sábado, 31 de dezembro de 2011

Eusébio sai do hospital e quer ver Benfica sagrar-se campeão em 2012

O ex-futebolista Eusébio saiu hoje do Hospital da Luz, onde estava internado desde 19 de dezembro, com o desejo de um Benfica campeão e a promessa de que estará ao lado da seleção portuguesa no Euro2012.
“Eu sei que vai ser difícil, mas desejo para 2012 que o meu clube tenha a sorte de ser campeão”, foi uma das mensagens deixadas pelo ”Pantera Negra”, numa conferência de imprensa improvisada à saída da unidade hospitalar lisboeta.

Depois de bater na madeira e desejar “não voltar tão cedo” a este tipo de cuidados (pneumonia bilateral), Eusébio não se cansou de deixar o agradecimento “a toda a equipa hospitalar, que mostrou ser profissional a 1.000 por cento”.

“Mostraram ser uma verdadeira família. Fico honrado e muito satisfeito por isso. Não posso dizer que apanhei um susto, porque tenho absoluta confiança em toda esta equipa do hospital”, frisou a maior glória do Benfica.

Sobre a vontade de estar completamente apto para acompanhar de perto a campanha portuguesa no próximo Europeu, Eusébio não deixou escapar algum humor: “Já não jogo, mas, se Deus quiser, vou lá estar a acompanhar a seleção”.

O diretor clínico adjunto do Hospital da Luz, João Sá, referiu-se a Eusébio como “um bom paciente” e deu o aval ao antigo internacional estar perto da seleção no Euro2012, entre 08 de junho e 01 de julho, na Polónia e Ucrânia.

“Espero que sim, que possa estar. Esta fase de convalescença ainda demora umas semanas e o Eusébio tem ainda de fazer algum repouso, mas ainda faltam uns meses para o Europeu”, afirmou o clínico.
Sobre a situação clínica de Eusébio, que recebeu alta pelas 10:30, João Sá garantiu que o antigo jogador “está completamente recuperado” da pneumonia.

Foto: Lusa

Arquiteto Souto de Moura entre as 100 personalidades de 2011 para o El Pais

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, foi considerado hoje uma das 100 personalidades do ano pelo jornal espanhol El País.

Na revista semanal, o diário espanhol escolheu os 100 homens e mulheres iberoamericanos que marcaram 2011 e Souto de Moura é o único português a figurar entre os eleitos, sendo descrito como "ponta de lança da terceira geração de arquitetos portugueses modernos".

Para o jornal, o arquiteto português é "o herdeiro natural de uma tradição que atualizou uma linguagem [em arquitetura], retirando-lhe os ornamentos", e elogia-lhe o recurso a "materiais locais e a acabamentos artesanais".

Eduardo Souto de Moura foi distinguido este ano com o Prémio Pritzker, o mais prestigiado na área da arquitetura internacional, foi doutorado "honoris causa" pela Universidade de Aveiro e ainda recebeu o Prémio Secil Arquitetura 2010 pelo projeto da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

O jornal El País considera que a Casa das Histórias Paula Rego é o mais experimental dos trabalhos de Souto de Moura, referenciando ainda o mercado e o estádio municipais de Braga.

Nascido no Porto, a 25 de julho de 1952, Eduardo Souto de Moura faz parte do núcleo de profissionais da chamada “Escola do Porto”, ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Entre 1974 e 1979 colaborou com Álvaro Siza Vieira e tem vindo a lecionar nalgumas das mais conceituadas escolas de arquitetura desde o início dos anos 1980: inicialmente na Faculdade de Arquitetura do Porto e, depois, em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

Fotos: Lusa/El Pais
Um Próspero e Bom Ano Novo 2012, 
são os votos de toda a equipa do CONTACTO
a todos os seus leitores e anunciantes 

                                                                             Foto: Anouk Antony

2011 foi o ano do advento dos governos tecnocráticos sem mandato popular

A crise da dívida na Grécia e na Itália impôs em meados de novembro uma nova alternativa política assente na formação de governos tecnocráticos apoiados por uma maioria parlamentar, mas que não foram submetidos ao crivo prévio do voto popular.

Assim, a formação destes executivos poderá tornar-se numa fórmula tentadora para abordar a crise da dívida dos países da zona euro, apesar dos crescentes alertas sobre um “grave défice democrático” ou um “grosseiro desrespeito da vontade popular”.

No entanto, estes novos “gabinetes de transição” liderados por primeiros-ministros com relações privilegiadas junto do sistema bancário europeu, garantem o apoio no parlamento dos partidos tradicionais que estiveram envolvidos nas negociações com a troika internacional (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

Na Grécia, o antigo governo maioritário do PASOK de George Papandreou, no poder desde outubro de 2009, esforçou-se por cumprir as exigências dos credores mas não resistiu à crescente contestação popular e à decisão de realizar um referendo sobre o acordo de 27 de outubro sobre a Grécia, acordado numa cimeira extraordinária da UE.

Após uma agitada semana política, acabou substituído por Lucas Papademos, conselheiro económico do primeiro-ministro demissionário e conhecido no país por “senhor euro”, devido à sua função decisiva no processo de adesão da Grécia à moeda única, quando dirigiu o Banco Central da Grécia entre 1994 e 2002.

Papademos, que até 2010 assumiu ainda as funções de vice-presidente do Banco Central Europeu, lidera desde 11 de novembro um governo de “unidade nacional” que inclui o PASOK e duas formações da direita helénica (ND e LAOS).

Os líderes dos partidos envolvidos nesta solução que se pretende “transitória” – foram anunciadas eleições legislativas antecipadas para fevereiro – concordaram em assinar um compromisso por escrito sobre a aplicação do novo acordo com os credores internacionais.

O governo de Papademos foi incumbido de aprovar o orçamento para 2012 e ratificar o acordo de 27 de outubro, que prevê a redução de 50 por cento da dívida privada, com contrapartidas para a banca, e novas medidas de austeridade.

Mas tudo indica que o seu mandato poderá ser prolongado, um desejo que transparece em Bruxelas. O FMI já admitiu que o país pode precisar de ajuda até 2021 devido à espiral recessiva, mas manifestou indisponibilidade em negociar um aumento do seu apoio financeiro.

Evangelos Venizelos, o rival interno de Papandreou que manteve a pasta das Finanças no novo governo, já admitiu que a data das eleições permanece “flexível” e dependente dos progressos na aplicação do “plano de salvamento” da zona euro.

Mas ao contrário da Grécia, onde o novo governo de Lucas Papademos inclui três partidos, o novo executivo italiano de Mario Monti, antigo comissário europeu e que acumula a pasta da Economia e Finanças, é totalmente composto por tecnocratas sem filiação partidária e mesmo que também garanta, de momento, amplo consenso no Parlamento.

O sucessor de Silvo Berlusconi foi designado primeiro-ministro cinco dias após Papademos e esclareceu de imediato a sua missão: “salvar a Itália” de uma crise “muito grave” e que se “arrisca a comprometer o que foi garantido por pelo menos quatro gerações de italianos durante 60 anos de sacrifícios”.

O seu programa de governo inclui medidas de austeridade, aumento de impostos e os inevitáveis projetos de relançamento económico, que à semelhança da Grécia são sugeridos pelas instituições políticas e financeiras internacionais. Objetivo: reduzir a enorme dívida de 1.900 mil milhões de euros, 120 por cento do PIB, sobretudo após o aumento vertiginoso dos juros dez anos para a aquisição de títulos de dívida soberana.

A grande novidade foi o anúncio de um superministério do crescimento que reúne as pastas do Desenvolvimento económico, das Infraestruturas e dos Transportes, entregue a Corrado Passera, o patrão do segundo maior banco italiano, o Intesa Sanpaolo.

A direitista Liga Norte, de Umberto Bossi, tem-se destacado na contestação ao novo executivo, e quando o Parlamento e Senado se preparam para aprovar até ao Natal o “plano de rigor” que prevê uma redução do défice de 20 mil milhões de euros e medidas de relançamento do crescimento que rondam os 10 mil milhões.

Apesar de a data das eleições legislativas ainda não estar definida em Itália, aumentam as dúvidas sobre a capacidade de Papademos e Monti aplicarem ambiciosos programas de austeridade e de relançamento num espaço temporal muito limitado.

Os novos primeiros-ministros da Grécia e Itália já foram confrontados com as primeiras greves e protestos à escala nacional convocados pelos sindicatos. As próximas semanas vão revelar a sua capacidade de resistência parente as novas e anunciadas vagas de agitação social, num 2012 que se prevê muito turbulento.

Em 2011, Portugal desceu de categoria no índice da Democracia

Portugal passou este ano de uma situação de democracia plena para uma democracia com falhas, o que se deve sobretudo à erosão da soberania associada à crise da zona euro, revela o Índice da Democracia 2011 do Economist Intelligence Unit.

O índice, realizado pelo serviço de investigação da revista “The Economist”, vai na quarta edição e avalia as democracias de 165 estados independentes e dois territórios, colocando-os em quatro categorias: democracias plenas, democracias com falhas, regimes híbridos e regimes autoritários.

Pela primeira vez, Portugal, que desceu do 26.º para o 27.º lugar na lista, surge este ano no grupo das democracias com falhas, depois de em 2010 o mesmo ter acontecido à França, Itália e Grécia.

Num total de 10 pontos, Portugal obtém 7,81, o que resulta de uma avaliação de cinco critérios: Processo eleitoral e pluralismo (9,58 pontos), funcionamento do governo (6,43), participação política (6,11), cultura política (7,50) e liberdades cívicas (9,41).

No cômputo geral, o país mais democrático é a Noruega (9,8 pontos), seguido de Islândia (9,65), Dinamarca (9,52) e Suécia (9,50). Nos últimos lugares da lista, surgem a Coreia do Norte (1,08 pontos), Chade (1,62) e Turquemenistão (1,72).

