terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ciclismo: Morreu Laurent Fignon, bicampeão da Volta à França

O antigo ciclista francês Laurent Fignon (no centro da foto), duas vezes vencedor do Tour de França (1983, 1984), morreu hoje vítima de cancro, anunciou o grupo France Télévision, onde o corredor era consultor de ciclismo.

Laurent Fignon, de 50 anos, anunciou em 2009 através de um livro que sofria de um cancro avançado no sistema digestivo. Apesar da doença, Laurent Fignon conservou o seu cargo de consultor durante as edições de 2009 e 2010 da Volta a França em bicicleta.

No seu livro, intitulado "Nós éramos jovens e inconsequentes", Laurent Fignon reconhecia que tinha tomado anfetaminas e cortisona durante a sua carreira de ciclista, mas não estabelecia uma ligação direta com a doença.

Além das duas vitórias na clássica francesa, Laurent Fignon, corredor profissional entre 1982 e 1993, venceu igualmente um Giro (1989) e várias clássicas, entre as quais Milão-Sanremo por duas ocasiões (1988 e 1989).

Em 1989, ficou a oito segundos de vencer pela terceira vez a Volta à França, atrás do norte-americano Greg Lemond (no foto, à esquerda de Fignon).

Foto: Arquivo LW

Portugal/Incêndios: Mais de uma dezena de concelhos sob risco máximo

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sob aviso de risco máximo vários concelhos de 14 distritos de Portugal Continental, principalmente das regiões do norte e centro.

Os distritos que se encontram com o aviso de risco máximo de incêndio ativo são Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

Futebol: Quaresma junta-se hoje à Selecção para substituir Cristiano Ronaldo

O internacional português Ricardo Quaresma vai integrar o lote de convocados para defrontar Chipre e Noruega, em substituição do lesionado Cristiano Ronaldo.

“Estamos a tentar arranjar um voo que permita ao Quaresma chegar a tempo da concentração da selecção, que é amanhã [hoje, terça-feira], à hora de almoço”, disse à Agência Lusa uma fonte da Federação Portuguesa de Futebol, o que significa que o jogador do Besiktas, da Turquia, juntar-se-á aos seus companheiros ainda durante o dia de hoje.

Quaresma, que está a realizar um excelente início de época ao serviço do clube turco, integrava um lote de três jogadores de prevenção, constituído também pelo guarda-redes do Sporting, Rui Patrício, e pelo médio do Toulouse, Paulo Machado.

A lesão de Cristiano Ronaldo já foi confirmada pelos médicos da FPF, que têm em mãos os relatórios das ecografias e ressonâncias magnéticas feitas ao tornozelo do jogador, enviados hoje pelo corpo clínico do Real Madrid.

Varela substituído por Paulo Machado?

Outro dos convocados que deverá ser substituído é o portista Varela, que se apresentará terça feira na concentração com um relatório médico do FC Porto a ratificar a sua indisponibilidade, mas a equipa técnica só decidirá quem o vai substituir esta terça feira.

É possível que o substituto de Varela seja Paulo Machado, jogador do Toulouse, um dos três nomes que estavam de prevenção, mas não é líquido que o venha a ser, podendo a escolha recair noutro extremo.

Luxemburgo: Tarifa única para cartas até 50 gramas, a partir de 1 de Setembro

A partir desta quarta-feira, 1 de Setembro, os preços dos envios postais nacionais e internacionais mudam. Uns sobem, outros descem.

A partir de amanhã haverá apenas uma tarifa única - 0, 60 euros - para os envios postais nacionais que pesem até 50 gramas. Antes, as cartas que pesassem no máximo 20 gramas custavam 0,50 euros e os envios entre 20 e 50 gramas custavam 0,70 euros.

Para envios para a Europa, uma carta "standard" (até 50 gramas) passa a custar 0,85 euros, quando anteriormente uma carta até 20 gramas custava 0,70 e uma até 50 gramas 1 euro.

Para envios para o Resto do Mundo, o preço fica estabelecido nos 1,10 euros, o que equivale a um aumento para os envios até aos 20 gramas, que custavam 0,90, e a uma redução para os que pesavam até 50 gramas e que custavam 1,40 euros.

A empresa Postes & Télécommuniatins (P&T) vai também adaptar os preços das encomendas e os grandes volumes não estandardizados.

A empresa justifica esta alteração das tarifas para "manter a qualidade do serviço". O último aumento dos preços dos envios postais teve lugar em 2003.

Ténis/US Open: Michelle de Brito afastada na primeira ronda

A tenista portuguesa Michelle Larcher de Brito foi afastada segunda-feira na primeira ronda do Open dos Estados Unidos, quarta e última prova do Grand Slam, ao perder face à indiana Sania Mirza.

Michelle Brito, 176ª da hierarquia mundial, perdeu com Mirza, 159ª, em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 6-2, num embate que durou uma hora e 17 minutos.

A tenista lusa, que chegou ao quadro principal depois de ultrapassar a qualificação, já esteve no 76º lugar do “ranking” (em 6 de Julho de 2009), enquanto Mirza já foi 27ª, em 27 de Agosto de 2007.

A participação portuguesa fica agora entregue a Frederico Gil, que defronta na primeira ronda o anfitrião John Isner, 20º do “ranking” mundial e 18º cabeça de série.

Furacão Earl: República Dominicana evacua zonas vulneráveis, EUA atingidos na quinta-feira

As autoridades da República Dominicana acionaram hoje o alerta vermelho quando o furacão Earl, que ameaça as ilhas das Caraíbas, está a ganhar força e ordenaram evacuações preventivas das zonas mais vulneráveis a inundações.

O furacão Earl atingiu hoje o nível quatro de intensidade com ventos de 215 quilómetros por hora a 180 quilómetros a noroeste de Porto Rico, ameaçando o arquipélago das Antilhas Menores com ventos de 195 quilómetros por hora.

De acordo com as previsões meteorológicas, o furacão Earl poderá atingir a costa este dos Estados Unidos a partir de quinta-feira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Euro2012: Cristiano Ronaldo lesionado falha selecção

Cristiano Ronaldo vai falhar o arranque da campanha da selecção de Portugal rumo ao Euro2012 de futebol, devido a uma lesão confirmada hoje por exames médicos, que o afasta dos relvados durante três semanas.

“Confirma-se uma contusão óssea (...) no tornozelo direito com um edema pós-traumático, pelo que o jogador permanecerá de baixa por um tempo estimado de aproximadamente três semanas, consoante a sua evolução clínica”, informa o Real Madrid, no seu site oficial.

Cristiano Ronaldo, que foi operado ao tornozelo direito em 2008, é um dos convocados de Agostinho Oliveira (o selecionador Carlos Queiroz cumpre castigo) para os confrontos com o Chipre e a Noruega, na sexta-feira e a 7 de Setembro, em Guimarães e Oslo, respectivamente.

O atleta alinhou os 90 minutos na estreia do Real Madrid na Liga espanhola, em que o conjunto de José Mourinho não foi além de um “nulo” (0-0) em Maiorca.

Problemas físicos têm impedido o avançado de dar o seu melhor contributo à equipa nacional: na caminhada para o Mundial2010, participou em apenas sete dos 12 desafios que a selecção de Carlos Queiroz realizou para garantir o apuramento.

O internacional luso também vai falhar os jogos do Real Madrid na Liga espanhola e a estreia “merengue” na Liga dos Campeões, a 15 de Setembro, frente ao Ajax.

A selecção portuguesa concentra-se na terça-feira, na Falperra, Guimarães, até às 12h30.

Portugal: Paulo Ferreira renuncia à Selecção

O defesa Paulo Ferreira é o terceiro jogador a renunciar à seleção portuguesa após o Mundial2010 de futebol, disse à Agência Lusa uma fonte próxima do lateral do Chelsea.

A renúncia de Paulo Ferreira, 31 anos (62 internacionalizações), segue-se às de Deco, oficializada logo após a eliminação de Portugal na África do Sul, e à de Simão Sabrosa, que foi conhecida sexta feira.

A decisão do jogador do Chelsea foi comunicada há algumas semanas ao selecionador Carlos Queiroz, tendo este tentado demovê-lo, sem êxito, tal como já aconteceu com Simão Sabrosa, segundo a fonte contactada pela Lusa.

Perante a firmeza do jogador, foi-lhe pedido que, à semelhança de Simão, enviasse uma carta dirigida ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, a oficializar a sua renúncia, o que deverá suceder no decorrer desta semana.

Portugal inicia a fase de qualificação para o Europeu de 2012 no dia 3 de Setembro, sexta-feira, frente à seleção do Chipre, em Guimarães, jogando quatro dias depois com a Noruega, em Oslo.

Domingo foi divulgada a primeira convocatória para a fase de qualificação, assinado pelo adjunto Agostinho Oliveira devido ao castigo disciplinar, de um mês de suspensão, aplicado a Carlos Queiroz.

Luxemburgo: Duas linhas da CFL em obras desde sábado e até 12 de Setembro

As linhas Ettelbruck-Clervaux e Bettembourg-Dudelange
estão em obras até 12 de Setembro

A linha ferroviária do Norte, entre Ettelbruck e Clervaux, bem como a da Bacia Mineira (sul do Luxemburgo), entre Bettembourg e Dudelange, está encerrada por motivo de obras, desde sábado e até 12 de Setembro.

Para assegurar a mobilidade destes trajectos, os Caminhos de Ferro Luxemburgueses (CFL) disponibilizam autocarros, mas com horários diferentes dos comboios.

A CFL convida todos os utentes a consultar o portal www.cfl.lu, na internet, ou a informar-se juntos das estações da cidade do Luxemburgo (tel. 2489 - 2489), de Ettelbruck (tel. 4990 - 2326), de Troisvierges (tel. 4990 - 2502), de Clervaux (tel. 92 10 13), de Esch-sur-Alzette (tel. 4990 - 2632), de Bettembourg (tel. 4990 - 4352).

Foto: Marc Wilwert

Hong Kong: Mais de 80 mil pessoas saíram às ruas para pedir justiça pela morte de oito turistas no sequestro de Manila

Mais de 80 mil pessoas saíram no domingo às ruas de Hong Kong para pedir justiça pela morte de oito turistas na sequência do sequestro de um autocarro em Manila e em protesto pela actuação das autoridades filipinas.

De acordo com os organizadores da manifestação, o número de manifestantes revela a “raiva e a unidade da população de Hong Kong” perante o incidente.

A população da antiga colónia britânica acusa a polícia de Manila de ter conduzido a operação de resgate dos reféns de forma “amadora”.

Um ex-polícia armado sequestrou, a 23 de Agosto, um autocarro em Manila com 20 turistas de Hong Kong que estavam de visita à capital das Filipinas, para pedir a sua readmissão na polícia local, depois de ter sido afastado em 2008 por ter sido acusado de roubo, extorsão e outros crimes ligados à droga. O sequestrador foi abatido a tiro pela polícia filipina ao fim de mais de dez horas de operação de resgate dos reféns e que culminou com a morte de oito turistas. Três residentes de Hong Kong feitos reféns em Manila estão gravemente feridos e um encontra-se em coma.

O governo das Filipinas está a desenvolver uma investigação ao caso e um grupo de especialistas forenses de Hong Kong vai analisar esta semana o autocarro.

O chefe da polícia das Filipinas demitiu-se e quatro agentes que participaram na operação de resgate foram suspensos enquanto decorrer a investigação.

As armas usadas pelos cerca de 200 agentes da polícia que integraram a operação de resgate vão ser alvo de testes de balística para averiguar se as vítimas foram atingidas por disparos da polícia ou do sequestrador.

Portugal: Clima económico estabiliza e confiança dos consumidores melhora em Agosto

O clima económico estabilizou em agosto, no valor mais alto em quase dois anos e a confiança dos consumidores melhorou, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores, o clima económico manteve-se nos 0,1 por cento, estando positivo nos últimos três meses.

A confiança dos consumidores melhorou em agosto face a junho, de -42 para -40,4, mantendo-se no entanto, com exceção do mês de julho, em valores mais negativos que os registados em pelo menos 12 meses.

Este indicador beneficiou de uma melhoria em todas componentes, com destaque para a melhoria na confiança relativa à situação económica do país e da situação financeira do lar nos próximos 12 meses e a uma ligeira melhoria nas expetativas de desemprego.

A melhorar esteve ainda o indicador de confiança na indústria transformadora, que melhorou de -12,2 para -11,5 por cento de julho para agosto.

A confiança nos serviços, que tinha melhorado de junho para julho, voltou a piorar em agosto e em valores superiores aos registados pelo menos desde março, nos -10,3.

O indicador que mede a confiança do comércio registou em agosto o seu segundo mês a agravar-se, para os -3,1, o mais alto em cinco meses.

Na construção e obras públicas, o indicador de confiança do INE interrompeu a melhoria que registava há dois meses consecutivos e agravou-se para -40,6 em agosto, de -39,9 em julho.

Luxemburgo: Hoje, a "braderie" regressa à capital

A tradicional "braderie" da cidade do Luxemburgo tem hora marcada para esta segunda-feira. Das 8 da manhã até às 18h, comerciantes expõem os seus produtos em mais de 400 stands ao longo de 5 quilómetros, desde à gare central da capital até ao centro da cidade.

Desde 1929, a União Comercial Comercial da Cidade do Luxemburgo (UCVL, na sigla em francês) organiza na segunda segunda-feira da "Schueberfouer" ("Kiermesméindeg") a "braderie", transformando a capital num enorme mercado a céu aberto.

Do bairro da Gare à zona pedonal do bairro do Centro, as pessoas vão ter a possbilidade que comprar todo o tipo de produtos, desde calçado a vestuário, electrodomésticos, entre outros, a preços apetecíveis.

A edição deste ano conta com algumas novidades. A UCVL, juntamente com as rádios RTL e DNR (esta última do grupo saint-paul, editor do CONTACTO), organiza um concurso que permite aos vencedores ganhar iPads, vales de compras no valor de mil euros e um automóvel ecológico. Basta preencher um boletim e depositá-lo numa das três urnas colocadas na place d'Armes, no "Roude Pëtz" (fonte situada no fim da Grand-Rue) e no bairro da Gare, na esquina da avenue de la Liberté e da rue Glesener.

Outra novidade é a "Braderie-Party", na qual as pessoas vão poder conviver à volta de um copo depois da braderie e até às 22h na rue Glesener junto ao café "Le Troquet".

Importa sublinhar que hoje os autocarros não circulam entre o bairro da Gare e o centro, das 5 da manhã às 21h. Além disso, é proibido estacionar automóveis no bairro da Gare desde ontem à meia-noite.

Para mais informações consulte os portais www.mobiliteit.lu e www.cityshopping.lu, na internet.

Foto: Gerry Huberty

Cabo Verde: Pensão Social Mínima sobe para os 5 mil escudos (45,35 euros)

O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, promulgou o decreto-lei governamental que aumenta o valor da Pensão Social Mínima de 4.500 para 5.000 escudos cabo-verdianos (de 40,81 para 45,35 euros), abrangendo um total de cerca de 23 mil pensionistas.

Segundo a imprensa cabo-verdiana, o novo valor da pensão, que terá efeitos retroactivos a 1 de Julho último, começará a ser pago em Setembro e representa uma despesa global de 1,3 milhões de contos (11,7 milhões de euros), previstos no Orçamento de Estado (OE).

O projecto de decreto-lei foi aprovado em Junho no Parlamento e a última actualização da pensão social mínima ocorreu em Novembro de 2009.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, também presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), tinha prometido aumentar a pensão social mínima para os 5.000 escudos até 2011, tendo disso feito bandeira nos últimos meses.

Em Junho, no Parlamento, Neves negou críticas da oposição, que o acusou de tomar medidas “eleitoralistas” a pouco mais de seis meses das eleições legislativas, previstas para o primeiro trimestre de 2011.

O chefe do Governo tem lembrado que, quando chegou ao poder, em 2001, após dez anos de governação do Movimento para a Democracia (MpD), a pensão social mínima era de 1.300 escudos (11,78 euros).

Bélgica: Elio Di Rupo aceita continuar a tentar formar Governo

O líder socialista francófono belga, Elio Di Rupo, aceitou domingo continuar a tentar formar Governo, depois da insistência do Rei Alberto II, que se recusou a dispensá-lo da função apesar do impasse das negociações.

Encarregado a 9 de Julho de conduzir as negociações necessárias para formar um Governo de coligação, Elio Di Rupo está numa situação de impasse, sem conseguir ultrapassar as divergências entre os partidos flamengos e francófonos.

Domingo, o presidente do PS pediu ao monarca para “ser dispensado da sua missão”, informou o palácio real em comunicado, numa audiência que durou mais de três horas.

Apesar do impasse e do aparente fracasso, "o rei recusou o pedido e pediu-lhe que prossiga na sua missão” e Di Rupo "aceitou”, adianta o comunicado.

O partido liderado por Di Rupo ganhou as eleições entre os francófonos, em 13 de Junho, enquanto do lado dos flamengos a vencedora foi a Nova Aliança Flamenga (NVA), favorável à independência da Flandres.

As divergências respeitam em particular aos temas mais sensíveis, como o conflito linguístico entre as duas comunidades e a autonomia regional reforçada pretendida pelas Flandres, mas também a questão do círculo eleitoral bilingue de Bruxelles-Hal-Vilvorde, que a Flandres quer eliminar, a nova lei de financiamento das regiões e o refinanciamento de Bruxelas.

domingo, 29 de agosto de 2010

Indonésia/Sumatra: Erupção de vulcão obriga à evacuação de 12 mil pessoas

O vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, na Indonésia, entrou hoje em erupção, obrigando à evacuação de cerca de 12 mil pessoas, anunciou o Centro de Alerta de Catástrofes Vulcânicas indonésio.

O vulcão está a lançar lava e nuvens de cinza a 1.500 metros de altura, de acordo com as autoridades locais.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, com mais de 17 mil ilhas, cerca de mil das quais habitadas, está situada sobre o chamado "Anel de Fogo" do pacífico, uma linha de vulcões activos e forte actividade sísmica que circunda a bacia do Oceano Pacífico.

EUA: Barack Obama marca hoje presença no 5° aniversário do furacão Katrina

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai marcar presença, este domingo, na cerimónia do 5º aniversário do furacão Katrina, em Nova Orleães, que deixou 80% da cidade submersa e vitimou 1500 pessoas.

Obama vai aproveitar a ocasião para reafirmar o seu compromisso com o Golfo do México, numa altura em que os norte-americanos se estão a revelar mais críticos em relação à forma como a sua administração reagiu à maré negra, que está a poluir o golfo desde Abril, do que em relação a George W. Bush quando o furacão Katrina destruiu o Sul do país em 2005.

A resposta da administração de Obama à maré negra foi considerada por muitos norte-americanos como demasiado lenta e excessivamente respeitosa com a BP.

O furacão Katrina atingiu Nova Orleães a 29 de Agosto de 2005 devido à ruptura de vários dos diques das margens do lago Pontchartain.

As férias de Obama terminam oficialmente hoje com esta deslocação à Nova Orleães.

sábado, 28 de agosto de 2010

Música: Nouvelle Vague editam trabalho com temas dos Heróis do Mar, Madredeus e Rádio Macau

Vários êxitos dos Rádio Macau, Madredeus e Heróis do Mar vão ser recordados num disco que a banda francesa Nouvelle Vague vai editar em Dezembro, revelou à agência Lusa Marc Collin, um dos elementos do grupo.

“Nesse trabalho vamos ter músicas dos Heróis do Mar, Madredeus, Rádio Macau, entre outros grupos portugueses, ou seja, o pop rock português dos anos 80 vai estar em destaque”, avançou.

Marc Collin falava à margem de um concerto dos Nouvelle Vague no Festival do Crato (Portalegre), espetáculo que acolheu milhares de fãs desta banda que tocou durante cerca de duas horas várias versões de bandas como os Depeche Mode, Sex Pistols e os The Clash.

“Este concerto do Crato é tipo um best of dos Nouvelle Vague”, acrescentou uma das vocalistas que se juntou ao grupo este ano, a lusodescendente Helena Noguerra (irmã de Lio).

Sobre o trabalho que vão editar em português, Helena Noguerra explicou que a primeira experiência sobre o que vai surgir nesse projeto, vai ser no dia 2 de Setembro, no Casino Estoril.

“Vamos tocar com os Heróis do Mar três canções do seu vasto trabalho”, disse.

Apreciador de fado e do público português, que diz ser “encantador”, Marc Collin explicou que os Nouvelle Vague inspiram-se “no mundo, no cinema e na música”, para dar um novo rumo aos temas que produzem.

Helena Noguerra, que adoptou durante o concerto de quinta-feira à noite no Crato uma performance “frenética”, assumiu que gosta de tocar em Portugal e de visitar o país porque lhe traz “muitas recordações”.

“Eu gosto de estar em Portugal porque os meus pais são portugueses e foram para a Bélgica. Eu nasci na Bélgica, mas gosto de estar aqui porque me traz muitas recordações”, declarou.

Os Nouvelle Vague, um dos projectos de música alternativa mais acarinhados em Portugal, vão lançar em Setembro um novo disco e ainda nesse mês um outro trabalho, sobre clássicos da música francesa.

“Agora que os Nouvelle Vague são mais conhecidos no panorama internacional, quero aproveitar essa situação para dar a conhecer ao resto do mundo as canções francesas”, sublinhou Marc Collin.

Num futuro próximo, os Nouvelle Vague vão voltar ao estúdio, estando previsto concertos em Dezembro, em Março e em vários festivais de música no Verão de 2011.

Irão: Lisboa é uma das cem cidades que se manifesta contra apedrejamento da iraniana

Lisboa é uma das cem cidades que vão aderir à concentração contra o apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43 anos, condenada à morte por adultério e cumplicidade na morte do marido.

Organizada pelo Comité Internacional Contra as Execuções (International Committee Against Execution), já aderiram a esta concentração países de todo o mundo, como o Japão, Iraque, Israel, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Holanda e Portugal.

Em declarações à Agência Lusa, Paula Cabeçadas, uma das organizadoras da iniciativa em Lisboa, disse que o objetivo é “o fim da pena de morte em geral”.

“O caso desta senhora é o principal pretexto para avançarmos para esta mensagem. Estamos contra a pena de morte dela e contra a pena de morte no geral”, disse Paula Cabeçadas.

A rede social Facebook é o principal meio utilizado para a divulgação da concentração, que se realiza hoje, sábado, pelas 18h, no Largo de Camões, em Lisboa.

“Não temos muitos meios para a divulgação. Fizemos uns cartazes, mas a grande divulgação é feita na Internet”, disse a organizadora.

Paula Cabeçadas disse ainda que têm tido “muitas pessoas” a aderirem à causa, mas quanto à sua participação na concentração já mostrou algumas dúvidas.

“Em Portugal estas coisas nunca têm a mesma participação do que no resto do mundo. A sociedade civil portuguesa não é uma sociedade civil muito ativa. As pessoas são um bocadinho comodistas”, afirmou.

Durante a concentração vai ser lida uma mensagem contra a “Lei Islâmica” e apelam a um “protesto global contra a lapidação e a pena de morte e pela vida de Sakineh Mohammadi Ashtiani”.

Luxemburgo: Aulas de dança, de canto e de DJ a partir de 1 Setembro, em Soleuvre

A associação sem fins lucrativos Coyote Production's vai abrir a partir de 1 Setembro uma escola de música em Soleuvre, facultando aulas de canto e cursos de DJ (disco-jóquei). Em Outubro, a mesma colectividade abre uma escola de dança para todas as idades.

Os interessados em inscrever-se nas aulas de canto devem ter entre 10 e 40 anos. Já os cursos de DJ exigem idades entre os 10 e 35 anos.

As actividades decorrem, na rue de Differdange, n°131, em Soleuvre.

Para mais informações, tel. 691 243 002 e/ou 264 808 93 (Ricardo Pinto).

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Meteorologia Luxemburgo: Chuva forte com possibilidade de trovoadas e inundações até às 22 horas


O Serviço de Meteorologia do aeroporto de Findel, no Luxemburgo, acaba de emitir um comunicado em que alerta para a possibilidade da ocorrência, até às 22 horas desta noite, de chuvas fortes acompanhadas de trovoada.
O sul do país deverá ser o mais afectado com possibilidade da ocorrência de inundações.
Desde as três da tarde desta sexta-feira o Serviço de Meteorologia já registou 28 litros de precipitação na zona do aeroporto, e prevê para esta noite quedas de água de 20 a 30 litros .

Paquistão: Novas inundações fazem um milhão de deslocados nas últimas 48 horas

Pelo menos um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas durante as últimas 48 horas devido a novas inundações no sul do Paquistão, segundo as estimativas hoje avançadas pelas Nações Unidas.

“Um desastre que já era enorme continua a piorar e por isso precisamos de uma resposta ainda maior. A magnitude desta crise está a alcançar níveis que vão além dos nossos receios iniciais”, alertou o organismo internacional.

A população mais afetada está agora concentrada na área que abrange os distritos de Qambar-Shahadkot e de Thatta até à província de Sindh (sul), onde os diques, canais e muros de proteção não estão a aguentar o caudal do rio Indo.

Por exemplo, a cidade de Thatta, onde residem cerca de 300 mil habitantes, foi hoje evacuada devido às chuvas torrenciais, que continuam a afetar a região.

“Demos ordens na quinta-feira à noite à população de Thatta para ir para zonas mais seguras porque as chuvas abriram uma fenda no dique principal que protege a cidade de Faqir Jogoth”, a alguns quilómetros a este de Thatta, explicou, em declarações à agência AFP, Manzoor Sheikh, responsável pelos serviços administrativos locais.

Hoje de manhã, as águas irromperam pela fenda, com uma largura de cerca de 20 metros, e inundaram plantações de algodão e de cana-de-açúcar, testemunhou um jornalista da AFP em Faqir Jogoth.

Vários milhares de pessoas deixaram a cidade em direção ao oeste e à localidade de Makli, a cinco quilómetros de Thatta, onde está instalado um campo de refugiados no alto de uma colina.

As inundações, as piores dos últimos 80 anos no território paquistanês, já fizeram pelo menos 1.600 vítimas mortais desde o fim do mês de junho e afetaram entre 15,5 a 20 milhões de pessoas.

Mais de oito milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de desalojados, precisam de uma ajuda de urgência, segundo as Nações Unidas.

Foto: Arquivo LW

Simão Sabrosa dabandona selecção portuguesa


Simão Sabrosa, extremo do Atlético Madrid, com 30 anos, renunciou hoje à selecção portuguesa, numa missiva endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Venho, pelo presente, e formalmente, comunicar junto de V.Exa. que, a partir desta data, e em virtude de motivos de ordem pessoal, não poderei estar disponível para representar oficialmente, e como jogador profissional, a selecção nacional de futebol", disse Simão, numa carta publicada na página do organismo.

Simão soma 85 internacionalizações AA, com 22 golos marcados.

"Foi uma tremenda honra e prazer vestir a camisola da selecção nacional e representar e servir Portugal durante todos estes anos, e estou extremamente orgulhoso por ter feito parte de equipas tão extraordinárias que conquistaram tantas vitórias neste mundo do futebol", explica ainda o jogador.

O avançado revela também que, "após uma profunda reflexão", chegou o "momento de colocar um termo" à sua presença "enquanto jogador profissional a representar a selecção dentro de campo, dando assim espaço também a que novos valores possam fazer o seu percurso de sucesso".

"Recordo ainda hoje, com muito orgulho, o dia em que, com 15 anos, representei Portugal pela primeira vez, e desde essa data outros fantásticos momentos como ter sido campeão europeu de sub-16, a minha primeira internacionalização A contra Israel, jogo em que marquei também um golo, ter sido vice-campeão europeu em 2004, naquele que foi considerado o melhor Europeu de sempre e organizado pelo nosso país, bem como ainda o Mundial de 2006, em que vivi momentos que jamais esquecerei".

Simão Sabrosa agradece aos "colegas, médicos, massagistas, selecionadores, treinadores, corpo técnico e dirigentes" e aproveita para dizer que continuará "sempre a apoiar a selecção fora das quatro linhas e ainda para desejar a todos os maiores sucessos futuros".

