar com o habitual "núcleo duro" da selecção, à excepção dos lesionados Danny, Paulo Ferreira, estando Nani em dúvida, depois de ter deslocado o ombro no domingo, no jogo da Supertaça inglesa, na qual marcou um golo para o Manchester United.

Este será o sétimo encontro frente ao Liechtenstein, mas o primeiro de carácter particular. Portugal apenas não venceu numa ocasião, em 2004, na qualificação para o Mundial de 2006.

Em Vaduz, Portugal esteve a ganhar por 2-0, mas o Liechtenstein conseguiu empatar, apontando, ao quinto encontro, os dois primeiros golos frente à "equipa das quinas".

Os primeiros quatro embates entre as duas selecções terminaram com quatro goleadas: 8-0 e 7-0 na qualificação para o Euro1996, na Inglaterra, e 5-0 e 8-0 no apuramento para o Euro2000, na Holanda e na Bélgica.

O último encontro disputou-se em 2005, no apuramento para o Mundial de 2006, com Portugal a voltar a sentir dificuldades para vencer em casa o Liechtenstein, por 2-1.

Angola: Hillary Clinton termina visita "histórica"

A secretário de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deixou hoje Angola sem prestar declarações, após uma audiência com o Presidente angolano, encerrando uma visita de 24 horas que o embaixador dos EUA em Luanda definiu como "histórica".

À saída da audiência, José Eduardo dos Santos e Hillary Clinton não prestaram declarações à imprensa, tendo a chefe da diplomacia norte-americana seguindo para o aeroporto internacional 04 de Fevereiro, de onde já partiu para a República Democrática do Congo, quarto país do seu périplo africano que termina dia 14 em Cabo Verde.

Em declarações à imprensa no aeroporto de Luanda, o embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Dan Mozena, definiu como “histórica” a visita de Hillary Clinton, no sentido de ter havido “muitos progressos” no fortalecimento das relações bilaterais.

Segundo Dan Mozena, a secretária de Estado norte-americana deixa o país com a impressão de que Angola se está a desenvolver e em fase de reconstrução.

“Ela está a sair deste país com uma impressão construtiva de Angola”, disse à imprensa Dan Mozena.

A agenda bastante recheada da secretária de Estado norte-americana incluiu, na sua visita de 24 horas a Luanda, encontros com o seu homólogo angolano, Assunção dos Anjos, com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com os líderes das bancadas parlamentares, todos realizados no domingo, e, por fim, a audiência com o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao fim da manhã de hoje.

Em todas as suas intervenções durante a estada em Angola, a secretária de Estado norte-americana referiu sempre que pretendia reforçar a cooperação entre os dois países, mas também deixou avisos sobre direitos humanos, governação e eleições presidenciais.

Em conferência de imprensa no domingo, após as conversações oficiais entre as delegações dos dois países, Hillary Clinton afirmou que os EUA serão um “parceiro estratégico” de Angola.

Luxemburgo/Müllerthal: Turista belga sofre queda de dez metros

Um turista belga sofreu uma queda de 12 metros do alto de uma rocha do Müllerthal na noite de sábado para domingo.

A Protecção Civil de Larochette e os bombeiros de Waldbillig levaram cerca de quatro horas para alcançar a vítima e transportá-la de urgência em estado considerado grave para a Clínica St. Zithe, situada na cidade do Luxemburgo.

Segundo o grupo que acompanhava a vítima numa marcha nocturna, o cidadão belga estaria sob influência de bebidas alcoólicas.

Importa lembrar que este caso surge alguns dias depois de um turista holandês ter sofrido semelhante desaire (notícia publicada a 7.08.09, neste blogue) obrigando o auxílio de uma equipa de bombeiros profissionais da cidade do Luxemburgo, especializada em intervenções delicadas (o "Groupe de reconnaissance et d'intervention en millieux perilleux", vulgo, GRIMP) e de um helicóptero da Luxembourg Air Rescue.

Gripe A (H1N1): Adolescente luxemburguês infectado no sul de França

Um adolescente de nacionalidade luxemburguesa, portador do vírus da gripe A, chegou domingo ao Grão-Ducado, proveniente do Cap d'Ail, nos Alpes Marítimos, no sul de França, onde terá sido infectado.

O jovem faz parte de um grupo de 90 adolescentes que contrairam na semana passada o vírus H1N1 num centro linguístico situado no Cap d'Ail, frequentado por centena e meia de alunos.

Os jovens que mostraram ter sido infectados pelo vírus foram enviados domingo para casa com tratamento adequado, segundo informaram as autoridades médicas francesas.

Gripe A (H1N1) : Portugal com 554 casos

Portugal registou 49 novos casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, o que eleva para 554 o número total de casos no país desde inicio de Maio, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Segundo uma nota do gabinete da ministra Ana Jorge, as autoridades registaram 35 casos de transmissão secundária e um caso de transmissão terciária. Os restantes treze casos são importados.

Estão actualmente duas pessoas internadas, cuja situação clínica é estável, enquanto a maioria deve ter alta hospitalar das unidades de referência nos próximos dias.

domingo, 9 de Agosto de 2009

Espanha: Bomba explodiu num restaurante em Palma de Maiorca

Uma bomba explodiu hoje num restaurante em Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares, depois de a organização separatista armada basca ETA ter feito um telefonema a avisar, segundo os media espanhóis.

O ministério do Interior espanhol e a prefeitura das Baleares não estavam de momento disponíveis para confirmar a informação.

Segundo a agência Europa Press, o engenho explosivo era de fraca potência e não terá provocado feridos graves.

A ETA reivindicou um atentado perpetrado a 30 de Julho do qual resultaram mortos dois guardas civis na Ilha de Maiorca.

Portugal: Funeral de Raul Solnado, este domingo, nos Olivais

O funeral do actor Raul Solnado realiza-se este domingo às 18h do Palácio Galveias para o Cemitério dos Olivais, onde o seu corpo será cremado.

Raul Solnado faleceu no sábado de manhã no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, aos 79 anos, vítima de doença cárdio-vascular grave.

Ler mais

.

Brasil quer erradicar fome até 2015 e pode ajudar África

A fome será erradicada no Brasil até 2015 e o país está pronto a levar a sua experiência na área social a outras nações mais pobres em África e na América Latina se tiver apoio financeiro internacional.

A declaração é do ministro brasileiro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que ressaltou a mudança significativa nos últimos anos do mapa da fome do Brasil graças às políticas sociais.

"A fome no país, que era dramática há pouco tempo, está a ficar residual hoje", declarou Ananias numa entrevista conjunta à Agência Lusa e ao diário espanhol El Pais, à margem de um simpósio internacional sobre desenvolvimento social que decorreu esta semana em Brasília.

Segundo o ministro, 92 % das crianças e 82% dos adultos dentro do universo das 11,6 milhões de famílias beneficiadas com o maior programa de transferência de rendimento do Governo federal, o Bolsa Família (ver imagem), já fazem hoje três refeições por dia.

"Estamos fazendo o nosso dever de casa e não podemos retroceder nestas conquistas. Estamos prontos também a disponibilizar nossa experiência a países da África, América Latina e Caraíbas, mas não temos ainda recursos financeiros previstos no Orçamento do Estado para fazer ajuda internacional", lamentou.

Ananias garantiu que o Brasil pode, por exemplo, ajudar os países pobres a fazerem um cadastro único e a construir um programa como o Bolsa Família. Mas ressalvou que isso também depende da decisão dos governos de praticarem políticas sociais.

Ananias admitiu que, antes de o Brasil reunir condições para financiar projectos sociais em terceiros países, "ainda há muita estrada pela frente".

"Estamos a avançar no sentido de consolidar uma rede de protecção e promoção social. Mas ainda precisamos chegar a uma sociedade que estabeleça um patamar comum de direitos e oportunidades iguais para todos", destacou, lembrando que este processo é lento e enfrenta resistências de poderosos actores políticos no Brasil.

Criado em 2004, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome conta com um orçamento anual de 33 mil milhões de reais (12,5 mil milhões de euros) e tem registadas 16,5 milhões de famílias pobres no Brasil. Desse total, as 11,6 milhões que já recebem o Bolsa Família passarão a ter a sua situação reavaliada em cada dois anos, a partir de um decreto a ser publicado em breve, para que o Governo possa saber se já atingiram um patamar que possam deixar o programa de transferência de rendimento.

"A nossa intenção não é abrir a porta de saída, mas ampliar as portas de entrada destas famílias para o mercado de trabalho, para a educação, a cultura, para a vida", explicou Ananias.