A classificação de democracia diminuiu em 48 dos 167 países, aumentou em 41 e manteve-se em 78 deles. Oito países mudaram de categoria, tendo quatro regredido (Portugal, Ucrânia, Guatemala e Rússia) e quatro melhoraram (Tunísia, Mauritânia, Níger e Zâmbia).

O relatório conclui que, em 2011, o declínio da democracia se concentrou na Europa, tendo sete países descido na classificação do índice democrático (Finlândia, Irlanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália e Grécia) e nenhum subido.

A principal razão, explica o relatório, foi a erosão da soberania e da responsabilidade democrática associada aos efeitos e às respostas à crise da zona euro.

Seis governos da zona euro caíram em 2011 e em dois destes países (Grécia e Itália) governantes eleitos foram substituídos por tecnocratas, recorda o relatório, alertando que a perspetiva de curto prazo no velho continente é preocupante.

O relatório destaca ainda que em alguns países já não são os governos eleitos que definem as políticas, mas sim os credores internacionais, como o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

A severidade das medidas de austeridade contribuiu para enfraquecer a coesão social e diminuir ainda mais a confiança nas instituições públicas, que já estavam em declínio desde a crise económica de 2008/2009, conclui o relatório.

Por outro lado, o relatório alerta para a falta de participação no processo político e o défice democrático e exemplifica com o caso da Alemanha, onde está em queda a militância partidária e a participação nas eleições.

"A austeridade rigorosa, uma nova recessão em 2012, o elevado desemprego e o facto de não se verem sinais de crescimento renovado vão testar a resiliência das instituições políticas europeias", pode ler-se no relatório.

A nível mundial, apenas 11,3 por cento da população vive em democracias plenas e 37,6 por cento em regimes autoritários.

Samoa e Kiribati já estão em 2012

Os habitantes dos pequenos Estados de Samoa e Kiribati e ainda Tokelau, do território da Nova Zelândia, todos no Pacífico sul, foram os primeiros a celebrar a entrada em 2012.

Na Samoa, o pequeno país que decidiu alterar o fuso horário, riscando o dia 30 do calendário, os 180 mil habitantes celebraram a entrada no novo às 10h00 GMT (11h da manhã no Luxemburgo).

O mesmo aconteceu no arquipélago de Kiribati, com cerca de cinco mil habitantes, e no território neozelandês de Tokelau, onde vivem 1.400 pessoas.

Os próximos a festejarem o ano novo, às 11h00 GMT (meio-dia no Luxemburgo), foram os habitantes de Niue, nas ilhas Salomão, o reino de Tonga e a Nova Zelândia.

Foto: Wikipedia/Sonja Pieper

Em Sidney, na Austrália, cerca de 1,5 milhões de pessoas aguardam a chegada do novo ano, cerca das 13h GMT (14h no Luxemburgo), com um espetáculo de fogo de artifício, com seis toneladas de material pirotécnico, junto da emblemática Casa da Ópera.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bettembourg financia projectos em Cabo Verde



O município de Bettembourg vai financiar dois projectos nos sectores de extensão da rede de água e da educação, submetidos pela Câmara Municipal de São Filipe, ilha de Fogo, Cabo Verde, no quadro da cooperação descentralizada com esse país.

A decisão foi comunicada ao presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Eugénio Veiga, na semana passada, num encontro na Praia em que ficou a saber-se que as acções de cooperação bilateral Luxemburgo/Cabo Verde vão ter início efectivo no principio de 2012 com projectos na área de águas e saneamento.

São Filipe deve igualmente beneficiar de intervenções no sector da educação, cujo projecto está orçado em cerca de 15 mil contos cabo-verdianos e prevê a ligação de luz eléctrica, nas escolas ainda não contempladas, construção ou melhoria das instalações sanitárias, capacitação de professores na área de informática e aquisição de computadores para equipar as escolas do município.

No domínio da água, o financiamento é superior a 15 mil contos e vai contemplar a extensão da rede de água a partir da região de Inhuco até Ribeira Filipe que, no quadro da utilização do fundo de contrapartida da ajuda alimentar luxemburguesa, vai ser alargada até Campanas de Cima, cobrindo assim quase todas as localidades do município.

Esses dois projectos já se encontram no Ministério da Cooperação do Luxemburgo e têm já financiamento garantido, devendo o fundo de contrapartida da ajuda alimentar do Luxemburgo financiar outros dois projectos já acordados: a extensão de água até Campanas de Cima e a construção do matadouro na cidade de São Filipe.

Ao todo, explicou Eugénio Veiga, São Filipe vai receber da Cooperação luxemburguesa cerca de 70 mil contos para os quatro projectos.

Fast and Furious 5 foi o filme mais sacado da internet este ano

Os filmes “Fast and Furious 5”, “The Hangover Part 2” e “Thor” foram os mais descarregados da internet em 2011, a nível mundial, de acordo com o blogue Torrent Freak, especializado em partilha de ficheiros online.

“Fast and Furious 5”, protagonizado por Vin Diesel, lidera a lista compilada pelo blogue com 9,2 milhões de downloads, seguido de “The Hangover Part 2”, com 8,8 milhões, e “Thor”, com 8,3 milhões.

A lista do Torrent Freak foi elaborada a partir de dados fornecidos pelo programa de downloads BitTorrent.

Em quarto lugar dos filmes mais pirateados em 2011 surge “Source Code”, com 7,9 milhões de downloads, seguido de “I Am Number Four”, com 7,6 milhões, e de “Sucker Punch”, com 7,2 milhões.

O top 10 dos filmes mais pirateados este ano fica completo com “127 Hours” (6,9), “Rango” (6,4), “The Speech of the King” (6,2), que venceu este ano os Óscares de Melhor Filme e Melhor Realizador, e “Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2”.

Em 2010, o filme mais pirateado tinha sido “Avatar”, de James Cameron, que foi descarregado 16 milhões de vezes.

Marco Godinho e Keong-A Song inauguram exposição de desenho "a quatro mãos" em Echternach

O artista plástico Marco Godinho inaugurou na passada sexta-feira uma exposição colectiva com a sul-coreana Keong-A Song. "Em torno do desenho", uma mostra a quatro mãos exposta na Galeria Dënzelt, em Echternach, é a primeira de um ciclo de exposições que o português pretende organizar com outros artistas. O objectivo é estabelecer um "diálogo com outros artistas" sobre "a prática do desenho", diz Marco Godinho.

A exposição, inaugurada na sexta-feira, vai estar aberta ao público até 8 de Janeiro na Galeria Dënzelt, na place du Marché, em Echternach

Foto: Paulo Granadas

Comboios da CFL funcionam durante toda a noite na Passagem de Ano

Para a madrugada deste sábado, 31 de Dezembro, para domingo, 1 de Janeiro, a CFL previu comboios em todas as linhas nacionais para transportar os foliões do São Silvestre.

Entre a meia-noite e as 6h da manhã, comboios especiais directos vão circular, hora a hora, nos dois sentidos, entre Troisvierges e Rodange (via a cidade do Luxemburgo e Esch-sur-Alzette), entre Wasserbillig e Rodange (via Luxemburgo e Dippach) e entre a cidade do Luxemburgo e Kleinbettingen.

A correspondência entre estes comboios será assegurada na gare da cidade do Luxemburgo. Os pormenores e horários podem ser consultados no site da CFL, em www.cfl.lu

Para mais informações, os utentes devem contactar a CFL, pelo tel. 2489-2489. Fora das horas de abertura dos balcões CFL, os bilhetes podem ser comprados junto dos funcionários que trabalham nos comboios.

As tarifas normais em vigor são: o bilhete de curta duração (2 horas) custa 1,50 euros; o bilhete de longa duração (até às 8h do dia seguinte) custa 4 euros.

City Night Bus gratuito e até às 6h30, na noite de São Silvestre 

A linha nocturna do City Night Bus vai funcionar no horário normal na noite desta sexat-feira, dia 30, para a madrugada de sábado, dia 31.

Durante a noite da passagem de Ano, o City Night Bus vai circular até às 6h30 da manhã, e vai haver ainda outras linhas especiais, de meia em meia hora, a partir da estação Hamilius.Todos as linhas do CNB são gratuitas.

Com este serviço, a autarquia da cidade do Luxemburgo e os serviços de autocarros querem assim incentivar o máximo de moradores da capital a recorrerem aos transportes públicos na noite da Passagem de Ano, qualquer que seja o bairro onde morem.

Os autocarros RGTR, AVL, TICE e CFL vão circular normalmente neste sábado, dia 31, mas não se prolongam durante a noite da Passagem de Ano. Estas linhas voltam a funcionar no horário normal a partir das 8h, do dia 1 de Janeiro.

Muitas outras comunas previram serviços de transportes púbicos para a noite da Passagem de Ano. Para mais informações, alguns dos números de telefones úteis:
Tel. 2465 2465 - Call Center da Central de Mobilidade
Tel. 2489 2489 - CFL
Tel. 4796 2975 - Comuna da Cidade do Luxemburgo
Tel. 574232 30 - TICE
Podem também ser consultados os seguintes sites:

www.mobiliteit.lu
www.autobus.lu
www.cfl.lu 
www.tice.lu


Foto: CFL

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comércio entre a China e países lusófonos supera meta com dois anos de avanço

Foto: AP
As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram 107.311 milhões de dólares (cerca de 83 mil milhões de euros) nos primeiros 11 meses do ano, ultrapassando a meta fixada para 2013, revelam dados oficiais hoje divulgados.