O presidente da FPF, Gilberto Madaíl, elogiou o percurso de Simão, também numa nota publicada na página do organismo e salientou o "empenho que o avançado demonstrou ao serviço" de Portugal.

"Fiquei emocionado ao ler a carta que o Simão me enviou. Lamento a decisão, mas tenho, naturalmente, que aceitá-la, respeitando os motivos invocados, para além de registar com agrado as suas palavras de apoio. Nesta altura, devo destacar e agradecer todo o empenho com que o Simão sempre encarou os trabalhos da ‘Equipa de Todos Nós’. Tive muitas conversas com ele ao longo dos tempos, até pelo facto de ele ser um dos capitães de equipa e recordo bem o grande orgulho que sentia em representar Portugal. Esse era o valor mais importante para ele. Nunca me esquecerei dos bons momentos que vivemos na selecção - e foram muitos", disse Madaíl.

O líder federativo aplaude ainda o talento do jogador, formado no Sporting.

"Quer pelo seu enorme talento, quer por esta enorme vontade de servir o país da melhor maneira possível, o Simão é e será sempre um símbolo da selecção nacional. Agradeço-lhe, em meu nome pessoal, da FPF e do futebol português, tudo o que fez pela nossa selecção, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais", afirmou Gilberto Madaíl.

França: Vaticano compara expulsão de ciganos a “novo holocausto”

As perseguições aos ciganos constituem “uma espécie de novo holocausto”, disse em entrevista à agência de informação I.Media o arcebispo Agostino Marchetto, secretário do Conselho Pontifício para os emigrantes.

Ao referir-se à decisão do governo francês em proceder ao desmantelamento dos acampamentos e à repatriação dos ciganos, Marchetto assegurou: “Não posso alegrar-me com o sofrimento dessas pessoas, em particular quando se trata de pessoas débeis e pobres que são perseguidas, que também são vítimas de um ‘Holocausto’ e vivem sempre escapando aos que as perseguem.”

No domingo, o papa Bento XVI e no decurso do Angelus também apelou em francês ao respeito pela “legítima diversidade humana”, numa referência ao repatriamento de ciganos decidida pelo Governo francês.

Luxemburgo envia ajuda humanitária para o Paquistão

O Governo vai enviar a 19 de Setembro uma missão de ajuda humanitária para ajudar as vítimas das inundações do Paquistão, anunciaram ao final da manhã de hoje os ministros da Defesa e da Cooperação, Jean-Marie Halsdorf e Marie-Josée Jacobs.

No dia 19 de Setembro, um avião "Antonov" irá transportar uma máquina de purificação de água, um helicóptero para evacuação médica da Air Rescue, dois jeeps e as respectivas equipas operacionais. "O transporte implica um custo de 700 mil dólares", adiantou o ministro da Defesa.

Uma equipa de oito pessoas vai permanecer quatro semanas no Paquistão para auxiliar a população e dar formação de socorrismo.

Ao todo, o Governo desbloqueou uma verba de 2 milhões de euros que incluem os custos da operação humanitária. Além disso, no final da missão, o Luxemburgo vai doar a máquina de purificação de água (com capacidade para tratar 30 mil litros por dia) e os dois veículos.

"Trata-se de uma obrigação do Luxemburgo enquanto país desenvolvido", frisou Jean-Marie Halsdorf.

Novas inundações fazem um milhão de deslocados nas últimas 48 horas


Pelo menos um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas durante as últimas 48 horas devido a novas inundações no sul do Paquistão, segundo as estimativas hoje avançadas pelas Nações Unidas. Leia +

Foto: Arquivo LW

Luxemburgo: ADR quer mudar sistema eleitoral para benefício próprio

O ADR (Partido Alternativo Reformador Democrático) propôs ontem um novo modelo de repartição dos assentos parlamentares na Câmara dos Deputados. Caso esse sistema vigorasse aquando das últimas eleições legislativas, os reformadores teriam recuperado o lugar perdido no Parlamento.

Para o ADR, o actual sistema eleitoral é "injusto" e "inconstitucional". Os reformadores estimam que com o actual modo de cálculo o peso eleitoral não é o mesmo em todas as circunscrições (divisões administrativas eleitorais do país), beneficiando as grandes em detrimento das pequenas.

Os reformadores propõem um modelo que tenha em conta o número real dos eleitores. O partido aponta como exemplo o facto de a circunscrição do Centro ter o dobro de eleitores da região do Leste e eleger o triplo dos deputados.

Com o sistema apresentado pelo ADR, o partido recuperaria o deputado Robert Mehlen pela circunscrição do Leste.

Já os Verdes ("Déi Gréng") iriam perder um assento parlamentar, ao contrário dos restantes partidos que manteriam o mesmo número de deputados.

Foto: Serge Waldbillig

Luxemburgo/A3-A6: Engarrafamento dura há quase quatro horas devido a camião acidentado

O reboque de um camião virou-se esta manhã pouco antes das 8h da manhã no nó de Gasperich, entre a A6 e a A3, no sentido Luxemburgo-Dudelange, depois de o motorista ter perdido o controlo do veículo, tendo ido embater contra as barreiras de segurança.

O condutor do camião saiu ileso do acidente.

O veículo acidentado num dos nós rodoviários mais frequentados do país e a uma hora de ponta provocou de imediato engarrafamentos que se estenderam e continuam a estender-se, há quase quatro horas, além da saída de Bridel, na A6, no sentido Arlon-Luxemburgo.

A polícia fechou uma das faixas de rodagem mas a remoção do veículo pesado está a ser difícil e lenta.

A polícia aconselha os automobilistas a optarem por itinerários alternativos no sentido Arlon-Luxemburgo e Luxemburgo-Dudelange.

Imagens em tempo real da zona do acidente e dos engarrafamentos podem ser visionados em www.cita.lu

Foto: Marc Wilwert

Liga dos Campeões: Benfica e Braga conhecem adversários


O Benfica vai defrontar os franceses do Lyon, os alemães do Schalke 04 e os israelistas Hapoel Telavive, no Grupo B da Liga dos Campeões de futebol, ditou o sorteio realizado ontem em Monte Carlo, no Mónaco.

Os "encarnados" estreiam-se frente ao Schalke 04, a 14 ou 15 de Setembro, jogando depois com o Lyon, a 28 ou 29, antes da jornada dupla com o Hapoel, a 19 ou 20 de Outubro e a 02 e 03 de Novembro.

O Benfica fecha a participação na fase de grupos com o Schalke 04, a 23 ou 24 de Novembro, e com o Lyon, a 07 ou 08 de Dezembro.

O Sporting de Braga ficou no grupo dos ingleses do Arsenal, dos ucranianos do Shakhtar Donetsk e dos sérvios do Partizan Belgrado, no Grupo H.

Os minhotos estreiam-se frente ao Shakhtar Donetsk, a 14 ou 15 de Setembro, defrontando depois o Partizan Belgrado, a 28 ou 29, antes da jornada dupla com o Arsenal, a 19 ou 20 de Outubro e a 02 e 03 de Novembro.

Os arsenalistas fecham a participação na fase de grupos da principal prova europeia de clubes frente ao Shakhtar Donetsk, a 23 ou 24 de Novembro, e ao Partizan Belgrado, a 07 ou 08 de Dezembro.

O FC Porto confirmou ontem a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, onde terá a companhia do Sporting, ao golear no Dragão o Genk da Bélgica, por 4-2.

Os portistas despedem-se do "play-off" da Liga Europa com um agregado de 7-2, depois de já terem vencido na Bélgica, por 3-0.

O brasileiro Hulk rubricou um "hat-trick", com golos aos 36, 59, de grande-penalidade, e 63, tendo o restante tento dos "dragões" pertencido a Fernando, aos 53. O Genk marcou, aos 22 e 56 minutos, por intermédio de Vossen.

O Sporting também ficou apurado para a fase de grupos da Liga Europa ao afastarsensacionalmente o Brondby (3-0 na Dinamarca, 3-2 no agregado), enquanto o Marítimo foi eliminado pelo BATE Borisov, ao perder no Funchal, por 2-1 (5-1 nas duas mãos).

Luxemburgo: Jovem desapareceu domingo em Ettelbruck

Svetlana Novikov, de 18 anos, desapareceu no domingo, cerca das 18h, do Centro Hospitalar Neuro-Psiquiátrico de Ettelbruck (CHNP), onde estava internada.

A jovem é loira, mede 1,56m e pesa 85 quilos. No momento do seu desaparecimento, durante um passeio no recinto daquela clínica, a jovem vestia roupa escura.

A Polícia Grã-Ducal indica que a jovem também responde às alcunhas de Gorbaschova, Gudmenko ou Vadianova.

As eventuais testemunhas com qualquer tipo de informação devem contactar a Polícia pelo tel. 113.

Foto: Polícia Grã-Ducal

Luxemburgo: Visitas ao Palácio Grão-Ducal ainda até domingo

Um dos grandes símbolos e orgulhos do país é a residência oficial do Grão-Duque Henri e da sua família, na rue du Marché-aux-Herbes, no coração da capital luxemburguesa.

Em torno do palácio, que é apenas utilizado como residência dos soberanos para recepções oficiais, já que a sua residência diária é no Castelo de Berg, reina sempre a curiosidade de muitos turistas em saber onde e como vive família real, como são os quartos e salões do palácio e que tipo de obras de arte decoram os espaços.

Para proporcionar momentos inesquecíveis aos habitantes e turistas do Luxemburgo, as portas do palácio grão-ducal estão abertas ao público desde Julho e até domingo, 29 de Agosto.

As visitas guiadas decorrem diariamente nas três línguas oficiais do Luxemburgo (luxemburguês, francês e alemão), mas também em inglês e holandês.

