sábado, 12 de março de 2011

Rui M. Leal e os novos caminhos da fotografia com flash

O fotógrafo português Rui M. Leal levou a cabo no passado fim-de-semana, no espaço H2O, em Differdange, uma oficina de fotografia de flash portátil com base nas técnicas de "Strobist". O evento conheceu um grande sucesso, contando com a participação de perto de 30 fotógrafos e 17 modelos.

Leal é fotógrafo profissional radicado em Lisboa, pratica a fotografia desde 1989, e tem uma experiência bem recheada em áreas como a fotoreportagem, o desporto e a moda, cobrindo habitualmente eventos como o Moda Lisboa ou o Portugal Fashion.

Esta oficina é a segunda do género que Rui Leal organiza no Grão-Ducado, a primeira teve lugar a 8 de Janeiro. O objectivo da oficina é fornecer os fundamentos da técnica chamada "Strobist", que consiste em fazer fotos utilizando um ou vários flashes fora da câmara, disparados remotamente por cabos de sincronismo ou por rádio. A iluminação por flashes portáteis permite obter resultados mais satisfatórios e originais que o flash frontal. A técnica tem sido desenvolvida e popularizada nos últimos anos pelo fotógrafo norte-americano David Hobby no seu blogue ( strobist.blogspot.com ).

"Trata-se de aplicar aos flashes mais pequenos aquilo que se faz desde há muito tempo com os flashes em estúdio. Trabalhar com flashes indirectos permite criar uma variedade de efeitos de luz, jogando com as sombras, os contrastes, a intensidade do flash, a distância do flash, os filtros de gel coloridos. O curso explica como se pode trabalhar em manual para controlar a luz emitida pelo flash", explica Leal.

A oficina interessou um grande número de apaixonados pela fotografia, tanto fotógrafos como modelos, a grande maioria principiantes. Mas também participaram fotógrafos mais experientes, desejosos de adquirir maior habilidade na iluminação à base de flashes portáteis. Para transmitir estes conhecimentos, Rui Leal optou por pôr os fotógrafos a trabalhar com modelos, juntando assim a prática "Strobist" ao prazer de fotografar figuras esbeltas. Os fotógrafos tiveram tempo para fotografar diferentes sets com diferentes tipos de luz, luzes mais duras, mais suaves, uma luz "beauty" para retratos de tipo "revista de moda". "O objectivo também é criar um grupo no qual as pessoas possam conhecer-se e partilhar ideias e experiências", revela Rui.

A oficina contou com o contributo das maquilhadoras Marga Mengato e Tania Tinor. Visto o entusiasmo suscitado por este segundo encontro, Rui Leal planeia organizar novas oficinas brevemente. O trabalho de Rui Leal pode ser visitado no blogue http://lightingmods.blogspot.com ou na página Facebook "Luxembourg Strobist Workshop".

Fotos e texto: Paulo Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário