quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Secção de Dudelange das APL tem nova sede

A secção de Dudelange das Amizades Portugal-Luxemburgo (APL)  inaugurou as novas instalações no último fim-de-semana.

A cerimónia contou com a presença de José Carvalho Rosa, Cônsul-Geral de Portugal no Luxemburgo, Alex Bodry, burgomestre de Dudelange, Guy Reger, presidente das APL e de muitos convidados.

Trajados a rigor, os membros do grupo folclórico Juventude Portuguesa de Dudelange - que pertence à associação - abrilhantaram a festa na qual foi oferecido aos presentes um pequeno buffet e o tradicional vinho de honra.

Situada no n° 102 da rue de l'hôpital,  a nova sede foi totalmente restaurada pelos membros da associação que, em tempo recorde, transformaram completamente o interior da casa, colocando-a num "brinco".

Para Chantal Serrano, presidente das APL de Dudelange, a inauguração das novas instalações constitui "uma grande vitória". "Lutámos durante muitos anos para termos uma sede como esta. Por isso, hoje é um dia de grande alegria para todos", sublinhou.

"Esta sede tem condições para nos podermos reunir, convivermos com as pessoas e recebê-las condignamente. Este espaço vai-nos permitir trabalhar em alguns projectos que temos e que não podíamos abraçar no outro espaço", explica.

Chantal agradeceu a Alex Bodry e ofereceu-lhe uma placa comemorativa do evento porque, nas suas palavras, "sem ele e a sua boa vontade não estaríamos hoje aqui a festejar a inauguração da nova sede, um desejo que levou muito tempo a concretizar", enfatizou.

Heroína de Pina, uma das fundadoras das Amizades Portugal-Luxemburgo esteve presente na cerimónia e mostrou-se bastante satisfeita com as novas instalações da associação em Dudelange.

"Finalmente foi concretizado o sonho desta gente. Depois de muitas iniciativas e projectos em locais que não eram os mais apropriados. Esta sede reúne condições para a secção de Dudelange poder trabalhar melhor. A nova geração que começa agora a despertar para a vida associativa (integrados nesta associação desde muito pequenos) possa tirar partido destas condições e trabalhar em prol da comunidade". "Estive sempre presente nesta associação e incentivei muitos trabalhos ao longo dos anos. É com grande alegria que constato que a direcção é composta por membros que eram crianças, que aqui cresceram e aqui continuam", revelou.

Texto e foto: Á Cruz

CONTACTO: Edição de 30 de Novembro de 2011


Na edição desta semana do CONTACTO damos destaque à gala dos vinte anos da CCPL. A Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo juntou a nata dos portugueses aqui residentes e distribuiu prémios. Onze distinções em áreas que vão desde o desporto à cultura, da comunicação social aos homens de negócios....nove categorias numa espécie de globos de ouro à luso-luxemburguesa que visa distinguir os portugueses que por alguma razão se distinguem no Grão-Ducado.
Os laureados estão todos no CONTACTO desta semana.

Mas há mais. Amanhã, é o Dia Mundial da Luta contra a SIDA. No Luxemburgo já morreram cento e cinquenta pessoas vítimas da doença. O Governo acaba de aprovar mais um pacote de medidas de luta contra a doença. O novo plano vai estar em vigor até 2015.

No Luxemburgo já se sabe quem vai ser o próximo ministro da economia. Étienne Schneider vai substituir Krecké à frente da pasta da economia. A decisão foi tomada esta segunda-feira pelo partido socialista, que faz parte da coligação que governa o país.

Por último: O fado. A canção portuguesa já é património imaterial da Humanidade. A decisão foi tomada no domingo na Indonésia. Uma vitória que é de todos, diz Marisa.
Declarações que vamos poder ler na integra nas páginas do nosso jornal.

Tudo isto e muito mais na edição desta semana do CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Noruega: Anders Behring Breivik é psicótico e, portanto, inimputável - diz Procuradoria

Os especialistas psiquiátricos encarregados de se pronunciarem sobre a responsabilidade penal de Anders Behring Breivik concluíram que o autor dos ataques de 22 de julho na Noruega era psicótico e, portanto, inimputável, anunciou hoje a procuradoria norueguesa.

O extremista de direita desenvolveu ao longo do tempo uma “esquizofrenia paranóide”, declarou numa conferência de imprensa o procurador Svein Holden, citando as conclusões de um relatório entregue hoje por dois especialistas psiquiátricos.

Declarado inimputável pelos psiquiatras, Anders Behring Breivik poderá ser internado num estabelecimento psiquiátrico, mas escapará à prisão, indicou a procuradoria. “Se a conclusão final é que Behring Breivik é irresponsável, pediremos ao tribunal para que receba tratamento mental obrigatório”, declarou a procuradora Inga Bejer Engh, precisando que o tratamento poderá ser “para o resto da vida”.

Futebol/Euro2012 (sub-19): Portugal disputa presença na fase final com Ucrânia, Israel e Irlanda

Portugal vai discutir o apuramento para o Euro2012 de sub-19 de futebol com a Ucrânia, a República da Irlanda e Israel, ditou o sorteio da ronda de elite hoje realizado na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

O grupo 4 da ronda de elite realiza-se no final da primavera de 2012 e apenas o vencedor da “poule” se apura, juntamente com outras seis equipas, para o Euro2012, que se disputa na Estónia, de 03 a 15 de julho.

Portugal vai voltar a encontrar Israel na fase de qualificação para o Euro2013, depois de o sorteio ter colocado as duas equipas no grupo 6 da primeira fase de apuramento, juntamente com a França e a Letónia. Os grupos serão disputados no outono de 2012, com os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos e o terceiro classificado com melhores resultados frente às duas melhores equipas a qualificarem-se para a ronda de elite.
Euro2012 / Sub17: Portugal defronta Alemanha, Turquia e Bulgária na ronda de elite 

Portugal vai defrontar a Alemanha, a Turquia e a Bulgária no grupo 4 da ronda de elite de qualificação para o Europeu de sub-17 de futebol de 2012, ditou o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.

Depois de ter garantido a presença nesta fase, com um segundo lugar na ronda de qualificação, atrás da Rússia – com os mesmos pontos – e à frente de Roménia e Finlândia, Portugal procura agora chegar à fase final do Europeu, dois anos depois da última presença.

Os vencedores dos quatro grupos qualificam-se para a fase final do Europeu, que vai decorrer na Eslovénia, de 04 a 16 de maio. Também hoje foi realizado o sorteio da fase de qualificação para o Europeu de 2013 do mesmo escalão, com Portugal a ficar integrado no grupo 9, juntamente com Noruega, Malta e Islândia.

Numa fase que se vai disputar no outono de 2012, qualificam-se para a ronda de elite os dois melhores classificados de cada um dos 13 grupos e os terceiros posicionados com melhores resultados contra o duo da frente. Na ronda de elite serão formados sete grupos, cujos vencedores se juntarão à anfitriã Eslováquia na fase final do Europeu de 2013.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OCDE prevê taxa recorde em 2013, com um em cada sete portugueses desempregados

A taxa de desemprego em Portugal vai continuar a crescer nos próximos dois anos, atingindo um máximo histórico de 14,2 por cento em 2013, segundo previsões hoje divulgadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).  Este valor é o equivalente a quase um desempregado por cada sete trabalhadores.

A OCDE divulgou hoje previsões de um agravamento da economia portuguesa em 2012, traçando um cenário mais pessimista do que o Governo e a Comissão Europeia, com uma contracção do PIB a rondar os 3,2 por cento e a taxa de desemprego a chegar aos 13,8 por cento.

Para 2013, a OCDE prevê uma recuperação de apenas 0,5 por cento do PIB, enquanto a taxa de desemprego atinge os 14,2 por cento, o valor mais alto de sempre registado pela organização para Portugal. Nas previsões da OCDE, a taxa de 14,2 por cento seria a terceira mais alta entre os 34 membros da organização, inferior apenas à da Grécia (18,7 por cento) e da Espanha (22,7 por cento).

"Vejo com muita preocupação [as previsões hoje divulgadas], mas sabemos que antes de conseguirmos alcançar um processo de ajustamento da economia nacional haverá um aumento da recessão e um agravamento do desemprego antes de as coisas começarem a melhorar", disse hoje à imprensa o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira.

Texto: LUSA

Télévie lança acção solidária nas escolas

A Télévie Luxembourg lança a campanha solidária "Un gâteau pour la recherche". 

A acção de venda de doces nas escolas do ensino fundamental decorre entre 1 de Dezembro e 25 de Fevereiro de 2012 e serve para apoiar os projectos de investigação sobre a leucemia e o cancro infantil.