Um pouco de história

Como cartão de visita da residência grã-ducal citadina deparamo-nos com uma fachada excepcional do séc. XV. Contudo, este monumento imponente, teve já várias funções em termos de representação de Estado e outras.

O edifício foi construído entre 1572 e 1574 com o intuito de acolher a "mairie" (Câmara Municipal) da capital. Depois de ter sido prefeitura, tornou-se a sede do Governo. Em 1890, a antiga câmara municipal é transformada pelas mãos do arquitecto de Estado Charles Arendt e pelo belga Gédéon Bordiau. Em 1890, o grão-duque Adolphe elege o edifico para sua residência oficial. E assim permaneceu até hoje, sendo a residência oficial dos actuais soberanos quando estes se deslocam à capital.

O edifício foi restaurado em 1995 e é uma das atracões turísticas mais importantes do país.

Desde 1977, o palácio convida residentes e turistas para visitas guiadas organizadas pelo "Luxembourg City Tourist Office" (LCTO).

Os bilhetes (7 euros para adultos; 3,5 euros para crianças) são vendidos nas instalações do LCTO na place Guillaume II (Knuedler), na capital, e as receitas da venda revertem para a Fundação do Grão-Duque Henri e da Grã-Duquesa Maria-Teresa.

Todas as informações, assim como reservas, podem ser obtidas através do tel. 22 28 09 (por mail guides@lcto.lu ou em www.lcto.lu ).

GV
Foto: Tessy Hansen (LW) / LCTO

Portugal: Estado deve a presidentes das Juntas de Freguesia 8 meses de salário

Os cinco milhões de euros aprovados no Orçamento do Estado (OE) para 2010 para os vencimentos dos presidentes das juntas de freguesia a tempo inteiro "ainda não foram pagos", disse à Lusa o presidente da ANAFRE.

Segundo Armando Vieira, as verbas "ainda não foram pagas, embora tenham sido aprovadas pela Assembleia da República".

"Falta dinheiro"

A secretaria de Estado da Administração Local confirmou que as verbas ainda não foram pagas, argumentando que o valor "é manifestamente insuficiente para o pagamento de todos os elementos das Juntas de Freguesia abrangidos pelo regime de Permanência". Numa nota enviada à Lusa, o gabinete liderado por José Junqueiro explica que, "notoriamente, os cálculos da oposição não foram correctos, o que coloca agora a Administração Local numa situação de injustiça, ou paga a alguns presidentes de Junta e não paga a outros, ou, enquanto não houver uma solução equitativa, não vai criar uma situação de injustiça entre pares".

Assim, o Governo pretende "aguardar que a Assembleia da Republica, a mesma que aprovou a verba de 5 milhões de euros, crie ou defina uma situação de rateio que permita o pagamento, integral ou parcial, dos presidentes de junta que exerçam o cargo em regime de permanência".

Paquistão: Novas inundações fazem um milhão de deslocados

Pelo menos um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas durante as últimas 48 horas devido a novas inundações no sul do Paquistão, segundo as estimativas hoje avançadas pelas Nações Unidas.

“Um desastre que já era enorme continua a piorar e por isso precisamos de uma resposta ainda maior. A magnitude desta crise está a alcançar níveis que vão além dos nossos receios iniciais”, alertou o organismo internacional.

A população mais afetada está agora concentrada na área que abrange os distritos de Qambar-Shahadkot e de Thatta até à província de Sindh (sul), onde os diques, canais e muros de proteção não estão a aguentar o caudal do rio Indo.

Por exemplo, a cidade de Thatta, onde residem cerca de 300 mil habitantes, foi hoje evacuada devido às chuvas torrenciais, que continuam a afetar a região.

“Demos ordens na quinta-feira à noite à população de Thatta para ir para zonas mais seguras porque as chuvas abriram uma fenda no dique principal que protege a cidade de Faqir Jogoth”, a alguns quilómetros a este de Thatta, explicou, em declarações à agência AFP, Manzoor Sheikh, responsável pelos serviços administrativos locais.

Hoje de manhã, as águas irromperam pela fenda, com uma largura de cerca de 20 metros, e inundaram plantações de algodão e de cana-de-açúcar, testemunhou um jornalista da AFP em Faqir Jogoth.

Vários milhares de pessoas deixaram a cidade em direção ao oeste e à localidade de Makli, a cinco quilómetros de Thatta, onde está instalado um campo de refugiados no alto de uma colina.

As inundações, as piores dos últimos 80 anos no território paquistanês, já fizeram pelo menos 1.600 vítimas mortais desde o fim do mês de junho e afetaram entre 15,5 a 20 milhões de pessoas.

Mais de oito milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de desalojados, precisam de uma ajuda de urgência, segundo as Nações Unidas.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alemanha: Fado bailado em Trier, este sábado

No sábado, 28 de Agosto, vai haver uma "Noite de Fado", às 20h, no pátio do Palácio Eleitoral ("Kurfürstlichen Palais") em Trier, na Alemanha, a cerca de 50 km da cidade do Luxemburgo.

O espectáculo mescla fado e dança moderna. Enquanto as melodias portuguesas ficam a cargo de quatro músicos lusos, a coreografia é assegurada por cinco bailarinos alemães.

Caso o tempo não favoreça o espectáulo ao ar livre, este terá lugar na igreja abacial de St. Maximin (na rua Maximin, "Maximinstrasse"), na mesma cidade.

O "Kurfürstlichen Palais" fica situado no n°3 da praça Willy Brandt (Willy-Brandt-Platz, 3), em Trier.

Esta é uma iniciativa do Festival de Música da Região alemã do Mosela (Moselmusikfestival), organizado anualmente em Trier, em colaboração com a Associação Cultural Portuguesa daquela cidade ("Portugiesischer Kulturverein", tel. 0049-06512 58 18).

Entrada: 23 euros.

Mais informações e pormenores em www.moselmusikfestival.de

Eurobarómetro: Europeus querem governo económico mais forte

Cerca de 75% dos cidadãos das União Europeia (UE) consideram que uma melhor coordenação das políticas económicas e financeiras entre os Estados membros ajudaria a combater a crise.

De acordo com uma sondagem realizada pela UE, no seu "Eurobarómetro da Primavera de 2010", 72% dos inquiridos querem melhor fiscalização dos grandes grupos financeiros internacionais e, em média, os europeus acreditam mais na UE como a mais capaz para tomar medidas contra os efeitos da crise.

Quanto às medidas para cortar os números do défice e da dívida pública em cada um dos seus países, em média 74% dos europeus acreditam que estas não podem ser adiadas.

Entre os mais optimistas estãos os cidadãos residentes no Luxemburgo: 81% deseja um governo económico europeu mais forte, contra 75% no ano passado. Os belgas e os alemães são ainda mais exigentes, 87% e 85%, respectivamente.

A opinião dos cidadãos portugueses, embora num modo geral esteja em linha com a da média europeia, não é, no entanto, tão optimista.

Quanto ao efeito da coordenação dos países em termos de políticas económicas, em que a média é de 75%, cerca de 62% dos portugueses acreditam que esta pode ajudar a melhor enfrentar os efeitos da crise, sendo o segundo país menos otimista em 27, apenas ultrapassado pelo Reino Unido, com 60%.

Portugal: Ministro escusa-se a falar de responsabilidade do acidente na A25 antes de conclusão do inquérito

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, escusou-se hoje a fazer comentários à penalização nos pagamentos à concessionária que gere a A25, remetendo esclarecimentos sobre a responsabilidade do acidente de segunda-feira para o final do inquérito que está a decorrer.

Também a Ascendi, concessionária da A25, disse hoje que só depois de apurados os índices de sinistralidade anuais nas várias concessões será possível determinar o efeito do acidente de segunda-feira nos pagamentos anuais que a concessionária recebe do Estado.

“O contrato de concessão da A25 estabelece um regime anual de prémios ou deduções nos pagamentos a efetuar à concessionária conforme o índice geral de sinistralidade da concessão seja, respetivamente, inferior ou superior ao Índice de Sinistralidade Médio do conjunto das autoestradas nacionais”, refere a Ascendi.

Foto: Lusa

Luxemburgo: Rue Large e Montée du Grund na capital fechadas ao trânsito devido à rodagem de um filme

A rue Large e a Montée du Grund, na cidade do Luxemburgo, vão estar hoje encerradas das 15 às 3 horas da manhã devido à rodagem de um filme, adiantava esta manhã o site da televisão luxemburguesa RTL.

Foto: Anouk Antony

Luxemburgo: Primeiro drive-in abre hoje em Belval, bilhetes já à venda

Abre esta quinta-feira um cinema drive-in no bairro de Belval com sessões diárias às 22h e isto até domingo, 29 de Agosto. Os automóveis podem entrar no recinto a partir das 20h30. Este tem capacidade para 130 carros.

Esta experiência de cinema ao ar livre à americana em que os espectadores ficam dentro dos seus automóveis e devem sintonizar uma dada frequência para ouvir o som do filme enquanto este é exibido numa tela gigante existe há décadas nos Estados Unidos mas é pouco difundida na Europa.

No Luxemburgo existem algumas ocasiões de ver filmes ao ar livre no Verão, nomeadamente nas sessões "open air" em Echternach ou na place du Théâtre, na cidade do Luxemburgo, mas resumem-se a sessões em que o espectador está numa plateia a céu aberto e tem que abdicar do seu carrito.

Um drive-in à americana foi experimentado há alguns anos em Bettembourg, mas o projecto não durou.