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, propôs no âmbito da 3ª conferência ministerial do Fórum de Macau, em Novembro de 2010, elevar o volume de negócios entre a China e a lusofonia para 100 mil milhões de dólares (73,04 mil milhões de euros, ao câmbio da altura) até 2013 – um montante da ordem de grandeza do empréstimo da troika a Portugal.

De acordo com as estatísticas dos Serviços de Alfândega da China divulgadas pelo Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum Macau, a fasquia dos 107.311 milhões de dólares alcançada até Novembro traduz um aumento de 29 por cento face ao período homólogo de 2010 (mais 23.950 milhões de dólares, ou 18.524 milhões de euros).  

DÉFICE COM A LUSOFONIA

A segunda maior economia mundial comprou aos oito países de língua portuguesa produtos no valor de 72.034 milhões de dólares (55,7 mil milhões de euros), mais 27 por cento face ao registado entre Janeiro e Novembro de 2010. Já as vendas efectuadas pela China aos mesmos países até Novembro sofreram um acréscimo de 32 por cento em termos anuais, somando 35.277 milhões de dólares (27,2 mil milhões de euros).

Só em Novembro, o volume das trocas comerciais entre a China e os países lusófonos totalizou 10.969 milhões de dólares (8,4 mil milhões de euros), subindo 11 por cento face ao mês precedente. As importações chinesas somaram 7679 milhões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros) – mais 14 por cento do que em Outubro –, enquanto as exportações sofreram uma subida de três por cento relativamente ao mês anterior, para 3290 milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros).

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum Macau, que se reúne ao nível ministerial de três em três anos.  

Texto: Lusa

Portugal: Governo encerra, a 1 de Janeiro, 300 quilómetros de linha ferroviária


O Governo vai encerrar, a 1 de Janeiro, cerca de metade dos 622 quilómetros de linha ferroviária que pretende suprimir no próximo ano, no âmbito do Plano Estratégico dos Transportes (PET). A partir de domingo, vão ser desactivadas as linhas do Corgo e Tâmega e o Ramal da Figueira da Foz e encerrado o serviço de passageiros na linha do Leste e na ligação Beja - Funcheira, num total de 301,6 quilómetros.

A CP afirma que “atendendo à conjuntura atual, à imperiosa necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes dos serviços em causa, não estão reunidas as condições para continuar a assegurar a exploração ferroviária destas ligações (Linha do Leste e Beja-Funcheira).

"No caso da ligação Beja- Funcheira, com custos operacionais na ordem dos 605 mil euros por ano, a reduzida procura – em média de quatro passageiros por comboio – resulta em proveitos de apenas 16 mil euros por ano", lê-se no comunicado da CP.

A empresa informou ainda que vai suprimir o transporte rodoviário alternativo nas Linhas do Corgo e Tâmega e no ramal da Figueira da Foz a partir de 1 de Janeiro, pondo fim a um serviço que assegurou durante os últimos anos.

"Deixando de existir a infraestrutura para a prestação do serviço de transporte ferroviário, não deve ser o operador deste transporte a assegurar as alternativas de mobilidade das populações”, informa a CP em comunicado.

A CP refere ainda que "o recurso a operadores rodoviários locais será a solução mais adequada para assegurar a mobilidade das populações, tanto no que se refere à necessária sustentabilidade económica, como do ponto de vista ambiental".

O Governo pretende encerrar também no próximo ano os serviços de passageiros nas linhas do Vouga (95,8 km), do Oeste, entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz (55,7 km), de Cáceres (80,1) e do Tua (54,1 km).

No total, vão ser desactivados 622,7 quilómetros, que representam 18% da reto da redde ferroviária e vão juntar-se aos 23% que já tinham sido encerrados.  

Texto e foto: LUSA

Coreia do Norte inicia era do "líder supremo" Kim Jong Un

Foto: AP
As lideranças da Coreia do Norte declararam Kim Jong Un o "líder supremo" do país durante uma grande cerimónia memorial pública em homenagem ao seu pai, Kim Jong Il, consolidando a manutenção da família Kim no poder por mais uma geração.

O filho, que recebeu o título de Grande Sucessor da Coreia do Norte, ficou em pé, com a cabeça baixa em sinal de tristeza, na varanda do Grande Palácio de Estudo do Povo, virado para a praça Kim Il Sung.

O inequívoco apoio público a Kim Jong Un durante o memorial em homenagem ao seu pai é um forte sinal de que o governo e oficiais militares se uniram à sua volta após a morte de Kim Jong Il, em 17 de Dezembro. Ao observar a grande quantidade de pessoas reunidas na principal praça de Pyongyang, Kim Jong Un tinha ao seu lado os principais membros da cúpula do partido e também os mais importantes oficiais militares, oentre eles a irmã mais nova de Kim Jong Il, Kim Kyong Hui, e o seu marido, Jang Song Thaek, que devem actuar como mentores do jovem sobrinho, conta a Associated Press.