As escolas podem inscrever-se pela internet (www.televie.lu).

Foto: Anouk Antony

   

Portagens: Emigrantes contestam pagamento e ponderam anular férias em Portugal

Foto: LUSA
As comunidades portuguesas no Reino Unido, França ou Alemanha contestaram hoje a introdução de portagens nas antigas SCUT a partir de 8 de dezembro e ponderam deixar de passar férias em Portugal por ficar mais caro do que outros destinos.

O diploma que estabelece o pagamento de portagens nas concessões SCUT do Algarve, da Beira Interior, no Interior Norte e na Beira Litoral a partir de 08 de dezembro foi hoje publicado em Diário da República.

"Quem fica a perder é o país, porque as pessoas vão para outros destinos passar férias em vez de irem para Portugal", disse à Lusa Augusto Neves, representante da comunidade portuguesa no Reino Unido, acusando os ex-governantes e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de falhar as promessas de não colocar portagens nas SCUT, caso não existissem estradas alternativas dignas.

Gelo perturba o trânsito esta manhã no Luxemburgo

O gelo que se acumulou esta manhã no Luxemburgo provocou diversos acidentes e perturbações no trânsito.

As baixas temperaturas e o nevoeiro que persistiam ao início desta manhã favoreceram a acumulação de gelo. Em consequência, um automóvel despistou-se em Bascharage e dois acidentes causaram perturbações na circulação na A4 junto a Esch-sur-Alzette.

Outro acidente envolvendo quatro viaturas aconteceu na rotunda da Cloche d’Or, em Gasperich, na capital, o que levou a uma interrupção na circulação dos automóveis durante cerca de 20 minutos, avança o jornal L'Essentiel.

Bruxelas ameaça levar Luxemburgo a Tribunal Europeu

O Luxemburgo incumpre a legislação comunitária em matéria de emprego, infra-estruturas, justiça e transportes, revelou a Comissão Europeia (CE).

Se o Grão-Ducado não adoptar as novas regras sobre conselhos de empresas europeias e não garantir que as taxas aeroportuárias sejam transparentes e não discriminatórias, a CE pode remeter o Luxemburgo perante o Tribunal de Justiça da União Europeia. 

O Luxemburgo é obrigado também a identificar e a descrever as infra-estruturas do seu território, algo necessário para melhorar a protecção contra o terrorismo e as catástrofes naturais que ameaçam a segurança dos cidadãos e da economia. O país tem ainda de transpor as disposições da União Europeia para facilitar o acesso à justiça em disputas fronteiriças.

Foto: Marc Wilwert

domingo, 27 de novembro de 2011

Ministério da Cultura luxemburguês tem nova sede

O Ministério da Cultura do Luxemburgo já tem sede (na foto) no “Hôtel des Terres Rouges” (4, boulevard Roosevelt), na capital, onde até agora funcionava o departamento das Obras Públicas do Ministério das Infra-estruturas. 
O Ministério da Cultura deixa assim a Montée de la Pétrusse. O número de telefone e o e-mail permanecem inalterados.

Texto e foto: HB

Cabo Verde acolhe Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas

A utilização da Língua Portuguesa nas diferentes comunidades emigradas dos oito Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o tema central de um colóquio internacional que decorrerá a partir de amanhã até quarta-feira em Cabo Verde.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na Cidade da Praia, e reúne cerca de duas dezenas académicos e investigadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como representantes das diferentes diásporas.

  O diretor executivo do IILP, Gilvan Muller de Oliveira, adiantou que o Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas é o segundo dos quatro que o instituto organiza como evento preparatório para a 1.ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a realizar em Lisboa em outubro de 2012.

O primeiro, lembrou, decorreu em setembro último em Maputo e versou sobre a Diversidade Linguística na CPLP, que tratou das mais de 300 línguas faladas nos oito países que têm em comum o Português.

Em 2012, acrescentou, estão previstos mais dois, um em Fortaleza (Brasil), subordinado ao tema "O Português na Internet e no Mundo Digital", e outro em Luanda, sobre "O Português nas Organizações Internacionais".

Cada um destes colóquios prepara um documento de recomendações ao IILP e à Conferência de Lisboa e conta com convidados especialistas no tema e membros das Comissões Nacionais do IILP que dão as suas sugestões para a elaboração do documento.

Segundo Gilvan Muller de Oliveira, a escolha de Cabo Verde para a realização do colóquio deve-se à importância que as migrações internacionais e a diáspora têm historicamente para o país, que tem comunidades espalhadas em praticamente todo o mundo, com particular destaque para Portugal, Estados Unidos, Holanda, França, Espanha e Luxemburgo.

O colóquio é dividido em cinco painéis - "Ações Oficiais para o Português nas Diásporas", "A Oferta do Ensino do Português: Práticas Atuais e Perspetivas Envolvendo as Diásporas", "Experiências Nacionais em Língua Portuguesa nas Diásporas", "Práticas Atuais do Português na Ásia" e "O Português como Língua de Herança - Experiências de Diferentes Países".

Além do IILP, que contará com Gilvan Muller de Oliveira e com a presidente do Conselho Científico, Maria Helena Lobo, estarão presentes os ministros cabo-verdianos da Educação, Fernanda Marques, e da Cultura, Mário Lúcio Sousa, bem como a Organização Internacional das Migrações (OIM).

O colóquio contará também com representantes das diferentes diásporas dos "oito" no Congo, África do Sul, Argentina, São Tomé e Príncipe, Gabão, Macau, China, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Estados Unidos (Califórnia).

Luxemburgo: Habitação atinge preços recorde daqui a 10 anos

Daqui a 10 anos vai ser quase impossível comprar casa perto da capital do Grão-Ducado por menos de um milhão de euros, indicam as projecções de atHome.lu sobre o mercado imobiliário no Luxemburgo.

Em 2021, o preço médio de uma casa perto da capital luxemburguesa vai custar pelo menos um milhão de euros, indica o estudo do site imobiliário (atHome.lu) . O progressivo aumento da população no Luxemburgo vai continuar a fazer subir os preços da habitação. O preço médio das casas tem duplicado todos os 10 anos, desde 1988.

A zona norte do Grão-Ducado continua a ser aquela onde é mais barato comprar casa, onde custa em média 431 mil euros. Perto da capital, passa para os 782 mil euros.

As projecções do Statec revêem em alta o aumento médio da população, que deverá passar dos actuais 28 % para 40 % em 2030.

Texto: Irina Ferreira
Foto: Serge Waldbillig




Última hora: O fado já é património imaterial da Humanidade

A Unesco declarou o Fado como Património Imaterial da Humanidade, em Bali, na Indonésia.

 O Comité Internacional da UNESCO, constituído por 24 países, anunciou este domingo, em Bali, na Indonésia, o fado como Património Imaterial da Humanidade.

O antigo presidente da Câmara de Lisboa Pedro Santana Lopes lançou a ideia de candidatar o fado a Património Imaterial da Humanidade e escolheu os fadistas Mariza e Carlos do Carmo para embaixadores da candidatura.
A candidatura foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Municipal de Lisboa no dia 12 de Maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 1 de Junho, tendo sido aclamada por todas as bancadas partidárias.

No dia 28 de Junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em Agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris.

A candidatura portuguesa foi considerada como exemplar pelos peritos da UNESCO, tal como o Paraguai e Espanha.

sábado, 26 de novembro de 2011

Luxemburgo: Vencedores dos Prémios Personalidade da CCPL já são conhecidos

A gala dos 20 anos da CCPL, que se realizou ontem na capital, reconheceu o trabalho desenvolvido por pessoas e associações em prol da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Na gala da CCPL estiveram, entre outros, o secretário de estado das Comunidades, José Cesário, o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, o novo burgomestre do Luxemburgo, Xavier Bettel, mas também Isabel Wiseler-Lima e Cátia Gonçalves.

Os prémios Personalidade distinguiram as seguintes personalidades/associações:
Artes: Marco Godinho
Associativismo: Rogério Oliveira, da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo
Comunicação social: Jornal Correio
Desporto: Aníbal Coimbra
Divulgação da língua portuguesa: Associação de Pais de Ettelbruck
Empreendedorismo: Carlos Bernardino
Solidariedade social: Défi-Job
Política: Félix Braz
Profissões liberais: Nélia da Costa Ferreira
O prémio especial do júri foi para Padre Belmiro Narino e Antero Monteiro.

A organização distinguiu ainda, com prémios especiais, José António Coimbra de Matos, presidente da CCPL, e Mili Tasch-Fernandes.

Bruce Springsteen no Rock In Rio Lisboa 2012

Bruce Springsteen volta a Portugal no dia 3 de Junho de 2012 para o Rock in Rio, passados 19 anos do único concerto que deu em solo nacional: estádio de Alvalade, em 1993.

Um dos artistas mais aguardados de sempre pelo público português, Bruce Springsteen, vai subir o Palco Mundo acompanhado pelos irmãos de arma Street Band, no dia 3 de Junho de 2012. 

Milhares de fãs esperam ouvir, nesta 5ª edição portuguesa do Rock in Rio, êxitos como "Glory Days", "Born in the USA", "Streets of Philadelphia", "Hungry Heart", "Born to Run", "Dancing in the Dark", entre muitos outros. 

Os interessados no Luxemburgo podem comprar o bilhete a partir do site oficial do evento (www.rockinriolisboa.sapo.pt ). O Rock in Rio Lisboa volta ao Parque da Bela Vista a 25, 26 de Maio e 1, 2 e 3 de Junho do próximo ano.
Foto: Reuters

Desemprego continua a aumentar e chega aos 6%

O desemprego no Luxemburgo continua a aumentar. Segundo os números da ADEM, no mês de Outubro havia quase 15 mil pessoas à procura de emprego, ou seja, 6 % da população residente no Grão-Ducado.

Em Setembro deste ano a taxa de desemprego no Luxemburgo estava nos 5,9 %, o que correspondia a 14 mil 634 desempregados. Agora no final do mês de Outubro a ADEM contabiliza mais 218 pessoas à procura de emprego.

Os números aumentam consideravelmente se se tiver em conta os desempregados que já estão sujeitos a medidas de combate ao desemprego. Neste caso, o número de desempregados já ultrapassa os dezanove mil.

Outro dado: há mais gente a receber subsídio de desemprego. Mais 7,5 % do que em Outubro do ano passado.

Texto: DM
Foto: Guy Jallay

Luxemburgo recorre muito ao Provedor Europeu

A taxa é obtida relacionando o número de queixas com a população de cada país, pelo que apesar da Alemanha ter sido o país com mais queixas (375) em 2010, a maior taxa foi atingida pelo Luxemburgo (12,7), com apenas 34 queixas. 

De Portugal chegaram ao gabinete do provedor, o grego Nikiforos Diamandouros, 71 reclamações, a que corresponde uma taxa de 1,3 %. No fim da tabela surge o Reino Unido, com uma taxa de 0,4 %. O Luxemburgo é o primeiro da lista, segundo a TSF. 

O provedor de Justiça Europeu é um organismo "independente e imparcial que verifica a forma como a administração da União Europeia exerce as suas funções" e investiga queixas de "má administração" por parte das instituições e organismos da União europeia.

A apresentação das queixas pode ser feita através da Internet, que funciona nas 23 línguas oficiais da UE.

No total, no ano passado o gabinete do provedor recebeu 2667 participações e, em mais de 70 % dos casos (1997) prestou apoio ao queixoso abrindo um inquérito, enviando o caso para o organismo competente ou aconselhou sobre as opções existentes para resolver a situação.

Foto: Marc Wilwert

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Luxemburgo: Peça de teatro "Um dia a casa vai abaixo" amanhã em Hollerich

A comédia "Um dia a casa vai abaixo", da algarvia Ilda Costa, estreia amanhã no Centro Cultural de Hollerich, às 18h30.

A peça, inédita, retrata a divertida tentativa de um casal em manter uma relação estável. Alberto e Rosa compraram a casa dos seus sonhos, e mais tarde descobrem que esta poderá vir abaixo quando a conta bancária ameaça também ruir.

Uma comédia onde as relações familiares e as situações do dia-a-dia se transformam em episódios sucessivos de mal-entendidos. Criada especialmente para comemorar os 20 anos da CCPL, conta com a participação dos actores Gracinda Silva, José Neto, Lara Coimbra, Catarina Pereira, Manuel Dias, Ilda Costa (autora), Linda Cruz, Daniela Valente e Francisca Fortes. Encontro marcado no Centro Cultural de Hollerich (34, rue Emile Lavandier) com entrada gratuita.

Luxemburgo: Inscrições abertas para cursos de informática em Echternach

As inscrições para cursos de informática em língua portuguesa, organizados pela associação Regional Associativ Mëllerdall (RIM Asbl), em Echternach, já estão abertas.

As formações arrancam em Janeiro do próximo do ano. A associação oferece os seguintes cursos: Iniciação à Informática -a formação é dada em Larochette, às quartas feiras, entre as 19h30 e as 21h30 e começa a 11 de Janeiro; Excel I - também em Larochette, às segundas-feiras, entre 19h30 e as 21h30, com início a 9 de Janeiro, e Iniciação à Internet e Correio Electrónico, às terças-feiras, também no mesmo horário, e arranca a 10 de Janeiro.

Os interessados em participar num destes três módulos devem contactar Vânia Martins através do número 691 302 692, por email ( br_vania@hotmail.com ) para obter mais informações ou devem dirigir-se directamente às instalações da associação (30, route de Wasserbillig, L-6490 Echternach).

Luxemburgo: Cursos de línguas e informática a partir de Janeiro no Centro de Formação Lucien Huss

O Centro de Formação Lucien Huss, gerido pela Associação Amizade Portugal-Luxemburgo, organiza cursos de línguas e informática a partir de Janeiro do próximo ano.

O curso de luxemburguês para iniciados começa a 7 de Janeiro e acontece aos sábados, entre as 14h e as 17h. O de francês ainda não tem data para arrancar.

As inscrições podem ser feitas às segundas, quartas e sextas das 10h às 11h30 e das 14h às 16h, no Centro de Formação Lucien Huss (5, av. Marie Thérèse, na capital), pelo tel. 26 56 16 92 ou por correio electrónico ( cflh.asbl @gmail.com ).

A ficha de inscrição pode ser descarregada pela internet ( www.amitie.lu ).

Luxemburgo: CS Grevenmacher, a única equipa invicta da Liga BGL

Foto: Michel Dell'airia
O Grevenmacher é a única equipa invicta do principal escalão do futebol luxemburguês. Os azuis do Mosela, contra todas as expectativas, ainda não perderam nenhum jogo na divisão nacional e lideram a prova com quatro pontos de avanço sobre o F91 Dudelange, segundo classificado. O campeão em título e o Fola são as maiores decepções da prova que agora sofre a interrupção da pausa de Inverno.

Apesar da significativa redução no orçamento da equipa, que se verificou no início desta época, os comandados de Marc Thomé contrariaram as previsões mais pessimistas e fizeram do pragmatismo e da abnegação as suas armas nesta primeira metade do campeonato.

O título de "campeão de Inverno" assenta-lhes como uma luva, provando que muitas vezes aqueles que mais investem financeiramente nem sempre são melhores.
O regresso do emblemático capitão Daniel Huss – principal goleador do futebol luxemburguês ainda em actividade – trouxe outra consistência ao ataque da equipa que, sem ter sido brilhante, é a grande surpresa da competição.

Dan Theis apenas se aguentou um terço do campeonato à frente do Dudelange. A troca por Didier Philippe parece ter sido benéfica como o provam as goleadas frente ao Hesperange (4-0) e Pétange (10-0), mas o empate em Bascharage voltou a colocar a nu as carências de um plantel que por vezes ainda não sabe jogar como equipa. Com o maior orçamento da Liga BGL, o campeão em título vai ter que mostrar outros argumentos na segunda metade do campeonato se quiser revalidar o título.

A par do Dudelange, o Fola constitui outra das desilusões da prova. Com um início catastrófico, a equipa de Jeff Strasser tem vindo a recuperar na tabela e continua a manter a esperança em chegar a um lugar "europeu”. Recheada de bons jogadores, a equipa "aburguesou-se" depois do segundo lugar obtido na época passada e tem sofrido alguns dissabores que certamente não esperava.

A Jeunesse d'Esch tem pautado a sua participação por uma certa irregularidade, enquanto o Differdange se assume cada vez mais como um sério candidato ao título.

O Käerjéng teve algumas dificuldades em mudar de casa, mas agora parece mais ambientado ao seu novo estádio "am Bribbel” e continua à espreita de um lugar que lhe garanta o passaporte para a Liga Europa.

Racing Luxembourg e Hamm Benfica têm vivido alguma irregularidade exibicional (e pontual). Os azuis da capital continuam a mostrar uma confrangedora falta de realismo, enquanto o encarnados do Cents tardam em exibir o seu estatuto de melhores tecnicistas da prova, quedando-se ambos pelo meio da tabela.