Lusa

sábado, 8 de Agosto de 2009

Gripe A (H1N1): Portugal ultrapassa o meio milhar de casos

Portugal registou 28 casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, o que eleva para 505 o número total de casos no país, anunciou sábado à noite o Ministério da Saúde português.

Em termos de idades, estas variam entre os 4 meses e os 59 anos, com predominância da faixa etária entre os 20 e os 30 anos.

A mesma nota refere que foram registados doze casos de transmissão secundária e quatro casos de transmissão terciária. Os restantes doze casos são importados.

"A existência de dois casos de infecção pelo vírus H1N1 da Gripe A com uma situação clínica grave não é inesperada. A maioria das infecções registadas em todo o mundo, e também em Portugal, apresenta um quadro clínico benigno. Há, no entanto, registo de casos graves relacionados com esta infecção, em vários países, motivados pelo agravamento de uma situação de doença pré-existente à infecção ou por complicações decorrentes da própria infecção", afirma o Ministério da Saúde.

8 de Agosto/Efeméride: A invenção da passarola e o padre voador ou como Portugal quase conquistou os céus depois de dominar os mares


Depois de dominar os mares, Portugal esteve a um fio de conquistar os céus quando o jovem Bartolomeu de Gusmão fez voar, perante D. João V, o primeiro balão da história da humanidade, a famosa Passarola.

A oportunidade, porém, perdeu-se e a descoberta saída da cabeça do rapaz-fenómeno vindo do Brasil, capaz de decorar obras literárias inteiras e das invenções mais audazes, acabou por revelar a incapacidade do império de entender o alcance da descoberta.

Joaquim Fernandes, professor na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, recordou à Lusa que Bartolomeu de Gusmão tinha 16 anos quando fez a sua primeira incursão a Lisboa, ficando hospedado em casa do marquês de Fontes, contacto que seria da maior importância no futuro.

A fama do jovem Bartolomeu já vinha do Brasil, onde a sua memória prodigiosa e capacidade inventiva se notabilizaram. De apelido Lourenço, era um dos 12 filhos de um cirurgião do posto militar de Santos e, segundo Joaquim Fernandes, acolhe o nome de Gusmão do jesuíta Alexandre de Gusmão, reitor do Seminário de Belém, no estado da Baía, para onde foi estudar, juntamente com vários irmãos.

Ainda adolescente, ficou conhecido por ter construído uma bomba hidráulica para fazer subir a água do rio Paraguaçu até ao cimo do monte onde se situava o seminário brasileiro, o que terá beneficiado os padres aí estabelecidos.

Regressado ao Brasil, continua a estudar para padre, até viajar de novo para Portugal, em 1708, para ingressar na Universidade de Coimbra.

Alguns meses depois já o encontramos em Lisboa, onde fica de novo em casa do marquês de Fontes, que fará a ponte entre Bartolomeu e D. João V.

Autorizado pelo rei a construir a Passarola e a apresentá-la na corte, e garantindo os direitos de utilização futura caso funcionasse, o jovem brasileiro lançou-se ao trabalho num estaleiro cedido pelo seu anfitrião.

A Passarola nunca correspondeu ao desenho conhecido, capaz de acolher um homem no seu interior, com asas e bico: esse desenho é do filho do marquês, cúmplice de Bartolomeu, e pretendia fazer contra-espionagem junto dos curiosos que rondavam o estaleiro com o objectivo de informar as potências estrangeiras.

Até o mecanismo de voo foi falseado: em vez do princípio de Arquimedes seguido por Bartolomeu, o embuste deu a entender que se tratava de magnetismo, então tanto na moda.

Segundo Joaquim Fernandes, a verdadeira Passarola é desoladoramente diferente: um pequeno balão de ar quente, semelhante aos de S. João, com uma taça de combustível por baixo, que nas primeiras tentativas pegou fogo e chegou a incendiar os reposteiros reais.

El-rei não perdeu a curiosidade face aos primeiros falhanços e aceitou novas tentativas da estranha invenção, até que a 08 de Agosto finalmente o balão sobe até ao tecto da sala de audiências do rei, demora-se aí um bom pedaço e desce suavemente.

Apesar do encanto com que o invento foi recebido na corte, ninguém o levou propriamente a sério, mesmo com Bartolomeu a realçar as suas potencialidades militares.