"O plano do pai está sendo concretizado", disse Ralph Cossa, presidente do Fórum Pacífico CSIS, um centro de estudos sediado no Hawaí, sobre a transferência de poder. "Todos têm interesse no sistema e na demonstração de estabilidade. A última coisa que querem é criar agitação."

Tendo em vista a inexperiência e a idade de Kim Jong Un - que ainda não completou 30 anos - questiona-se, fora da Coreia do Norte, se este está preparado para liderar um país envolvido na questão nuclear que se debate há décadas com problemas económicos e falta de alimentos.

Mas o apoio das lideranças norte-coreanas ficou claro durante o memorial, no qual participaram centenas de milhares de pessoas, que encheram a praça Kim Il Sung e outras zonas do centro de Pyongyang.

Alemanha: Incêndio no hotel Bären em Titisee-Neustadt - 70 turistas luxemburgueses escaparam ilesos

Foto: picture alliance/Patrick Seeger
Um incêndio no hotel Bären em Titisee-Neustadt, na Alemanha, que aconteceu na noite de terça para quarta, causou cinco feridos e vários estragos materiais mas todos os 70 turistas luxemburgueses lá albergados saíram ilesos. A informação é avançada pelo wort.lu.

Entre os 80 turistas hospedados no hotel Bären estavam 70 turistas luxemburgueses, 23 dos quais viajaram através da agência Sales-Lentz. 19 foram realojados em hotéis nas proximidades e outros quatro decidiram encurtar a estadia no país.

Dos cinco feridos, quatro são empregados do hotel e um é bombeiro. Três empregados sofreram intoxicações pelo fumo, outro sofreu ferimentos numa perna enquanto o bombeiro sofreu ferimentos na cabeça. A causa provável do incêndio foi uma televisão que explodiu num dos quartos.

O fogo, que teve início às 21h, foi declarado extinto pelos bombeiros às 3 da magrugada.

Luxemburgo: Campeonato de futsal procura equipas



A funcionar há mais de ano e meio, a Associação Luxemburguesa de Futsal (ALF) vai organizar um campeonato de futsal "piloto" entre Janeiro e Junho de 2012.

A associação vai aceitar a inscrição de 12 equipas. Serão apenas aceites os melhores dossiers. Os clubes e as equipas devem inscrever-se até 3 de Janeiro para a reunião que será organizada nesse dia no "Circolo Curiel", 107, route d'Esch, na capital, às 19h30. "Estamos já a trabalhar com a Federação Luxemburguesa de Futebol (FLF), e o objectivo é participar num campeonato sob a égide da FLF a partir de Setembro de 2012", confiam os dirigentes da ALF.

Para mais informações e para ter acesso ao dossier de inscrição, os interessados devem contactar a ALF (pelo correio electrónico:   associationlfutsal@gmail.com ).

Foto: Serge Waldbillig

Luxemburgo: Festa de Natal para Sem-Abrigo junta 300 necessitados, entre eles 170 portugueses e lusófonos

Em 2009, cerca de 170 portugueses e lusófonos viviam na rua no Luxemburgo e recorreram à associação de apoio aos sem-abrigo "Stëmm vun der Strooss" (Voz da Rua).

Esta foi uma das revelações feitas por Alexandra Oxacelay, responsável pela gestão da associação, durante a Festa de Natal da "Stëmm", que teve lugar a 21 de Dezembro no Centro Cultural de Bonnevoie, e na qual participaram mais de 300 pessoas necessitadas e sem-abrigo de muitas nacionalidades.

"Eu trabalhava numa empresa de mudanças e ocupei este emprego por muitos anos. Circunstâncias da vida fizeram que perdi o meu emprego e com os meus 53 anos actuais, poucos patrões me querem. Estou feliz por ter encontrado um emprego no 'Schweessdrëpps'. Permite-me pagar um estúdio que compartilho com minha filha de 21 anos, igualmente desempregada," conta Carlos ao CONTACTO.

Para Solange, 50 anos, de origem angolana, que vive no Luxemburgo há 30 anos, e trabalha na lavandaria social da Stëmm vun der Strooss, também trouxe boas coisas: "O trabalho muda-nos do quotidiano e faz-nos ver outras coisas", admite ela ao CONTACTO.

O burgomestre da cidade do Luxemburgo, Xavier Bettel (ao centro), fez questão de participar nesta festa
A crise mundial e a portuguesa em particular também trouxeram novas caras á associação. Elisabete, uma mãe solteira de 40 anos, deixou Portugal após a falência da empresa que tinha tentado lançar depois de ter trabalhado muitos anos como empregada numa multinacional do ramo da moda. Chegou há um ano ao Luxemburgo e, apesar de sua educação superior, confia que "não é fácil encontrar um emprego", porque não fala nenhuma das línguas do país. "É difícil, mas eu não perco a esperança que um dia a situação venha a melhorar. De qualquer maneira, a emigração era a única hipótese que me restava", conta ao CONTACTO.