O Niederkorn, cuja falta da avançados tem sido a sua principal pecha durante grande parte dos jogos, tem vindo a melhorar de produção e a subir na tabela, ao contrário do Kayl/Tétange que começou o campeonato de vento em popa, mas tem vindo a perder gás com o desenrolar da prova.

O Pétange que Carlo Weis deixou há uma semana bateu o Hamm Benfica (futuro clube de Weis) e conseguiu respirar melhor na classificação, deixando o ingrato lugar de "barragista” ao Hesperange. Após um início fulgurante de campeonato, a equipa do Hollesbierg afundou-se na tabela e já vai no seu 7° jogo sem ganhar.

Rumelange e Hostert são os dois últimos classificados e dificilmente vão escapar à descida de divisão, embora ainda ninguém esteja definitivamente relegado.  

OUTRAS DIVISÕES

Foto: R. Raminhos
Na divisão de Promoção, o Mühlenbach/Lusitanos, após a goleada infligida ao Erpeldange (6-1), perdeu em Wiltz, mas ainda está acima dos quatro lugares críticos da descida e da "barragem de sobrevivência”. Fernando Almeida é o terceiro treinador, depois de Paulo Gomes e José Parreira. O experiente técnico vai ter como principal desafio a difícil tarefa de manter no segundo escalão da hierarquia do futebol luxemburguês uma equipa com poucos meios e soluções.

Na primeira divisão, série A, o Mersch comandado por João Pereira, continua nos primeiros lugares. Na série B, o CeBra de Miguel Correia começou bem, mas tem vindo a perder fulgor e encontra-se agora no último terço da tabela. A US Esch, pelo contrário, tem subido nas últimas jornadas.

Na série B da segunda divisão, a AS Luxemburgo/Porto encontra-se entre os primeiros da classificação, enquanto Noertzange (ante-penúltimo) e o Ehlerange (último) estão com a vida muito complicada. Na série A, os Lusitanos de Larochette estão em ante-penúltimo.

Depois do "descanso dos guerreiros” e da reabertura do mercado de transferências, a segunda metade dos campeonatos vai por certo proporcionar mais algumas surpresas, se a pausa invernal já não as trouxer…

Texto: Á. Cruz

Paulo Pisco está no Luxemburgo até domingo

Foto: I. Ferreira
 Paulo Pisco, o deputado do PS pelo círculo da Europa, está no Luxemburgo entre hoje e domingo.

O deputado vai estar presente hoje à noite na gala dos 20 anos da CCPL,  no sábado vai visitar o Brazar Internacional na Luxexpo, encontrar-se com o Cônsul-Geral de Portugal,  José Carvalho Rosa, e em seguida com o coordenador do ensino no Luxemburgo.

 No domingo, Paulo Pisco termina a sua visita ao Grão-Ducado com um encontro com o presidente do CASA.

Aeroporto de Lisboa às moscas: Tap cancelou 121 voos

A greve geral de hoje levou a TAP a cancelar 121 dos 140 voos programados, tendo 17 voos sido reprogramados e dois definidos como serviços mínimos.

A TAP diz que cerca de 80% dos clientes que tinham reservas válidas para os voos a realizar foram atempadamente contactados e acordaram em realizar as suas viagens noutras datas.

O sector dos transportes foi o mais afectado pela greve geral em Portugal. Para além da TAP, o Metro de Lisboa parou, os transportes fluviais em Lisboa também pararam e a CP e a Carris cumpriram apenas os serviços mínimos. No Porto, os autocarros do STCP não efectuaram os serviços mínimos. Num primeiro balanço do dia, Carvalho da Silva classificou a greve de "grande dimensão com uma forte adesão do sector público e privado".

Cônsul-geral de Portugal também fez greve

A greve geral marcada para ontem pelas centrais sindicais em Portugal também teve os seus efeitos no Luxemburgo. O Consulado esteve fechado e a Embaixada a meio gás. 

O Consulado Geral de Portugal na capital esteve fechado durante todo o dia. À porta do edifício da route de Longwy estava afixado um comunicado assinado pelo cônsul-geral que dava conta do encerramento dos serviços consulares durante o dia de quinta-feira. Uma fonte contactada pelo POINT24 confidenciou que o "cônsul também fez greve". Ao longo da tarde de ontem o POINT24 tentou falar com Carvalho Rosa mas não foi possível confirmar a informação.

Na embaixada de Portugal a greve também se fez sentir. Apenas Rui Martinaut Correia, Carlos Correia e a mulher da limpeza foram trabalhar no dia da greve.

Também a directora do Instituto Camões esteve reunida na embaixada com o Conselheiro Social e Cultural da Embaixada. 

Foto: Anouk Antony

Portugal vai pagar 34.400 milhões de juros à troika

Portugal vai pagar à troika, composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, um montante em juros que equivale a quase metade do dinheiro que o país pode receber ao abrigo dos empréstimos do programa de assistência financeira.

 Segundo dados do Governo, se Portugal utilizar a totalidade dos 78.000 milhões de euros disponibilizados pela troika, o Estado terá de desembolsar 34.400 milhões em juros, ou seja, cerca de 44% do montante do empréstimo.

Este valor foi apresentado pelo Ministério das Finanças em resposta a uma questão de um deputado do PCP, Honório Novo Durante o debate parlamentar do Orçamento Retificativo para 2011, no final de Outubro, aquele deputado comunista, eleito pelo círculo do Porto, perguntou: “Quanto é que serão os juros globais desta ajuda? Quanto é que Portugal pagará só em juros para nos levarem pelo mesmo caminho que a Grécia, ao empobrecimento generalizado do país?”. A resposta do Ministério das Finanças a essa questão refere 34.400 milhões de euros, montante que corresponde ao valor total a pagar ao longo do prazo dos empréstimos e presumindo que Portugal recorre integralmente ao crédito disponível. Ou seja, que “é utilizado na totalidade” o montante destinado às empresas do sector financeiro – os 12 mil milhões de euros reservados para a recapitalização da banca.

 Na resposta do Ministério das Finanças a Honório Novo nota-se ainda que as condições dos empréstimos concedidos por instituições europeias são bastante mais favoráveis que as dos créditos do FMI.

Os empréstimos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ou do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) têm uma duração média de 12 anos, a uma taxa de juro média de 4%.

Já os empréstimos do FMI têm uma duração média de sete anos e três meses, e uma taxa de juro média de 5% – mas neste caso “a taxa de juro é variável, à qual acresce um ‘spread’ [diferencial] que depende do montante em dívida e pode chegar a perto de 400 [pontos base] depois dos três primeiros anos”, lê-se no documento das Finanças.

Texto: LUSA

Bazar internacional está de volta à Luxexpo este sábado

Foto: Organização do stand português
O Bazar internacional do Luxemburgo está de volta à Luxexpo, no Kirchberg, na capital. O certame realiza-se no fim-de-semana (dias 26 e 27 de Novembro).

Nesta 51a edição, o artesanato está em destaque no stand português. Ao lado dos produtos habituais, como os doces, vinhos, azeites, loiças e têxteis, vão estar muitos outros que vão ser novidade "não só para os estrangeiros como também para os próprios portugueses", conta a organização portuguesa.

As bonecas de trapos, os brinquedos de madeira, os lenços dos namorados, os xailes tradicionais e a bijutaria marcam presença ao lado de símbolos internacionalmente reconhecidos, como o galo de Barcelos e o coração de Viana.

Este ano, a principal causa apoiada pelo stand português no certame é a empresa de consultoria Target, da Etiópia. Os fundos este ano revertem ainda para a associação Sol, de Lisboa, e para a GAF em Viana do Castelo.

O certame foi criado em 1961 e tornou-se num ponto de encontro quase obrigatório para quem procura presentes de Natal originais e para quem gosta de descobrir outras culturas. Este ano, são mais de 60 os stands que representam 54 países dos cinco continentes, com a sua diversidade artística, artesanal e gastronómica.

As habituais rifas do stand português já estão à venda pelo preço de 2,50 euros. O sorteio é feito no domingo, às 16h. Os premiados habilitam-se a ganhar prémios que vão desde viagens de avião, estadias em hotéis de categoria superior, a cruzeiros no Douro, entre outros.

A entrada para o Bazar internacional do Luxemburgo é gratuita.

Texto: I.F.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Exclusivo CONTACTO: Duas crianças de dez e onze anos estão detidas em Schrassig

Ilustração: Alex Torres
Marie Anne Rodesch- Hengesch não esconde a sua indignação: "É inadmissível que um juiz mande para o Centro Penitenciário de Schrassig dois menores, só porque foram apanhados a roubar numa loja". A provedora dos Direitos da Criança do Luxemburgo é muito crítica em relação às práticas do Tribunal de Menores, que retira com muita facilidade as crianças dos seu meio familiar para as internar em centros de acolhimento ou orfanatos.

Os números não constam do relatório de 2011 apresentados publicamente esta segunda-feira. Mas Marie Anne Rodesch faz questão de divulgá-los: "Neste momento há sete adolescentes detidos no Centro Penitenciário de Schrassig e mais duas crianças, uma com dez e outra com onze anos. As crianças são de etnia cigana e um juiz mandou-as para a cadeia porque foram apanhadas a roubar numa loja. Como não se sabe quem são os pais dos menores, o tribunal decidiu metê-los em Schraasig até que eles apareçam. Uma atitude inadmissível", diz a provedora dos Direitos da Criança no Luxemburgo.

Para Marie Anne Rodesch-Hengesch estas crianças não têm autorização de residência no país e, segundo o conhecimento que tem destas famílias, "são os pais que obrigam as crianças a praticarem os roubos". A provedora diz que os "pais é que deviam estar na prisão e não os menores".

O Centro Penitenciário de Schrassig é a maior cadeia do Luxemburgo e é lá que estão a cumprir pena todas pessoas que cometeram todo o tipo de crimes. "Não é certamente o melhor local para estas crianças: querem castigá-las, mas elas é que são as vítimas", repete a provedora dos Direitos das Crianças.

Quanto aos sete jovens adolescentes detidos, a provedora dos Direitos da Criança diz que desconhece as causas da detenção, mas adianta que os motivos são sempre os mesmos: roubos, agressões, violações e consumo de drogas.

A detenção dos nove menores em Schrassig viola não só as convenções dos Direitos do Homem e dos Direitos da Criança, que o Luxemburgo ratificou, mas também é uma flagrante contradição com as leis de protecção de menores do país, que proíbem a aplicação de medidas do foro penal aos menores de 18 anos. A falta de estruturas correccionais adaptadas a menores e a detenção destes juntamente com prisioneiros de delito comum é um problema recorrente no Luxemburgo e valeu já ao Grão-Ducado várias "reprimendas" das instâncias internacionais.

Foto: DM
Em 1999 e em 2002, o Comité contra a tortura da Organização das Nações Unidas (ONU) instava o Governo luxemburguês a "garantir que os menores não sejam detidos em prisões para adultos com fins disciplinares". O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura (CPT) já repetiu várias vezes a mesma exigência desde a sua primeira visita ao Grão-Ducado, em 1993. Um relatório de Fevereiro de 2004 do comissário para os Direitos do Homem do Conselho da Europa (em Estrasburgo), Álvaro Gil-Robles, insiste com o Executivo luxemburguês na necessidade de "iniciar com prioridade a construção de um edifício especialmente destinado aos jovens detidos, a fim de os manter afastados dos estabelecimentos penitenciários, que não podem ser considerados adequados a menores". Em 2008 e 2010 a Comissão Consultiva dos Direitos do Homem, (CCDH), voltou à carga e emitiu mais um parecer muito crítico sobre a detenção de menores em Schrassig.

Planeado desde 1993 – desde que o Comité Europeu para a Prevenção da Tortura denunciou pela primeira vez a detenção de menores com prisioneiros de delito comum - a construção de um edifício especialmente destinado aos jovens detidos no Luxemburgo, ainda não viu a luz do dia. " O internamento de jovens em instituições deve ser o último recurso da justiça e a repressão não deve ser utilizada de forma leviana", diz a provedora dos Direitos da Criança.

No Luxemburgo, segundo os dados da Provedoria dos Direitos da Criança, publicados no relatório deste ano, há mais de quatrocentas crianças e jovens internados em instituições. Mais de mil, por qualquer razão, mas sempre por decisão do tribunal, não vivem com a família. Do total, 85 estavam à data de 1 de Novembro deste ano detidos em Dreiborn e em Shrassig. Um número que já está desactualizado, uma vez que ainda não contabiliza os nove casos agora revelados ao CONTACTO pela provedora dos Direitos da Criança.  

Texto: Domingos Martins

CCPL atribui amanhã Prémios Personalidade

António Coimbra de Matos, presidente da CCPL.
A Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL) celebra os seus 20 anos de existência com uma grande gala amanhã, durante a qual serão atribuídos os Prémios Personalidade, galardões que visam homenagear personalidades, entidades ou empresas que se tenham destacado em actividades em prol da comunidade portuguesa.

A CCPL aceitou candidaturas até 11 de Novembro e um júri independente procedeu à selecção de três nomeados em áreas como as Artes, Associativismo, Comunicação Social, Desporto, Divulgação da Língua Portuguesa, Empresarial, Solidariedade Social, Política e Profissões Liberais (ver texto em baixo).

Foram convidados para assistir à gala o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, o ministro do Trabalho luxemburguês, Nicolas Schmit, a ministra da Família, Marie-Josée Jacobs, a ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, os deputados portugueses pela Emigração, entre outros representantes das autoridades portuguesas e luxemburguesas.

Além da atribuição dos prémios vai haver interlúdios musicais com José Silva (danças de salão) Pedro Bray, Ney Évora, Tó Mané Fileno (saxofone), Alex Gebahard (piano) e o fadista Pedro Viola, acompanhado por Quim Caniço (viola) e José Pinto (guitarra portuguesa).

A gala tem lugar no Centro Cultural de Hollerich (34, rue Emile Lavandier), na capital, às 20h, e vai ser apresentada por Carla Diogo, da RTP, e Dan Hardy da RTL. A gala é aberta ao público, sob reserva, custando o jantar 40 euros por pessoa. As reservas devem ser feitas junto da CCPL pelo e-mail ccpl@ccpl.lu ou pelo tel. 29 00 75.

A festa de aniversário da CCPL continua no sábado no mesmo local, a partir das 18h30, com a representação da peça de teatro "Um dia a casa vai a baixo", apresentada pela Oficina de Teatro da CCPL. Vão ainda actuar os ranchos da Mocidade Portuguesa, Os Minhotos de Echternach e os Províncias de Portugal. O baile é animado pela Banda Paulo de Oliveira.

E os nomeados são... 

Artes: Isabel Reis, técnica de montagem para televisão e cinema; Marco Godinho, artista plástico; e Paulo Lobo, fotógrafo.

Associativismo: Onda Jovem; Rogério Oliveira (Associação Cultural e Humanitária da Bairrada no Luxemburgo, ACHBL); e União Desportiva Portuguesa de Wormeldange (UDPW).

Comunicação Social: Bomdia.lu; Correio; e Radio Aktiv de Echternach (Infoloisirs, asbl).

Desporto: Álvaro Cruz, treinador de futebol; Aníbal Coimbra, halterofilista (powerlifting); e Letícia Ferreira, karateca.

Divulgação da Língua Portuguesa: Associação de Pais de Ettelbruck e Mediateca da Caixa Geral de Depósitos.

Empresarial: Carlos Bernardino, gerente da cadeia de restauração Happy Snacks; Loja Fio de Azeite; e Jaime Gonçalves, proprietário da companhia Benelux Taxis.

Solidariedade Social: Antero Monteiro, escritor; Padre Belmiro Narino, chefe da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo; e Défi-Job, associação de reinserção social e profissional para jovens detidos.

Política: Cátia Gonçalves, conselheira comunal em Pétange; e Félix Braz, deputado.

Profissões liberais: Dra. Nélia da Costa Ferreira, médica; e Joaquim da Costa Ferreira, arquitecto.

O júri escolheu três nomeados por categoria, excepto quando não havia mais do que duas candidaturas em determinada área. Os vencedores serão anunciados na grande gala de sexta-feira (ver texto principal). O júri é composto por: Mili Tash-Fernandes, presidente do júri; José Carvalho Rosa, cônsul de Portugal; Carlos Correia, conselheiro social da Embaixada de Portugal; Octávia Alves, representante do OLAI; João Pimentel, director de antena da Rádio Latina; e José Luís Correia, chefe de Redacção do CONTACTO.

Foto: PTA

Luxemburgo: Télévie organiza noite de solidariedade no sábado, em Ettelbruck

Foto: I. Ferreira
A associação Amis de Télévie du Nord (ATN) organiza no sábado mais uma noite caritativa. O serão "disco" realiza-se no Hall Deich, em Ettelbruck, a partir das 20h, e é animado por DJ Roc, DJ Sir Oliver e pela DJ portuguesa Sexation. O objectivo é angariar fundos para a compra de uma máquina para o laboratório de investigação da luta contra o cancro do hospital de Kirchberg, na capital, no âmbito do projecto "Recherches Scientifiques Luxembourg" (RSL).

O projecto de pesquisa RSL desenvolve a sua investigação no Laboratoire de Biologie Moléculaire et Cellulaire du Cancer (LBMCC), no hospital de Kirchberg, na capital, e é dirigido por Marc Diederich. O laboratório (na foto ao lado) pesquisa sobre os mecanismos de resistência aos tratamentos anti-cancerígenos das células com leucemia.

O LBMCC tem actualmente uma equipa de mais de 20 investigadores e estudantes, que trabalha com equipamentos e máquinas doados por benévolos.

A entrada para o serão "disco" custa 5 euros e pode ser comprada no Match de Ettelbruck, Diekirch, café Kaell, em Warken, e no café du Gymnase, em Diekirch. No sábado, os bilhetes custam 8 euros.

"O nosso objectivo é recolher fundos e ao mesmo tempo oferecer uma noite de diversão às pessoas que querem apoiar uma causa justa", diz Domenico Gentile, o presidente da ATN. "Apoiar esta pesquisa é apoiar-se a si mesmo porque a doença não se anuncia, não nos bate à porta", conclui.  

Texto: Irina Ferreira

Greve geral paralisa Portugal

Foto: LUSA
A greve geral em Portugal, convocada pela CGTP e pela UGT, está a paralisar alguns sectores e serviços do país. É a segunda paralisação conjunta das duas centrais sindicais contra as medidas de austeridade.

A greve geral de hoje levou a TAP a cancelar 121 dos 140 voos programados, disse à Lusa fonte da companhia aérea, indicando que 17 voos foram reprogramados e dois foram definidos como serviços mínimos. "Devido à greve geral e tendo em conta que o controlo de tráfego aéreo apenas assegura a realização dos voos definidos nos serviços mínimos, a TAP vai, nesse âmbito, operar dois voos", afirmou a mesma fonte.

Assim, realizam-se os voos TP1639/1664 Lisboa-Funchal-Lisboa (partida de Lisboa às 18:05 e do Funchal às 19:50) e o TP1821/1822 Lisboa-Terceira-Lisboa (partida de Lisboa às 08:00 e da Terceira 10:25). Da restante operação prevista, 17 voos foram reprogramados, através da antecipação ou do adiamento para horários fora do período de greve.

A mesma fonte da TAP disse ainda que "cerca de 80 por cento dos clientes" da companhia aérea que tinham reservas válidas para os voos a realizar hoje foram atempadamente contactados e acordaram em realizar as suas viagens noutras datas.

Os impactos da greve geral de hoje, convocada pelas centrais sindicais CGTP e UGT, deverão sentir-se em vários sectores, entre os quais os transportes. No que respeita aos aeroportos, aderem à paralisação o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), que representa os trabalhadores de assistência em terra nos aeroportos, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC), que representa os tripulantes de cabine, e a Comissão de Trabalhadores da NAV, empresa de controlo aéreo.

Forte adesão na recolha do lixo 

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) registou esta madrugada adesões maioritariamente de 100 por cento nos Serviços de Recolha de Lixo em 28 municípios do país e das ilhas, indica uma nota daquela estrutura.

De acordo com os dados disponíveis, apenas na Câmara de Oeiras com a recolha do lixo paralisada em 80 por cento, em Gondomar, com uma paralisação de 65 por cento e em Olhão (Ambiolhão) com uma adesão de 75 por cento não foram registadas paralisações totais.

O STAL, afecto à CGTP, efectuou contagens nos distritos de Braga, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e em Ponta Delgada e sustenta numa nota que a paralisação da recolha do lixo "marca a adesão dos trabalhadores da Administração Local à greve geral".

Populares cortaram circulação de comboios A Guarda Nacional Republicana teve que intervir em dois casos de pessoas que cortaram a circulação dos comboios, em Torres Novas e Sintra, em protesto pelo facto de circular em dia de greve geral, disse hoje à agência Lusa fonte policial. Os cortes de linha aconteceram ao início da manhã de hoje, com "populares a colocarem-se na linha de comboio e a impedirem que as composições ferroviárias circulassem", relatou a mesma fonte.

"Os incidentes ocorreram em Lamarosa, na região de Torres Novas, e na linha de Sintra", acrescentou. CP não cumpriu serviços mínimos A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações adianta, à TSF, que os serviços mínimos da CP não estão a ser cumpridos.

A empresa informa que, até às seis da manhã, cinco dos 19 comboios de serviços mínimos previstos não se realizaram, tendo quatro deles ficado parados por intervenção do piquete de greve.

O sindicato diz também que há uma paralisação total na Soflusa, Transtejo, na STCP e no metro de Lisboa. No iníco da manhã, apenas circularam três autocarros da Carris.

Stress no trabalho é causa de 15 % dos suicídios no Luxemburgo

Foto: Shutterstock
Há entre oito a 10 suicídios por ano no Luxemburgo devido ao stress no trabalho ou burn out (esgotamento físico e mental intenso). No Luxemburgo, 15 % dos suicídios e 10 % das demissões resultam de diferentes formas de stress motivados pelas condições e pelo ambiente de trabalho, segundo dados revelados pelo ministro do Trabalho e da Imigração.

Para combater estes números que, para Nicolas Schmit, têm aumentado e que traduzem "uma realidade dramática", o seu ministério arrancou na segunda-feira com uma campanha nacional, "Vouloir guérir: je prends ma vie en main" ("Querer curar-se: tomo a minha vida nas minhas mãos").

A campanha pretende informar e sensibilizar sobre os riscos psicossociais associados ao trabalho e serve como rampa de lançamento à campanha europeia que arranca no próximo ano. Um conjunto de programas na rádio RTL, que vai para o ar todas as segundas-feiras, às 9h30, até 12 de Dezembro, é uma das iniciativas da campanha. Cada emissão vai tratar uma questão específica e onde vão estar dois especialistas que respondem a perguntas dos ouvintes.

A iniciativa governamental vai tratar em particular quatro grandes temas: as violências externas, o stress ligado a um despedimento, o mobbing (assédio moral e sexual) e o burn out (esgotamento físico e mental intenso).

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na página da internet ( www.itm.lu ).  

Texto: Irina Ferreira

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Luxemburgo inaugura embaixada nos Emirados Árabes Unidos

Foto: SIP
A primeira representação diplomática luxemburguesa na península Árabe foi inaugurada no domingo pelo príncipe herdeiro Guillaume, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Guillaume regressa hoje ao Luxemburgo depois de um périplo pelo Médio Oriente, onde esteve acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo ministro do Comércio do Luxemburgo.

Na ocasião, o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados salientou a importância da representação diplomática luxemburguesa em Abu Dhabi. Shaikh Abdullah realçou as "similitudes entre os dois países: o Luxemburgo e os Emirados Árabes Unidos querem incrementar as suas relações bilaterais em todos os domínios. Os Emirados são a porta de entrada do Grão-Ducado na região do Golfo e do Médio Oriente. No sentido inverso, o Luxemburgo é a porta de entrada dos Emirados na Europa", disse o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos.


Luxemburgo: Irmã de Grão-Duque Jean morreu ontem aos 89 anos

A Princesa Elisabeth, irmã do Grão-Duque Jean e tia do Grão-Duque Henri, morreu ontem aos 89 anos, avança o wort.lu.

 Nascida a 22 de Dezembro de 1922, no Castelo de Berg, Elisabeth era filha da Grã-Duquesa Charlotte e do Príncipe Félix do Luxemburgo. Era mulher do Duque Franz de Hohenberg e a mãe de Anita de Hohenberg e de Sophie de Potesta.

 As cerimónias fúnebres realizam-se em Artstetten, na Áustria, de acordo com um comunicado da Casa Grã-Ducal.
 Uma missa vai ser celebrada na igreja Saint-Michel, na cidade do Luxembourg, numa data ainda a ser comunicada.

Portugal: Santuário de Fátima exige em Tribunal que idosa abandone imóvel

O Santuário de Fátima reclamou ontem em Tribunal a saída de uma idosa de um imóvel do qual é proprietário e que é desde 1994 a sede do seu Centro de Ação Social, que acolhe crianças carenciadas.

“O que o Santuário quer é o bem das crianças”, disse o advogado do Santuário durante as alegações finais que decorreram logo no primeiro dia de julgamento que decorreu no Tribunal de Ourém. O imóvel em causa imóvel foi doado ao Santuário de Fátima pela “Associação Casa do Coração de Maria – Obra das Gaiatas” e uma das condições da doação era que fosse reservado espaço para alojar a presidente, e não a idosa em causa, Laurinda Oliveira, irmã e vice-presidente da associação, segundo a escritura apresentada em Tribunal.

Após a morte da irmã, Laurinda Oliveira terá ocupado o espaço sem avisar o Santuário de Fátima, realçou o advogado, sustentando que ao longo do dia as testemunhas provaram isso mesmo em Tribunal.

As alegações finais ficaram ainda marcadas pela acusação do advogado do Santuário de que as irmãs ao longo dos anos “serviram-se das crianças para enriquecer”, revelando que em 2010 a arguida declarou ter recebido 840 mil euros e doou um apartamento do qual mantém o usufruto, procurando demonstrar que a idosa tem recursos e um lugar para viver. O advogado de Laurinda Oliveira - a idosa não compareceu por motivos de saúde - lamentou que “o Santuário de Fátima continue a agarrar-se a questões formais e a casos irrelevantes sobre venda de imóveis e dinheiro”. O defensor realçou que durante a sessão do julgamento ficou demonstrada “a diferença de valores entre o fazer bem e o interesse: entre os comportamentos de Dona Laurinda e do Santuário”.

Se durante a manhã as testemunhas arroladas pelo Santuário de Fátima garantiram que Laurinda Oliveira nunca habitou ala Norte do imóvel em causa – se não após a morte da irmã-, as testemunhas do advogado da idosa asseguraram que esta sempre ali viveu, sem que fosse considerada uma intrusa. “Fez a casa, criou a Associação e agora, que já não tem nada para dar, o Santuário age desta forma”, argumentou o defensor da ré, considerando que estamos perante “um abuso de direito”.

O advogado do Santuário contrapõe com as provas documentais e as provas testemunhais que “evidenciaram que nunca esteve na mente do Santuário receber em doação um imóvel em que estivesse previsto o alojamento de Laurinda Oliveira”. A matéria de facto dada como provada em Tribunal será publicada a 6 de Dezembro no Portal Citius – site do Ministério da Justiça -, anunciou a juíza que está a julgar o caso.

 Texto: Lusa

CONTACTO: Edição de 23 de Novembro de 2011

Sete adolescentes e duas crianças de dez e onze anos estão detidas no Centro Penitenciário de Schrassig. As crianças são de etnia cigana e um juiz mandou-as para a cadeia porque foram apanhadas a roubar. Como não se sabe quem são pais dos menores, o tribunal decidiu mantê-los em Schrassig, até que estes apareçam, uma atitude considerada «inadmissível» pela provedora dos Direitos da Criança.

Stéphanie Faia é a nova Miss Portugal no Luxemburgo, sucedendo a Patrícia Brandão. A jovem de 18 anos foi eleita na final que se realizou no complexo desportivo René Hartmann, em Dudelange. Raquel Gonçalves e Letitia Magalhães foram eleitas, respectivamente, primeira e segunda damas de honor.

 Nesta edição destacamos ainda o stress no trabalho que é a causa de 15% dos suicídios no Luxemburgo e os Prémios Personalidade da CCPL. Na celebração dos seus 20 anos, a Confederação das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo vai homenagear entidades, empresas e personalidades que se têm destacado em prol da comunidade lusa no Grão-Ducado.

 No desporto, temos a reportagem com os karatecas portugueses e luso-descendentes que estiveram em grande nos campeonatos nacionais disputados este fim-de-semana na Coque, ao alcançarem vários dos títulos nacionais. Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

---

Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

 Para receber gratuitamente o CONTACTO e o Point24 em português, (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal (http://www.jornal-contacto.lu/) ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Assinantes não-residentes no Luxemburgo: Como o jornal é gratuito, criámos para os residentes fora do Luxemburgo (França, Bélgica, Alemanha, Portugal e resto da Europa) uma assinatura de 52 euros/ano, que visa apenas cobrir as despesas de envio anuais, de modo a que o jornal, na prática, continue a ser gratuito. Os interessados devem contactar o nosso Departamento de Assinaturas pelo tel. + 352 4993-9393.

Homens no Grão-Ducado gastam mais que as mulheres, indica estudo do Statec

Foto: Shutterstock
Os homens solteiros no Luxemburgo gastam mais que as mulheres e despendem em média mais 5,6 % do seu rendimento. Esta é uma das últimas estatísticas publicadas pelo Statec por ocasião do Dia Internacional dos Homens, que se assinalou a 19 deste mês.

Esta disparidade no consumo entre homens e mulheres pode ser explicado pela diferença salarial que existe entre eles e elas. Os homens dispõem de um rendimento mais elevado, sendo que entre 68 % deles é de 2.500 euros enquanto que entre as mulheres essa proporção baixa para os 52 %. Os homens gastam mais em automóveis, restaurantes e hotéis, enquanto que a maioria das despesas das mulheres é feita em produtos alimentares, bebidas não alcoólicas, vestuário e calçado e saúde.

A esperança média de vida dos homens que habitam no Luxemburgo aumentou 3,5 anos entre 2000 e 2009, conclui o relatório do Statec sobre as condições de vida da população masculina no Grão-Ducado. O relatório indica que há 11 anos atrás a esperança média de vida dos homens era de 74,6 anos, tendo subido para 78,1 em 2009, o que representa um aumento de três anos e meio. As principais causas de morte entre os homens são tumores malignos, factores estranhos à saúde, como acidentes de viação, intoxicações acidentais e suicídios. Este índice luxemburguês só é ultrapassado pelo dos países nórdicos como a Islândia, a Suécia ou a Noruega. Em comparação, em Portugal a esperança média de vida entre a população masculina é relativamente mais baixa: 76,5 (-1,59 %).

No que toca à vida familiar, os homens continuam a assumir o papel de ganha-pão no seio da família. Isto porque a taxa de emprego entre os homens aumenta entre as famílias com mais filhos, sendo de 87,9 % entre a população masculina sem filhos, passando para 91,4 % entre os homens com um filho e chegando aos 95 % para aqueles que têm pelo menos duas crianças. Entre as mulheres, a taxa de emprego segue a tendência inversa.

O trabalho a tempo parcial é mais frequente entre as mulheres: 36 % delas, entre a totalidade da população activa luxemburguesa, tinham esse tipo de contrato, contra 4 % entre os homens.

No Luxemburgo, 88 % dos homens entre os 16 e os 74 anos usam a internet diariamente (contra 80 % entre as mulheres). São também eles quem mais usa a ligação móvel à internet, através de telemóveis: são 43 % os internautas masculinos. Entre as mulheres esta percentagem baixa para 33 %.

Texto: Irina Ferreira

Futebol: Ranking FIFA - Portugal sobe um lugar, Espanha mantém liderança

A seleção portuguesa de futebol subiu do oitavo para o sétimo posto no “ranking” mundial da FIFA, hoje divulgado, que continua a ser liderado pela Espanha, campeã europeia e mundial.

Para a subida da seleção portuguesa contribuíram o empate e a vitória nos dois jogos com a Bósnia-Herzegovina, que garantiram o apuramento para a fase final do Euro2012.

A Croácia, que no “play-off” de apuramento se impôs à Turquia, entrou no “top10”, ascendendo do 12.º ao oitavo lugar.

Na frente, e apesar de ter averbado uma derrota e um empate nos dois últimos encontros – particulares com a Inglaterra e a Costa Rica –, continua a Espanha, seguida da Holanda. A Alemanha, que a 15 de novembro venceu a Holanda por 3-0 num encontro particular, mantém a terceira posição, mas reduziu a desvantagem pontual para a seleção “laranja”.

O Uruguai na quarta posição, o Brasil, em sexto, e a Argentina, no 10.º lugar, são as únicas seleções não europeias nos dez primeiros lugares da hierarquia.

A República Checa, que garantiu presença no Euro2012 após duas vitórias frente à seleção de Montenegro, protagonizou a maior subida nos primeiros 50 lugares da tabela, ascendendo do 47.º ao 33.º lugar.

- Ranking FIFA (23 novembro): 

1. (1) Espanha, 1.564 pontos.
2. (2) Holanda, 1.365.
3. (3) Alemanha, 1.345.
4. (4) Uruguai, 1.309.
5. (7) Inglaterra, 1.173.
6. (5) Brasil, 1.143.
7. (8) Portugal, 1.100. 
8.(12) Croácia, 1.091.
9. (6) Itália, 1.082
10.(10) Argentina, 1.067.
(…)
57. (66) Cabo Verde, 544. 
84. (86) Angola, 412. 
105. (110) Moçambique, 324. 
160. (167) Guiné-Bissau, 129. 
203. (201) Timor-Leste, 2.

domingo, 20 de novembro de 2011

Inscrições para Ceia de Natal dos reformados até 5 de Dezembro

O Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) organiza a nona edição da já tradicional Ceia de Natal para reformados portugueses, iniciativa que a associação lançou em 2003.