Quatro anos depois das experiências na corte, o inventor fez uma digressão por Holanda e França, onde registou a patente de algumas ideias e trabalhou como ervanário.

Regressa a Portugal e inicia um período decadente, em que é acusado de simpatias com o judaísmo. A Inquisição aperta o cerco em torno de Bartolomeu, que acaba por fugir para Espanha em 1724. Esta é uma das histórias contadas no livro que Joaquim Fernandes lançará ainda este ano - "Mitos, mundos e medos - O céu na poesia portuguesa".

Lusa





Para ludibriar os espiões, Bartolomeu de Gusmão fez circular um desenho, que seriam os supostos planos da sua "passarola" que dava a entender que a "máquina" recorria ao magnetismo, então tanto na moda, quando na verdade apenas aplicava o princípio de Arquimedes ("Qualquer corpo mergulhado num fluído em repouso sofre, por parte do fluído, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo." Na realidade, a verdadeira Passarola seria desoladoramente diferente: um pequeno balão de ar quente com uma taça de combustível por baixo, que nas primeiras tentativas pegou fogo e chegou a incendiar os reposteiros reais (ver primeira imagem).

Portugal/Óbito: Morreu Raul Solnado

O actor Raul Solnado morreu hoje, aos 79 anos, às 10:50, de doença cardio-vascular grave, informou o hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Raul Augusto Almeida Solnado, nasceu a 19 de Outubro de 1929, foi humorista, apresentador de televisão e actor.

Até à sua morte foi director da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas situada em Carnide, Lisboa, que fundou juntamente com Armando Cortez, entre outros.

Solnado começou a trabalhar em 1947 no teatro amador, na Guilherme Cossul - uma colectividade que nunca esqueceu. Em 1952 estreou-se "profissionalmente" num show no Maxime e a partir daí não mais parou: opereta, revista, teatro clássico, cinema, televisão. Fazendo rir e pensar.

O grande salto deu-se na década de 60: o monólogo "A Guerra de 1908", estreado em Outubro de 1961, cedo passou a ser a guerra do Solnado.

Oito anos mais tarde, em 1969, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia apresentou na RTP um programa inovador que se tornou um marco na programação televisiva: o "Zip-Zip". Na década de 60 criou de raiz e dirigiu o teatro Villaret.

Gripe A (H1N1): Cabo Verde tem 7 casos

Sete casos de gripe A foram registados em Cabo Verde, disse sexta-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde cabo-vediano.

"Estão todos de quarentena, isolados e a ser seguidos. Neste momento, não há perigo de contágio", acrescentou a fonte contactada pela Lusa.

Os sete casos confirmados foram registados na cidade da Praia, na ilha de Santiago.

A fonte adiantou que os doentes estão a ser medicados com Tamiflu.

Gripe A (H1N1): Portugal com 477 caos

Portugal registou sexta-feira mais 32 casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), o que eleva para 477 o número total de casos no país, anunciou o Ministério da Saúde português.

Segundo uma nota do gabinete da ministra Ana Jorge, seis pessoas estão internadas, devendo a maioria ter alta hospitalar das unidades de referência nos próximos dias.

Dois casos grave em Portugal

"A existência de dois casos de infecção pelo vírus H1N1 da gripe A com uma situação clínica grave não é inesperada. A maioria das infecções registadas em todo o mundo, e também em Portugal, apresenta um quadro clínico benigno. Há, no entanto, registo de casos graves relacionados com esta infecção, em vários países, motivados pelo agravamento de uma situação de doença pré-existente à infecção ou por complicações decorrentes da própria infecção", afirma o Ministério da Saúde.

sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

Euromilhões: resultados de 7 de Agosto

A combinação vencedora do concurso desta sexta-feira, 7 de Agosto, do Euromilhões é composta pelos números
10 - 20 - 22 - 24 - 31 e as estrelas 02 e 07.

Ninguém advinhou a chave do sorteio de hoje do Euromilhões, pelo que na próxima semana estará em jogo um jackpot no valor de 57 milhões de euros.

Foram escrutinadas oito apostas com o segundo prémio, três delas portuguesas, cabendo a cada uma delas 402.868 euros.

Com o terceiro prémio, foram apuradas 13 apostas, quatro delas registadas em Portugal, sendo cada uma delas premiada com 70 mil euros.