Todos os anos aumenta o número de pessoas que vêm a esta festa, assim como as que utilizam os diferentes serviços da "Stëmm", tanto na capital como em Esch/Alzette. Ponto de encontro com distribuição de refeições – foram distribuídas cerca de 50 mil em 2010 –, distribuição de roupas, conselhos sociais, agência imobiliária social, lavandaria, são estas as diferentes maneiras que a associação utiliza para ajudar os mais necessitados.

"São centenas de pessoas que usufruem dos serviços da associação, mas cada pessoa e cada caso é diferente", afirma Alexandra Oxacelay. E por detrás de cada caso, muitas vezes, escondem-se tragédias humanas e sociais.

Por exemplo, Jasmine, que aos 21 anos já tem dois filhos, actualmente está grávida de gémeos, e enfrenta dificuldades para sustentar a família. Quando lhe perguntamos sobre o pai das crianças, responde com um encolher de ombros: "Ele não quer saber. Felizmente tenho a minha família, que também está aqui e me apoia".

Fundada em 1995, a "Stëmm vun der Strooss" trabalha a favor da integração social e profissional de pessoas desfavorecidas.

É neste âmbito que há já 13 anos organiza esta Festa de Natal com uma refeição festiva, música e brindes para os mais pobres. No dia 21, pouco antes do meio-dia já eram mais de uma dezena as pessoas que esperavam frente à portas do Centro Cultural de Bonnevoie. No interior, uma quinzena de escuteiros tinham preparado a refeição: sopa de galinha, prato do pescador, guisado de veado e tronco natalício (bûche) para a sobremesa.

"Todo este trabalho seria impossível sem a ajuda dos voluntários. Felizmente, todos os anos, respondem ao nosso convite e vêm para ajudar ou organizam os presentes que oferecemos no final da tarde", diz Alexandra Oxacelay.

Os convidados são rapidamente dirigidos para as mesas e servidos com um aperitivo sem álcool, pelos 40 voluntários vindos do Rotary Club de Bascharage, do Banco do Luxemburgo, do Bank of New York e da Fundação Thierry Van Werveke.

Este ano, o evento contou com um convidado de honra: o novo burgomestre da cidade do Luxemburgo, Xavier Bettel, que veio partilhar a refeição com os mais necessitados.

Depressa os lugares previstos não chegam e mesas devem ser adicionadas. Mas quer sejam sem-abrigo, desempregados, beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido (RMG), ex-reclusos, requerentes de asilo, imigrantes ou pessoas com uma doença mental e/ou dependentes de drogas ou álcool, todos se mostzram felizes por poder partilhar um momento de felicidade que se repete ano após ano.

Texto e fotos: Carlos de Jesus

Banco Central do Luxemburgo admite erro com garantias de bancos portugueses

O Banco Central do Luxemburgo (BCL) terá avaliado mal as garantias prestadas por vários bancos portugueses em troca de um empréstimo de dois mil milhões de euros, revelava no sábado o jornal alemão Der Spiegel.

Segundo aquele jornal, o BCL teria aceitado o depósito de 63 títulos de bancos portugueses para garantir empréstimos junto do Banco Central Europeu (BCE). Garantias que foram mal avaliadas pelo banco luxemburguês, denuncia o jornal, o que obrigou já o BCE a recusar 11 dos títulos aprovados, no valor de mil milhões de euros.

A maior parte das garantias foram prestadas pelo Banco Santander Totta, um total de 51 títulos depositados como contrapartida de mil milhões de euros, avança o Der Spiegel num artigo publicado no passado sábado.

O caso, primeiro denunciado pelo jornal alemão em Setembro, foi agora confirmado pelo Banco Central do Luxemburgo. Em carta enviada ao Der Spiegel, citada pelo jornal, o BCL admite os erros cometidos e afirma que tomou "as medidas necessárias para melhorar os procedimentos em casos semelhantes".


Foto;: Guy Jallay

O que nos espera em 2012


Londres acolhe os Jogos Olímpicos de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012. A capital inglesa recebe os Jogos Olímpicos pela terceira vez, depois de ter organizado as Olimpíadas em 1908 e 1948. Os Jogos Olímpicos de Londres vão contar com 34 instalações desportivas. Além do Parque Olímpico, que inclui nove instalações desportivas, há mais 13 instalações e locais emblemáticos dentro da cidade e 10 no resto do país.


O Campeonato Europeu de Futebol de 2012 vai ter lugar entre 8 de Junho e 1 de Julho, e é organizado conjuntamente pela Polónia e a Ucrânia. Esta candidatura foi preferida à de Itália e à candidatura conjunta da Croácia e Hungria, tornando-se a terceira candidatura conjunta bem sucedida para o Campeonato Europeu de Futebol, após as candidaturas da Bélgica/Países Baixos para o Euro 2000 e a coligação Áustria/Suíça para o Euro 2008. Portugal vai lá estar.