Esta é para já uma experiência-piloto da autarquia de Sanem em colaboração com a Caramba, a empresa que gere o complexo de cinemas do Belvalplaza.

Até domingo estão em cartaz seis filmes:

Quinta-feira, dia 26:
- "Bienvenue chez les Ch'tis", às 22h, abertura dos portões aos automóveis às 20h30

Sexta-feira, dia 27:
- "Grown ups", às 22h, abertura dos portões aos automóveis às 20h30
- "Grindhouse: Death Proof", às 02h00, abertura dos portões às 00h30

Sábado, dia 28:
- "Grease", às 22h, abertura dos portões aos automóveis às 20h30
- "Grindhouse: Planet Terror", às 02h00, abertura dos portões aos automóveis às 00h30

Domingo: dia 29:
- "Bullit", às 22h, abertura dos portões aos automóveis às 20h30


Os bilhetes estão em pré-venda no site caramba.lu ou na bilheteira no dia das sessões. Mais informações pelo tel. em 575758.

Foto: Shutterstock

Portugal: Concessionária que gere A25 vai ser penalizada... recebendo menos dinheiro do Estado

A concessionária que gere a auto-estrada A25, onde na segunda-feira ocorreram acidentes que envolveram 56 veículos, causaram 5 mortos e 72 feridos, vai receber menos dinheiro do Estado português este ano por causa da existência dessa ocorrência, prevê o contrato de concessão.

A Ascendi, que tem a concessão da A25, que faz parte da SCUT Beira Litoral e Alta, é penalizada nos pagamentos que recebe em função dos índices de sinistralidade, ao abrigo do contrato de concessão em vigor.

Do ponto de vista da intervenção nessa auto-estrada, a Ascendi afirmou esta semana à Lusa que não pretende “de momento” tomar medidas relativamente ao sublanço da A25, até porque ali não havia ainda registo de qualquer acidente antes dos de segunda-feira.

Em resposta escrita a questões da Lusa, a Ascendi referiu, na altura, que, “desde a abertura do sublanço de que este local faz parte (em Setembro de 2005), nenhum acidente” se tinha ali registado.

A A25 resultou da transformação em auto-estrada do IP5.

Luxemburgo: Nancy Wolff desapareceu há 4 meses de Ettelbruck

A Polícia Grã-Ducal voltou a pedir, esta semana, a eventuais testemunhas que contactem as autoridades caso tenham informações relacionadas com a jovem Nancy Wolff, de 26 anos, desaparecida de Ettelbruck desde Maio.

Este novo apelo surge na sequência de uma nova pista que indica que a jovem foi vista no sábado, 1 de Maio, pelas 22h30, na companhia de um homem, à saída do apartamento de Nancy em Ettelbruck. A jovem e o homem teriam entrado num Opel Astra cinzento estacionado na rue Dr. Herr. O homem teria entrado do lado do condutor e arrancado a toda a pressa. Desde então, não se soube mais nada sobre o paradeiro da jovem.

As eventuais testemunhas com qualquer tipo de informação devem contactar a Polícia pelo tel. 113.

Família promete recompensa

A família de Nancy Wolff promete uma recompensa importante a toda e qualquer pessoa que permita encontrar a jovem ou elucidar o desaparecimento da jovem.

Primeiro-ministro francês interpela Durão Barroso: Paris defende veto à entrada da Roménia no Espaço Schengen

A França defende o veto à entrada da Roménia no Espaço Schengen (espaço europeu de livre circulação de pessoas e mercadorias) caso Bucareste não lute com maior firmeza contra o fluxo de imigração irregular, segundo noticia avançada ontem pelo diário espanhol El País.

Numa carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o chefe do governo francês, François Fillon (na foto), sustenta que os quatro mil milhões de euros de fundos europeus entregues à Roménia devem ser usados para resolver a imigração ilegal, sugerindo como medida de pressão o bloqueio do seu ingresso no Espaço Schengen.

A França tem repatriado centenas de ciganos romenos em situação irregular, ao abrigo de uma política securitária do presidente Nicolas Sarkozy, criticada pela União Europeia por atentar contra o direito de livre circulação de pessoas.

Durante uma visita ontem à França, o secretário de Estado romeno, Valentin Mocanu, acordou com o da Segurança Pública francês, Valentin Fatuloiu, em cooperar "melhor" na reinserção dos ciganos.

O presidente romeno, Traian Basescu, advoga a criação de um plano de integração europeu dos ciganos, ideia defendida há dois anos face à alegada perseguição sobre a etnia por parte das autoridades italianas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cavaco Silva promulgou o novo Estatuto do Aluno

O Presidente da República já promulgou o Estatuto do Aluno, que acaba com as provas de recuperação e volta a distinguir faltas justificadas e injustificadas.

Contactada pela Lusa, fonte da assessoria de imprensa da Presidência da República confirmou que o diploma já foi promulgado.

A nova versão do Estatuto do Aluno foi aprovada no Parlamento em votação final global a 22 de julho, com os votos favoráveis de PS e CDS-PP.

PSD, PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes votaram contra.

Apesar de entre a aprovação do Parlamento e a promulgação do diploma ter apenas decorrido um mês, segundo as associações de diretores contactadas pela Lusa anteriormente, serão ainda necessários “um a dois meses” para adaptar os regulamentos internos ao novo Estatuto do Aluno.

O novo diploma acaba com as provas de recuperação, realizadas pelos alunos com excesso de faltas, independentemente da sua natureza, um mecanismo introduzido pelo anterior Governo com o apoio da então maioria socialista.

É recuperada a distinção entre faltas justificadas e injustificadas e são reduzidos os prazos dos procedimentos disciplinares, alterações propostas por todos os partidos, incluindo os que vão votar contra, e pelo próprio Governo, que também tinha apresentado propostas nesse sentido.

O Estatuto do Aluno determina ainda que o "incumprimento reiterado" do dever de assiduidade determina "a retenção" do aluno.

No 1º ciclo do ensino básico, o aluno não poderá dar mais de dez faltas injustificadas e nos restantes ciclos as ausências não podem exceder o dobro do número de tempos letivos semanais, por disciplina.

Quando atingido metade destes limites, os pais são convocados à escola para serem alertados para as consequências da violação do limite de faltas e para se procurar uma solução.

Caso tal não seja possível, a escola informa a comissão de proteção de crianças e jovens.

Com a ultrapassagem dos limites de faltas, é determinado ao aluno um plano individual de trabalho a realizar em período suplementar ao horário letivo.

Este plano "apenas poderá ocorrer uma única vez no decurso de cada ano letivo".

Entre as medidas corretivas, constam a advertência, a determinação de tarefas de integração escolar, o condicionamento de acesso a determinados espaços, sendo as três últimas da competência do diretor.

Poderá ocorrer ainda a expulsão da sala de aula, tendo o docente a possibilidade de marcar falta.

Das medidas disciplinares sancionatórias constam a repreensão registada, a suspensão por um dia, a suspensão até dez dias e a transferência de escola, sendo esta última determinada pelo diretor regional de educação.

O diretor da escola pode ainda decidir "sobre a reparação dos danos provocados pelo aluno no património escolar".

Pais e estudantes devem ainda, no momento da matrícula, conhecer o regulamento interno da escola e subscrever uma declação anual de aceitação, bem como de "compromisso ativo" quando ao seu cumprimento.

"Os pais e encarregados de educação são responsáveis pelos deveres de assiduidade e disciplina dos seus filhos e educandos", lê-se na nova redação do artigo 6, número 3.

"Os pais e encarregados de educação são responsáveis pelos deveres de assiduidade e disciplina dos seus filhos e educandos", lê-se na nova redação do artigo 6, número 3.

Os regulamentos internos das escolas podem prever prémios de mérito destinados a distinguir os alunos.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Brasil: Africanos representam 65 por cento dos refugiados, a maioria são angolanos

O Brasil abriga atualmente 4.305 refugiados, sendo 65 por cento da África, com destaque para Angola, informou hoje o Comité Nacional para os Refugiados (Conare).

Dados do Conare, ligado ao Ministério da Justiça, indicam que, depois da África, o continente americano a região que contribui com mais refugiados (22,16 por cento), seguida da Ásia (10,41 por cento) e Europa (2,27 por cento).

A legislação brasileira determina a concessão de refúgio, quando há perseguição no país de origem, por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social, opiniões, ou grave violação de direitos humanos.

Os dados do Conare, citados pela Agência Brasil, indicam que há 78 nacionalidades entre os refugiados no Brasil, com Angola a liderar a lista, com 1.688, seguida da Colômbia (589), República Democrática do Congo (431), Libéria (259) e Iraque (201).

Atualmente, o número de refugiados em todo o mundo chega aos cerca de 15 milhões, segundo as Nações Unidas (ONU), tendo os países em desenvolvimento como destino preferencial.

Em 2009, cerca de 43,3 milhões de pessoas foram forçadas a deslocar-se por causa de conflitos e perseguições em todo o mundo.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Risco da dívida portuguesa é o segundo que mais sobe no Mundo

O risco da dívida pública portuguesa é o segundo que mais sobe no mundo, apenas superado ligeiramente pelo Vietname, agravando-se 3,66 por cento, de acordo com os dados da CMA.

Os Credit Default Swaps (CDS) associados aos títulos de dívida pública portugueses com maturidade a cinco anos agravavam-se hoje em 3,66 por cento, para os 305,6 pontos base.

A subida de 10,8 pontos base registada hoje face ao fecho de terça feira faz com que o custo para segurar os títulos de dívida a cinco anos, medido pela CMA, se agrave para os 305,6 mil euros anuais.

No ‘top 8’ do custo dos CDS que mais se agravam hoje, apenas o Vietname supera Portugal, com o custo dos seus CDS a aumentar em 3,67 por cento, sendo que o aumento em pontos base é inferior, situando-se atualmente nos 259,57 pontos, menos 45 pontos base do que no caso de Portugal.

O terceiro que mais agrava é Itália, cujo custo dos CDS estão a subir 3,43 por cento para os 219,39 pontos base.

Dos oito que mais pioram durante o dia de hoje, de acordo com os dados compilados pela CMA, Portugal é o que maior valor tem nos credit default swaps associados à sua dívida a cinco anos.

Este agravamento surge no mesmo dia em que o Estado português colocou no mercado 1.301 milhões de euros em dívida pública a seis e dez anos, com juros mais altos do que em emissões anteriores com as mesmas maturidades e um dia depois da Standard & Poor’s cortar o ‘rating’ da Irlanda.

Desporto: Andy Schleck não participa no campeonato do mundo de ciclismo

O ciclista luxemburguês Andy Schleck não vai participar nos Mundiais de Estrada em Melbourne para se concentrar nas Voltas à Espanha e à Lombardia.

O segundo classificado da última Volta à França quer evitar a longa viagem à Austrália para estar na máxima força na Vuelta, que começa no sábado e termina a 19 de Setembro. Já a Volta à Lombardia tem início a 16 de Outubro.

A Federação de Ciclismo Luxemburguesa (FSCL) comunica ainda que, apesar da ausência de Andy Schleck, cinco ciclistas luxemburgueses vão marcar presença em Melbourne.

Foto: Arquivo LW

Portugal lidera ranking da UEFA

Portugal lidera o “ranking” da UEFA da temporada 2010/11, depois de o Sporting de Braga garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, e ocupa o sexto lugar da hierarquia das últimas cinco temporadas.

Com o triunfo de terça feira do Sporting de Braga sobre o Sevilha, Portugal passou a somar 17 pontos, sete dos quais conquistados pelos bracarenses, fruto de um triunfo na pré-eliminatória e dois no “play-off”, recebendo mais quatro pontos de bónus pela qualificação.

O Benfica, que ainda não jogou, mas tem entrada direta na “Champions”, já tem quatro pontos, tantos como o Marítimo, mais dois do que o Sporting e três do que o FC Porto.

Na segunda posição desta tabela está a Sérvia, com 14 pontos, seguida de Israel, com 13,5.

No “ranking” das últimas cinco temporadas, Portugal subiu ao sexto posto, que permitiria que duas equipas lusas entrassem diretamente para a fase de grupos da "Champions", enquanto uma terceira entraria na terceira pré-eliminatória. Na Liga Europa entrariam as mesmas três.

Contudo, Portugal terá uma “luta” dura por esta posição com a Rússia, que poderá ultrapassar hoje as cores lusas, caso o Zenit se qualifique para a fase de grupos, e com a Ucrânia.

O Sporting de Braga e o Benfica lideram também a lista do coeficiente das equipas nesta época, com 4,7200, numa tabela liderada por equipas que estão na fase de grupos da Liga dos Campeões.

No “ranking” das últimas cinco temporadas, Portugal tem quatro equipas entre as 40 melhores, com o FC Porto a continuar a ser o melhor, na 15.ª posição, seguido de Benfica (21.º), Sporting (23.º) e Sporting de Braga (38.º). Apesar da eliminação com o Sporting de Braga, o Sevilha continua no “top-10”, ocupando a nona posição, numa lista liderada pelo Manchester United, seguido do FC Barcelona e do Chelsea.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: Lusa

Filipinas: Suspensos quatro polícias que puseram fim a sequestro

As autoridades filipinas suspenderam hoje quatro oficiais da polícia que dirigiram o ataque que pôs termo ao sequestro de um autocarro com turistas, em Manila, anunciou o porta-voz da polícia nacional.

"Enquanto se esperam os resultados do inquérito, foram suspensos das funções que desempenhavam”, disse aos jornalistas o superintendente Agrimero Cruz.

Os quatro homens dirigiram o grupo de 200 polícias de uma unidade de elite que atacou na segunda feira à noite o autocarro em que dezena e meia de chineses de Hong Kong estavam sequestrados desde a manhã por um antigo inspetor da polícia.

Oito destes turistas foram mortos e um ficou ferido com gravidade, enquanto o sequestrador foi abatido. Quatro dos ocupantes saíram ilesos no final do sequestro.

A polícia reconheceu ter cometido erros “evidentes” na gestão da operação.

Senadora belga critica Luxemburgo devido às restrições dos abonos para os fronteiriços

A senadora belga Dominique Tilmans (na foto) instou ontem o Governo do seu país a colocar na agenda europeia as restrições dos abonos de família aos trabalhadores fronteiriços por parte do Governo luxemburguês.

A ministra do Emprego da Bélgica, Joëlle Milquet, vai presidir nos próximos quatro meses o Conselho do Emprego da União Europeia. Dominique Tilmans quer aproveitar a ocasião para incitar o Luxemburgo a mudar de posição.

"As decisões tomadas pelo Grão-Ducado e os seus efeitos colaterais irão levar à existência de duas categorias de trabalhadores com direitos sociais distintos seguindo o critério do local de residência", escreve a senadora de centro-direita num comunicado.

Recorde-se que está prevista uma grande manifestação organizada pelos sindicatos OGB-L e LCGB a 16 de Setembro, às 17h, na place Clairefontaine, na cidade do Luxemburgo, para protestar contra o novo sistema de bolsas para o ensino superior que deixa de fora os filhos dos trabalhadores fronteiriços.

Paralelamente, desaparece o abono adicional por cada criança ("boni pour enfant") e a dedução fiscal sobre os custos de deslocação vai ser reduzida para metade.

Foto: Léonard Bovy

Amizade Portugal-Luxemburgo promove "Encontro Sénior Internacional"

A Associação Portugal-Luxemburgo (APL) organiza entre os próximos dias 2 e 10 de Setembro o "Encontro Sénior Inernacional" no "Club Haus Beim Kiosk" em Schifflange.

A iniciativa dá continuidade ao bem sucedido "FESTIVASION" e pretende promover encontros interculturais e intergeracionais, bem como combater o isolamento e a solidão dos seniores luxemburgueses e imigrantes.

Estão previstas uma série de actividades, desde cursos de informática e de luxemburguês, até ateliês de relaxamento, de dança de salão-rumba, de história, de joalharia, de ioga do riso, de cozinha do mundo e de decoração da Casa de Cuidados de Schifflange.

A participação em todas as actividades é gratuita e aberta a qualquer idade, mas é necessário inscrever-se junto da APL (tel. 44 74 33 42) ou da "Maison des Associations" (tel. 26 68 31 09) e ou do "Club Haus Beim Kiosk" (26 54 04 92).

Obtenha mais informações via correio electrónico sara.mercaperpi@mda.lu, benevoles@amitie.lu e beimkiosk@clubsenior.lu

Foto: Anouk Antony

Imprensa espanhola fala em derrota "estrondosa" do Sevilha frente ao Braga


As edições digitais da imprensa espanhola reagiram hoje com estupefação à eliminação do Sevilha perante o Sporting de Braga, no “play-off” da Liga dos Campeões em futebol.

O maior jornal desportivo do país, a Marca, coloca em título “uma eliminação que passará fatura”, qualificando a derrota como “a mais estrondosa da história do Sevilha”, às mãos de um Sporting de Braga “muito compacto”.

“O Sevilha foi sempre a reboque da equipa portuguesa e pagou caro os seus erros”, pode ler-se no comentário ao jogo do jornal Marca, que “põe em dúvida a continuidade” do treinador António Alvarez depois desta “eliminação surpreendente”.

Outro jornal desportivo de Madrid, o As, titula que Lima (avançado do Sporting de Braga) “pôs assinatura no desastre do Sevilha”, para mais adiante resumir que Lima e Matheus (autores dos quatro golos bracarenses) “atiraram para o lixo o projeto 2010/2011 de Monchi” [presidente do clube andaluz].

O Sport, jornal desportivo de Barcelona, escreve que o Sevilha “viu-se superado por uma equipa portuguesa muito oportuna no contra-ataque”, enquanto o prestigiado generalista El País, na sua secção desportiva, titula “Colisão do Sevilha”, ao mesmo tempo que põe em causa a permanência do treinador António Alvarez.

O Correio da Andalucía avança que a eliminação frente ao Sporting de Braga “abre uma crise no Sevilha”, a poucos dias do início da Liga espanhola.

O Diário de Sevilha titula “Sevilha cai e fica sem Liga dos Campeões”, para mais adiante colocar o treinador António Alvarez na “corda bamba”.

Finalmente, o generalista El Mundo opta por um título simples e fatual: “O Braga deixa o Sevilha fora da Liga dos Campeões”.

Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

França: Ciganos expulsos já somam 635 e serão 950 dentro de uma semana

A França expulsou 635 ciganos desde o dia 28 de Julho e o número deve subir para "cerca de 950" até ao final do mês, afirmou hoje o ministro da Imigração francês, Eric Besson, em declarações à estação de rádio Europe 1.

Trata-se de um balanço mais elevado do que aquele que havia sido anunciado pelo governo francês quando começou a desmantelar os acampamentos ilegais de ciganos e a providenciar a sua repatriação, que tem sido vivamente criticada tanto dentro como fora de França.

Reagindo às críticas, Eric Besson voltou a dizer que nenhum país pode "dar lições" à França nesta matéria e que apenas está a aplicar legislação interna e europeia.