Luxemburgo/Gripe A: contagem sobe para 87 casos (actualizada)

A contagem de casos de Gripe A subiu para 87 desde o último balanço, na sexta-feira passada, anunciou hoje a Direcção de Saúde em comunicado.

Desde essa altura, a Direcção de Saúde luxemburguesa registou 26 novos casos, sensivelmente o mesmo número que na semana anterior, quando foram diagnosticadas 25 pessoas com o vírus H1N1.

A maioria dos doentes foram contagiados no estrangeiro, sobretudo em Espanha e no Reino Unido. A transmissão secundária (ie, em contacto com outro doente no país) continua a ser rara no Grão-Ducado, frisa a nota da Direcção de Saúde.

De acordo com o comunicado, os doentes estão bem, não se registando quaisquer complicações. Na terça-feira, o caso de uma criança que foi diagnosticada com gripe A levou a Direcção de Saúde a decretar quarentena numa creche em Rodange frequentada por 70 crianças.

O Ministério da Saúde recorda que em caso de sintomas virais (febre superior a 38 °C, acompanhada de tosse, dificuldades respiratórias e dores musculares), as pessoas devem consultar um médico, de preferência com marcação prévia por telefone, para evitar o contágio com outros doentes na sala de espera.

P.T.A.

Luxemburgo: Acção de salvamento espectacular a turista holandês no Müllerthal

Um turista holandês sofreu uma queda de 8 metros numa frincha rochosa no Müllerthal, obrigando a uma intervenção especial na quarta-feira à noite.

A queda ocorreu por volta das 19h30, tendo o turista ficado imobolizado devido ao aperto do local e ao seu próprio cansaço.

Alertados por um acompanhante do turista, os bombeiros de Waldbillig responderam à chamada, mas tiveram sérias dificuldades em localizar o cidadão holandês.

Superado esse obstáculo, foi necessária a intervenção de uma equipa de bombeiros profissionais da cidade do Luxemburgo, especializada em intervenções delicadas (Groupe de reconnaissance et d'intervention en millieux perilleux, vulgo, GRIMP) e de um helicóptero da Luxembourg Air Rescue.

Não ganhando para o susto, o turista acabaria por ser salvo por volta das 22h.

Guantanamo: Portugal vai acolher dois sírios - Oficial

Portugal vai acolher dois detidos do campo de detenção de Guantánamo de nacionalidade síria, ao abrigo de um visto por razões humanitárias, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Administração Interna confirmam a decisão do governo português de acolher em Portugal dois cidadãos sírios detidos em Guantanamo”, lê-se no comunicado.

Segundo o comunicado, “a decisão sobre o estatuto legal a conceder a estas pessoas obedece ao disposto no artigo 68.º da lei 23/2007 de 4 de Julho”, norma que, acrescenta o texto, é “aplicável no caso” e “prevê um visto especial que permite a sua entrada em território nacional”.

A legislação apontada é a lei sobre imigração que, no seu artigo 68.º, prevê que “por razões humanitárias ou de interesse nacional (…) pode ser concedido um visto especial para entrada e permanência temporária no país a cidadãos estrangeiros”.

Luxemburgo: Patrick Dury proposto para próximo secretário-geral do sindicato LCGB

O sindicalista do LCGB Patrick Dury poderá vir a ser o próximo secretário-geral da central sindical cristã-social, substituindo assim Marc Spautz.

A proposta veio do presidente do LCGB, Robert Weber, mas a decisão final só deverá ser tomada durante a reunião do Comité Central do sindicato, em Novembro.

A nomeação para o cargo surge numa altura em que o actual secretário-geral, Marc Spautz, manifestou a intenção de exercer exclusivamente o mandato de deputado pelo Partido Cristão-Social (CSV).

Além disso, o sindicato quer evitar ter demasiados dirigentes do LCGB representados no Parlamento. Para além de Spautz, o próprio Robert Weber e Ali Kaes integram a bancada parlamentar do CSV na Câmara dos Deputados.

Actualmente, Patrick Dury trata de dossiês ligados ao sector da siderurgia e da metalurgia.

Gripe A/Luxemburgo: Novo caso detectado em creche de Rodange obriga 70 crianças a ficar sob observação

Foi detectado quinta-feira mais um caso de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1) no Luxemburgo.

Trata-se de uma criança residente em Rodange, que apresentou sintomas da doença na terça-feira.