O jantar-convívio está marcado para 10 de Dezembro, às 19h, nas instalações do CASA, no n°15, Montée de Clausen, na cidade do Luxemburgo.

Mais informações ou reservas, que devem ser feitas até 5 de Dezembro, pelos telefs. 43 27 49, 621 152 104 ou 621 291 845 e pelo fax 46 90 70 ou ainda pelo e-mail: infocasa@pt.lu.

Cigarros anti-incêndio já são obrigatórios

Os cigarros vendidos no Luxemburgo têm desde ontem que ser feitos em papel especial para evitar riscos de incêndio. A medida, que entrou em vigor em toda a UE, é uma imposição da Comissão Europeia.

Os cigarros abandonados são uma das principais causas de incêndios mortais na Europa, razão pela qual Bruxelas quer ver comercializados apenas cigarros "de propensão reduzida para a ignição (PRI)". Os PRI são cigarros que se apagam quando não fumados activamente, o que reduz as probabilidades de provocar um incêndio. A medida envolve a alteração do papel dos cigarros, que passa a incluir dois anéis de papel espesso que restringem o fornecimento de oxigénio.

Stéphanie Faia é a nova miss Portugal no Luxemburgo

Foto: Paulo Lobo
Stéphanie Faia (2ª à direita na foto) é a nova miss Portugal no Luxemburgo. Stéphanie foi eleita ontem pelo júri e recolheu mais votos entre os internautas que votaram na internet bem como entre as cerca de 600 pessoas que assistiram à final no Centre Sportif René Hartmann, em Dudelange.

Raquel Gonçalves foi eleita 1ª dama de honor, Letitia Magalhães ficou com o lugar de 2ª dama de honor.

Sandra Ribeiro levou para o casa o prémio de miss Simpatia enquanto que Tiffany Soares foi distinguida com o prémio Miss Fotogenia.

Stéphanie Faia sucede a Patrícia Brandão, a vencedora da edição de 2011.

sábado, 19 de novembro de 2011

Luxemburgo: 8 a 10 suicídios por ano devido a assédio no trabalho ou burn out

Foto: Shutterstock
Há entre oito a 10 suicídios por ano no Luxemburgo devido a assédio no trabalho ou burn out (esgotamento físico e mental intenso).

Verifica-se também que 15% do absentismo ao trabalho está ligado ao stress e que 10% das demissões são consequência desse mesmo factor, que pode estar ligado ao mau ambiente e a más condições de trabalho, segundo dados revelados por Nicolas Schmit.

O ministro do Trabalho e da Imigração afirmou que estes números têm aumentado e que traduzem "uma realidade dramática". Schmit anunciou que o gabinete competente do seu ministério, o da Saúde e Inspecção do Trabalho, vai lançar uma campanha informativa e de sensibilização sobre os riscos psicossociais associados ao trabalho, e que vai servir como rampa de lançamento à campanha europeia que arranca no próximo ano.

 A campanha nacional intitula-se "Vouloir guérir: je prends ma vie en main" ("Querer curar-se: tomo a minha vida nas minhas mãos) e vai ser composta por quatro programas emitidos na rádio RTL nos dias 21 e 28 de Novembro e a 5 e 12 de Dezembro, às 9h30.

Os programas vão ser dirigidos por dois especialistas com o objectivo de responderem a questões dos ouvintes.

Luxemburgo: Sting em concerto no dia 12 de Março



Foto: Guy Wolff
Sting vai actuar no Luxemburgo a 12 de Março do próximo ano. O ex-vocalista dos Police vem ao Luxemburgo no âmbito da sua digressão "Back to Bass Tour", que serve para assinalar os seus 25 anos de carreira a solo.

 De acordo com a Rockhal, a sala onde se vai realizar o concerto, os bilhetes vão ser postos à venda a 26 deste mês (no próximo sábado).

 Sting esteve pela última vez no Luxemburgo em 2006. Na altura, 18 mil pessoas estiveram presentes no estádio Emile Mayrisch.

 Depois de atingir a fama mundial como vocalista dos Police, Sting lança a sua carreira a solo em 1985, que conhece um sucesso imediato desde o seu primeiro trabalho, "The Dream of the Blue Turtles". Do seu quarto de século de carreira a solo, destacam-se êxitos como "English man in New York", "If I Ever Lose My Faith In You", "Fields of Gold" ou "Shape of My Heart".

Passos Coelho diz aos jovens que o futuro do país está nas mãos dos portugueses

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje, em Vila Real, que o futuro do país está nas mãos dos portugueses e que o tempo que está a ser preparado não é determinado apenas pelo exterior.

Depois de ter visitado a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real na qualidade de primeiro-ministro, Passos Coelho vestiu o fato de presidente do PSD e juntou-se a um encontro da Juventude Social Democrata. A falar para cerca de 100 jovens, o líder nacional deste partido quis deixar a mensagem de que o futuro do país está nas mãos dos portugueses e também na destes jovens. “Não acreditem nos determinismos que certa pseudo elite vai vendendo no país, como se tivéssemos que estar derrotados perante as circunstâncias, a rasto dos acontecimentos e ficássemos esmagados pelos desequilíbrios que se acumularam ao longo de anos”, frisou.

Passos Coelho afirmou ainda que o tempo que está a ser preparado “não é determinado apenas pelo exterior”, mas depende também das “nossas escolhas”. “Nós podemos escolher e à medida que formos ganhando a confiança daqueles com quem fizemos estes contratos, eles próprios se irão convencendo que nós não precisamos de ser aqui uma espécie de protectorado onde nos dão as ordens e as indicações sobre o que devemos e como devemos fazer”, sustentou.

Desta forma, acrescentou, “eles perceberão” que Portugal tem “autonomia”, “sabe o que quer” e vai “lutar para chegar onde interessa”. “Não para dar uma satisfação ao exterior mas porque devemos isso a nós próprios”, frisou.

 A Comissão Política Nacional da JSD iniciou hoje a digressão do curso de formação sobre a “Ideologia e a Estrutura da JSD, Saber +”. Este curso tem como objectivo geral apresentar, divulgar e sistematizar a ideologia social democrata e explicar a estrutura organizativa da JSD e destinou-se às regionais de Vila Real, Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança, Guarda e Viseu.

Texto: LUSA

"Epopeia da Grande Região" está à venda

Já está à venda a série de três documentários sobre a Grande Região. A edição de a "Epopeia da Grande Região" ("L'Épopée de la Grande Region") inclui um livro de 12 páginas e está à venda desde quarta-feira.

Os documentários estão disponíveis em francês, alemão e inglês (línguas e legendas).

O DVD custa 24,90€ e pode ser comprado em pontos de venda no Luxemburgo e em França. Mais informações em :www.tarantula.lu/fr/producted/
documentaries/L_epopee_de_
la_Grande_
Region/41/
.

Previna-se contra possíveis assaltos com dicas da Polícia Grã-Ducal

Para se prevenir contra possíveis tentativas de assalto, siga as seguintes recomendações da Polícia Grã-Ducal:
  • Visibilidade equivale a segurança: tenha os arbustos à volta de sua casa bem aparados e de altura regular, impedindo assim possíveis assaltantes de encontrarem lá abrigo;
  • Escadas ou trepadeiras para plantas encostadas às paredes da casa facilitam o trabalho do assaltante;
  • As tomadas eléctricas no exterior da casa também ajudam os assaltantes na sua tarefa, porque permitem a utilização de ferramentas eléctricas;
  • Feche sempre as portas e as janelas, inclusive a da garagem, mesmo que esteja ausente durante um curto espaço de tempo;
  • Nunca esconda a sua chave de casa no exterior da habitação;
  • Nunca deixe a chave na fechadura interior se for numa porta de vidro;
  • A janela basculada oferece um acesso fácil aos assaltantes;
  • Não tenha dinheiro vivo em casa nem guarde as jóias em locais visíveis. Guarde antes os seus valores num cofre;
  • Antes de abrir a porta, peça à pessoa para se identificar;
  • O seu vizinho é o seu melhor amigo; a solidariedade entre vizinhos é uma forma informal de vigilância e de controlo;
  • Avise imediatamente a Polícia (o número de urgências é o 113) se notar que há pessoas ou veículos suspeitos na sua rua ou no seu bairro.
Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos no Bureau Conseil de Prévention du Crime (4997-2330/2331/2333) ou na internet (www.police.lu/conseils-prevention).

Texto: IF