O ministro da Imigração fez estas declarações após participar num encontro convocado hoje à tarde pelo chefe do governo francês, François Fillon, que reuniu vários membros da sua equipa para "coordenar" as medidas postas em marcha relativamente ao povo cigano.

A reunião decorreu na véspera da visita a Paris de dois membros do governo romeno, que vão encontrar-se com Besson e com o ministro do Interior, Brice Hortefeux, para debater o assunto.

Presidenciais: PCP escolhe operário Francisco Lopes para corrida a Belém

“Operário” eletricista, 54 anos, Francisco José de Almeida Lopes integrou desde cedo as fileiras do PCP e tornou-se hoje o candidato escolhido pelo Comité Central do partido para disputar as presidenciais de 2011.

Em 1973, com 18 anos, o deputado comunista eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal militava já na União dos Estudantes Comunistas (UEC) e no Movimento Democrático (MD).

Eletricista de formação, Francisco Lopes fez depois parte da célula de trabalhadores da Applied Magnetics, tendo sido membro da comissão de trabalhadores da mesma empresa.

Mais tarde, foi membro do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Em Setúbal, Francisco Lopes foi responsável pela Organização Regional do partido.

Conotado com a ala mais ortodoxa do PCP, Francisco Lopes é atualmente um membro influente da comissão política do partido, bem como do secretariado do Comité Central.

Em 2005, aquando da morte do antigo líder do PCP Álvaro Cunhal, coube-lhe ler um texto de elogio à vida e obra do líder histórico comunista e transmitir publicamente os pormenores sobre o funeral.

Na Assembleia da República, Francisco Lopes é membro suplente das comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, bem como da comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública.

De acordo com a biografia oficial disponibilizada pelo Parlamento, Francisco Lopes concluiu o ensino secundário e frequentou a licenciatura em Eletrotecnia.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Comunidades: Abertas inscrições para o Lusavox

As inscrições para a quarta edição do festival de música Lusavox estão abertas a partir de hoje, estando previsto que a grande final do concurso decorra em novembro, anunciou o gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

Os concorrentes interessados devem enviar as suas músicas originais para o site www.lusavox.pt ou entregá-las nos consulados portugueses.

Numa iniciativa do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o Lusavox é dirigido aos portugueses e luso-descendentes que residem no estrangeiro e pretende descobrir talentos musicais nas comunidades portuguesas.

Este ano, o festival terá como diretor musical o músico Luís Represas.

Depois de em edições anteriores ter passado por Braga, Porto e Algarve, a cerimónia da quarta edição do Lusavox deve realizar-se no Funchal, ilha da Madeira.

As letras das canções concorrentes não têm de ser todas em português, mas o regulamento prevê que, pelo menos, uma estrofe tem de ser em língua portuguesa.

Os participantes no concurso têm de estarem inscritos no consulado há pelo menos um ano.

Do Lusavox vão sair dois vencedores: um eleito pelo público, que irá receber cinco mil euros, e outro eleito por um júri, que irá gravar um CD.

O Lusavox é uma iniciativa do Governo português em parceria com a Valentim de Carvalho, o portal Sapo e a RTP.

Luxemburgo: Cartões Mini-cash têm os dias contados

O cartão Mini-cash, porta-moedas electrónico recarregável, vai sair da circulação a partir de Março de 2011, podendo o crédito restante ainda ser utilizado até Outubro do mesmo ano.

A Cetrel (Centro de Transferências Electrónicas) explicou hoje nas ondas da rádio luxemburguesa 100,7 que este modo de pagamento não obteve o êxito esperado junto da população. Nos últimos anos, a utlização do porta-moedas electrónico chegou mesmo a sofrer uma queda de 35%. Actualmente, apenas 12% da clientela bancária utlizava o cartão.

Lançado em 1999, o Mini-cash permitia aos utilizadores fazerem compras em cerca de 2000 estabelecimentos comerciais aderentes, pagar o estacionamento ou utilizá-lo nas cabines telefónicas.

Foto: Tessy Hansen

Luxemburgo: Primeiras perfurações com vista ao lançamento do eléctrico na capital

O Grupo de Interesse Económico (GIE) Luxtram inicia amanhã a segunda fase da operação de reconhecimento geotécnico na cidade do Luxemburgo com vista ao lançamento do futuro eléctrico de superfície.

Até 17 de Setembro, vão ser efectuadas 31 perfurações num traçado de 3,5 quilómetros, a partir da estação ferroviária do bairro da Gare até à rotunda Schuman, à entrada do bairro de Limperstberg.

Durante os trabalhos, o trânsito vai ser desviado. Para evitar maiores transtornos, as perfurações na avenue da Liberté e no boulevard Royal vão ser levadas a cabo aos fins-de-semana.

O GIE Luxtram (Estado e a Comuna da cidade do Luxemburgo) pretende conhecer a natureza e as características do solo por onde vai passar o eléctrico.

A operação permite também avaliar que tipo de trabalhos vão ser necessários e que tipo de material deverá ser empregue.

Uma primeira fase de reconhecimento teve lugar ao longo do boulevard J.F. Kennedy, no bairro de Kirchberg, do dia 12 a 30 de Julho. Foram feitas 28 perfurações ao longo de quatro quilómetros.

O GIE Luxtram foi criado em 2007 e tem por missão prosseguir com a planificação do futuro eléctrico de superfície para a cidade do Luxemburgo.

No início, o eléctrico irá circular no traçado Luxexpo-Estação da Gare (via o boulevard Kennedy, em Kirchberg, a Coque, a place de l'Europe, a ponte Grande-Duchesse Charlotte, a ponte Adolphe e a avenue de la Liberté).

O gabinete de arquitectos londrino "Lifschutz Davidson Sandilands" foi designado, em Março do ano passado, vencedor do concurso para a construção da linha do futuro eléctrico.

Na altura, o então ministro dos Transportes, Lucien Lux, previa que as obras arrancasem em 2011, devendo estar prontas em 2014, aquando da próxima legislatura.

O custo da linha está avaliada em 150 milhões de euros.

Foto: Lifschutz Davidson Sandilands

Banca: UE estuda submeter bancos a testes de 'stress' com maior regularidade

Os bancos na Europa podem ser submetidos mais frequentemente a testes de stress de forma a melhorar a confiança no sistema bancário da região, diz o comissário europeu para os assuntos económicos, Oli Rehn, em entrevista à Bloomberg.

A União Europeia estará a considerar com que frequência poderá voltar a fazer os testes de resistência às instituições de crédito, que foram divulgados no mês passado, de acordo com o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários, que defende esta divulgação como “um instrumento muito útil para reforçar a transparência e a confiança com base numa análise sólida e vasta”.

Olie Rehn diz ainda que este é um assunto que terá de “discutir com os ministros das finanças” europeus, que estarão em Bruxelas no próximo dia 07 de setembro.

A 23 de julho foram divulgados os resultados dos testes do Comité de Reguladores Bancários Europeu a 91 bancos europeus, com sete bancos a não conseguirem superar as metas definidas, entre os quais o alemão Hypo Real Estate Holdings (nacionalizado), o Agricultural Bank of Greece (ATEbank), e as ‘cajas’ espanholas Diada, Cajasur, Espiga, Unnim e Banca Cívica.

Os quatro bancos portugueses testados na altura – Espírito Santo Financial Group, Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP – passaram nos testes, assim com o BES e o Santander Totta, cujos resultados foram divulgados apenas no início de agosto.

Cabo Verde: Partidos chegam a entendimento sobre o fim do recenseamento eleitoral no estrangeiro

O recenseamento Eleitoral Geral no Estrangeiro (REGE) vai se prolongar até 26 de novembro, segundo um acordo firmado, na segunda-feira pelos partidos políticos, reunidos na segunda-feira na Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A data foi acordada, pelos dois maiores partidos, num compromisso assumido numa reunião com o CNE onde o ministro da Administração Interna deixou a garantia que até 15 de setembro 15 países terão o REGE em curso.

A Comissão Nacional das Eleições (CNE) chamou os dois maiores partidos e o governo para uma reunião a fim de decidir uma data para o término do REGE, como forma de ultrapassar o impasse que criado quanto ao recenseamento no estrangeiro.

A presidente do CNE, Rosa Vicente explicou que o recenseamento se prolonga até 26 de novembro, ou até 65 dias antes das próximas eleições legislativas que deverão ser marcadas entre 30 de janeiro e 27 de março.

“O recenseamento no território nacional e no estrangeiro continuará até 65 dias antes da data marcada para as eleições, ou seja, os cabo-verdianos que o fizerem até 65 dias antes poderão votar nas próximas eleições, nomeadamente as legislativas”, garantiu.

Rosa Vicente adiantou ainda que se o Presidente da República marcar as eleições para o dia 30 de janeiro, primeira data possível para acontecerem, e o diploma que marca a data das eleições tem de sair 70 dias antes, ou seja, 20 de novembro.

“Antes de marcar a data o senhor Presidente terá de ouvir os partidos políticos e, neste sentido, no dia 15, já teremos a noção se as eleições serão ou não em janeiro”, avançou.

Um outro compromisso assumido foi de voltar a reunir-se a 15 de novembro para avaliar a necessidade ou não de continuar o recenseamento.

“Estes mesmos membros vão reunir-se na CNE, no dia 15 de novembro deste ano, para a avaliação do processo do REGE e perspetivar a necessidade da sua continuidade onde for necessário”.

O Código Eleitoral estabelece que o REGE deveria decorrer de 1 de abril a 1 de setembro, mas devido aos atrasos verificados no início do processo a data do término teve de ser prorrogada.

Lusa
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***