A criança frequenta uma creche naquela localidade, razão pela qual a Direcção da Saúde luxemburguesa resolveu colocar sob observação as restantes 70 crianças (com idade entre os dois e os quatro anos) que aquele infantário acolhe diariamente, como medida de precaução, explicou Pierre Weicherding, do Ministério da Saúde, em declarações ontem aos nossos colegas da rádio DNR.

Ainda segundo Weicherding, a criança em questão terá contraído o vírus durante um período de férias no estrangeiro.

Com este novo caso, o Luxemburgo conta 62 casos de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1), desde que o primeiro caso foi detectado, no início de Junho.

Destes, alguns são de nacionalidade portuguesa, como o CONTACTO adiantou em primeira mão e em exclusivo a 31 de Julho neste blogue e na edição de 5 de Agosto.

NC

Luxemburgo: Deutsche Bank quer comprar parte minoritária no banco luxemburguês Sal. Oppenheim

O banco privado alemão Deutsche Bank divulgou estar a negociar uma participação no capital do banco Sal.Oppenheim, de origem alemã, mas com sede no Kirchberg.

A Deutsche Bank disse pretender uma "parceria estratégica" com o banco luxemburguês e apresentou uma oferta cujo valor não foi ainda divulgado.

Caso venha a ser concretizada, esta transacção pode vir a ditar o fim de mais de 200 anos de independência do Sal. Oppenheim, o maior banco europeu sob controle familiar, fundado em Colónia em 1789.

Segundo muitos analistas financeiros, esta participação minoritária pode ser o primeiro passo para o take-over completo do Sal.Oppenheim pela Deutsche Bank.

A Deutsche Bank diz querer alargar a sua clientela privada afortunada alemã e oferecer aos clientes do banco luxemburguês o acesso à rede internacional do seu banco.

Para o banco luxemburguês, que sofreu profundamente com a crise financeira e contabilizou perdas líquidas no valor dos 130 milhões de euros em 2008, esta pode ser a bóia de salvação tanto esperada.

Luxemburgo/Economia: Inflação com níveis excepcionalmente baixos

O Grão-Ducado registou, em Julho, uma taxa anual de inflação de menos 0,69%, aponta o Statec, o instituto luxemburguês de estatísticas, relembrando que em semelhante período do ano passado, os valores atingiam um pico histórico de 4,9%.

No seu comunicado divulgado a 5 de Agosto, o Statec explica que após três meses de aumento consecutivos, o preço dos produtos petrolíferos voltou a recuar 0,5 % em relação ao mês anterior.

Já em comparação com o mesmo mês de 2008, os preços tiveram uma acentuada queda de -28,8%.

A taxa de inflação sofreu idêntica situação, passando de -0,3% em Maio e Junho para -0,7% em Julho, quando em homólogo período de 2008, o seu valor era de 4,9%.

Os responsáveis do instituto referem ainda que em relação ao mês de Junho, o índice dos preços em geral recuou 0,9%, sobretudo devido aos saldos de Verão.

O preço do vestuário chegou mesmo a conhecer uma descida de 10,17 %. Artigos de colchoaria, mobílias, artigos de viagem, artigos de desporto, de campismo e de lazer ao livre, entre outros, também viram os seus preços diminuir.

Já as viagens de avião com tudo incluído ("all inclusive"), produtos de software, imprensa e jornais diários, batatas, óleos alimentares e peixe fresco registaram um aumento dos preços, segundo o Statec.

Por sua vez, a taxa de inflação sub-jacente (índice geral que exclui os preços petrolíferos e outros preços que se formam nos mercados internacionais) progrediu 0,19 % em relação ao mês anterior e 2,13 % em relação a Junho do passado, nota o instituto luxemburguês de estatísticas.

Luxemburgo/Polícia alerta: Falsas sondagens são pretexto de larápios para saberem quando moradores se ausentam em férias

A Polícia Grã-Ducal volta a lançar um aviso à população perante falsas sondagens levadas a cabo em nome da Associação Luxemburguesa para a Protecção de Animais (ALPA).

Os inquéritos efectuados por telefone pretendem na verdade obter informações sobre uma eventual futura ausência das pessoas contactadas, devido ao actual período de férias.

As autoridades luxemburguesas aconselham a não dar seguimento a este tipo de chamadas, e de, se possível, tomar nota do número da chamada recebida e de alertar ao posto da Polícia mais próximo.

