terça-feira, 1 de março de 2011

Portugal: Desemprego atinge valor recorde de 11,2%

O desemprego em Portugal deverá ter atingido um máximo histórico de 11,2% entre Setembro e Janeiro, segundo os dados divulgados hoje pelo Eurostat.

Este número constitui um novo recorde relativo a dados do desemprego em Portugal, depois de a meio do mês passado o INE ter anunciado que, no último trimestre do ano passado, a taxa de desemprego no país foi de 11,1%. Trata-se também de um valor inédito nos registos do Instituto Nacional de Estatística.

Os dados divulgados hoje indicam que Portugal teve em Janeiro a sexta taxa de desemprego mais elevada da zona euro, onde os 20,4% da Espanha continuam a ser o valor mais elevado. Seguem-se a Eslováquia (14,5%), a Estónia (14,3% em Dezembro), a Irlanda (13,5%) e a Grécia (12,9% em Setembro). O desemprego recuou uma décima de Dezembro para Janeiro no conjunto da zona euro, e quatro décimas na UE.

1 comentário:

  1. Tem pouco a ver com o tema do vosso blog, no entanto queria aproveitar também o vosso espaço para divulgar a seguinte petição:

    Quantos cargos da Administração Pública são ocupados por pessoas nomeadas por confiança política? Quantos o serão por simples “doação” de lugares ou “compadrio”, por “cunhas” ou troca de favores? Sabe quanto isto pode custar ao país? Sabe avaliar a desmotivação de pessoal competente por ser afastado desses postos de trabalho? Sabe quanto custa uma administração pública infestada de boys?Sabe quanto custa em ineficiência, por exemplo, a mudança de todos (ou quase todos) os Directores Gerais sempre que muda um governo? Nem ao menos calcula?

    Assine esta petição (está mesmo aqui à mão…) pela legalidade e transparência no acesso ao emprego na função pública. Acredita que assinar uma petição é, no mínimo, dizer não. E… quem se cala, ou consente também conta com essa gente…

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=ARTIGO47

    Leia, e se acaso esteja de acordo, DIVULGUE por favor esta petição.

    ResponderEliminar