Luxemburgo: Novos burgomestres de Junglinster, Wiltz e Heiderscheid tomam posse esta sexta-feira

Os três novos burgomestres de Junglinster, Wiltz e Heiderscheid são empossados esta-sexta-feira, às 11h, no Ministério do Interior (19, rue Beaumont, na capital).

Recorde-se que os antigos burgomestres destas localidades foram nomeados membros do novo Governo e que as autarquias respectivas tiveram assim de decidir quais os seus sucessores.

Françoise Hetto-Gaasch, burgomestre de Junglinster desde Setembro de 2007, foi "promovida" a ministra das Classes Médias e do Turismo, deixando o seu posto a Francine Colling-Kahn.

Em Wiltz, Romain Schneider, burgomestre desde 2000, chamado a assumir funções no novo Governo como ministro da Agricultura, cede o seu lugar ao actual primeiro vereador, Frank Arndt.

Finalmente, em Heiderscheid, o conselho comunal designou Robert Everling, primeiro vereador, como burgomestre, sucedendo a Marco Schank, o novo ministro da Habitação.

F. Pinto/Rda

quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

Gripe A (H1N1) : Portugal registou 44 casos nas últimas 24 horas

Portugal registou 44 casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, o que eleva para 445 o número total de casos no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde português.

Volta a Portugal: 1ª etapa - Vitória e amarela para Manuel Cardoso

O português Manuel Cardoso (Liberty Seguros) venceu esta quinta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, em Castelo Branco, e conquistou a camisola amarela, símbolo da liderança.

O campeão nacional cumpriu os 228,7 kms da etapa mais longa, iniciada nas Caldas da Rainha, em 5:27.57 horas, à média de 41,8 km/hora, impondo-se na ponta final ao compatriota Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio), vencedor do prólogo e anterior líder, e ao espanhol Francisco Pacheco (Contentpolis).

Cardoso, que somou a nona vitória da temporada, passou para a liderança graças aos 10 segundos de bonificação das vitórias, enquanto o alemão Danilo Hondo (PSK), que “bonificou” oito segundos nas metas volantes, ascendeu à segunda posição, a dois segundos do primeiro e com um segundo de vantagem sobre Cândido Barbosa, terceiro.

Andebol: Portugal e Luxemburgo no mesmo grupo para play-off do Mundial2011

O sorteio efectuado esta quinta-feira da qualificação para o play-off de acesso ao Mundial2011 (na Suécia) colocou as selecções portuguesa e luxemburguesa no grupo 6 juntamente com a da Letónia.

O sorteio decorreu na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF), em Viena.

O seleccionador português de andebol assumiu o favoritismo de Portugal no grupo 6. "São dois adversários conhecidos, jogámos contra eles no ano passado. Para nós é uma vantagem jogar com equipas conhecidas. Espero que venhamos a fazer bons resultados e apurarmo-nos para a fase seguinte”, disse Matts Olsson à Agência Lusa.

Portugal assume favoritismo

O seleccionador português recordou que Portugal ganhou todos os quatro jogos disputados no ano passado com as duas equipas, pelo que assume com frontalidade o favoritismo.

Sem ainda saber onde serão disputados os encontros - o sorteio ditou que o primeiro direito de organização pertence ao Luxemburgo -, Matts Olsson considerou que o facto de jogarem em casa poderá ajudar as equipas adversárias.

Em 2008, na fase de qualificação para o Campeonato da Europa Áustria2010, a selecção das quinas venceu os dois jogos realizados com a Letónia (33-31 e 31-25) e com o Luxemburgo (33-26 e 33-22).

Os jogos da qualificação europeia para o play-off de acesso ao Mundial de 2011, que vai ser disputado na Suécia, realizam-se entre 11 e 17 de Janeiro de 2010.

O primeiro classificado de cada grupo qualifica-se para o play-off, que será disputado a 12 e 13 e a 19 e 20 de Junho de 2010.

Para já, as selecções da França (actual campeã do Mundo) e da Suécia (país organizador) estão apuradas para a fase final do Mundial, assim como vão ficar os três primeiros classificados do Europeu Áustria2010.

As restantes 11 selecções que participam na fase final do Europeu do próximo ano qualificam-se directamente para o play-off de acesso ao Mundial.

Os torneios de qualificação para o Mundial serão disputados em cinco grupos de três selecções e dois grupos de quatro selecções.