Foto: Guy Jallay
Luxemburgo vai ter novo ministro da Economia
Étienne Schneider, o delfim do ainda ministro da Economia do Luxemburgo, Jeannot Krecké, assume a pasta da Economia a partir de 1 de Fevereiro. Para o ministro demissionário, Schneider é o homem certo para o lugar. "É a pessoa mais importante que está no Ministério no que se refere ao desenvolvimento económico", diz Krecké.



Luxemburgo: Doentes vão poder escolher o seu médico
Os doentes vão poder escolher o seu médico de referência a partir de 1 de Janeiro.Uma escolha que não é obrigatória mas que pode facilitar a vida dos doentes, defende o ministro da Saúde. "Não há nenhuma obrigação de ter um médico de referência, mas a escolha é no interesse do assegurado", diz Mars Di Bartolomeo.O médico de referência sucede ao médico de família e vai ter a cargo a supervisão da saúde da pessoa que o escolheu. O médico passa a ter acesso a todos os diagnósticos do doente feitos com outros profissionais de saúde.

Luxemburgo: Reforma do ensino só em Abril 
O projecto-lei sobre a reforma do ensino secundário e da formação profissional deve ir a votos em Abril. Se forem aprovadas, as novas medidas deverão começar a ser aplicadas no ano lectivo de 2013-2014.  

Foto: Guy Jallay
ADEM muda de nome
A ADEM (Administration de l'Emploi) muda de nome, passando a ser conhecida por Agência para o Desenvolvimento do Emprego. O acrónimo, esse, mantém-se . O aumento do número de funcionários é outra das novidades em 2012. O tradicional "placeur", responsável pelo acompanhamento personalizado dos desempregados, vai ser substituído por um conselheiro profissional ("conseiller professionnel"). O processo de inscrição vai ser simplificado e o tempo de espera até à primeira entrevista deverá ser encurtado. Outra das novidades: os trabalhadores fronteiriços que fiquem desempregados no Luxemburgo passam a ter acesso às ofertas da ADEM. A nova estrutura vai ter um director e dois directores-adjuntos. Uma comissão de acompanhamento agora criada vai verificar se a ADEM cumpre a sua missão.  

Grão-Ducado: Fim do imposto de crise
O imposto de crise vai ser suprimido já em Janeiro de 2012. A taxa suplementar, no valor de 0,8 % sobre os rendimentos acima do salário mínimo, foi criada em 2010 para fazer face à crise, mas acabaria por ser cobrada apenas durante um ano. Em Julho, o primeiro-ministro luxemburguês anunciou que o imposto de crise deixaria de ser cobrado a partir de 2012, durante o acordo salarial com a Confederação da Função Pública.  

Pílula vai ser comparticipada
Os contraceptivos vão passar a ser comparticipados pela Caixa Nacional de Saúde (CNS) a partir de Janeiro, mas só para menores de 25 anos. A convenção assinada entre o Governo luxemburguês e a CNS prevê o reembolso de 80 % do preço pago pela pílula contraceptiva, no caso de jovens até aos 25 anos. A decisão é um recuo em relação ao anúncio feito em Maio pelo ministro da Saúde. Nessa altura, Mars di Bartolomeo propunha que a contracepção fosse totalmente gratuita para menores de 25 anos. A partir de Janeiro de 2012, os contraceptivos vão ser mais baratos para os jovens, que terão ainda assim de pagar 25 % do preço tabelado.  

Foto:Gerry Huberty

Salários no Luxemburgo só vão aumentar uma vez por ano
De 2012 a 2014, a indexação dos salários vai ser aplicada só uma vez por ano. Os trabalhadores só vão beneficiar de uma actualização salarial no mês de Outubro do próximo ano. A decisão de acabar com a indexação duas vezes por ano surgiu depois da anulação da Tripartida, há duas semanas, que reúne o Governo e as associações sindicais e patronais. "Durante os próximos três anos, haverá apenas uma actualização salarial por ano", anunciou o primeiro-ministro Jean-Claude Juncker.




Cuidados de saúde mais caros no Grão-Ducado
A Caixa Mutualista Médico-Cirúrgica (CMCM) vai aumentar a quotização da garantia Denta & Optiplus a partir de 1 de Janeiro. Os membros com menos de 40 anos vão pagar mais 24 %. O aumento é de 29 % para pessoas entre os 40 e os 59 anos, enquanto as pessoas com mais de 60 anos sofrem um aumento de 32 %. A cobertura das tarifas dentárias vai ser reduzida para cerca de 80 %, com um limite máximo de 3.000 euros para próteses. No Luxemburgo, há 115 mil pessoas que recebem os serviços complementares de saúde Dent e Optiplus e 200 mil da Prestaplus, ou seja, mais de 60 % da população.
 
Fim do mundo?
Há quem acredite que o mundo vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012. A data é apontada por astrólogos e estudiosos esotéricos como sendo de mau agouro, por coincidir com o fim da "contagem longa" do calendário maia, e que muitos consideram ser uma espécie de contagem decrescente para o fim do mundo. A colisão da Terra com outro planeta ou com um buraco negro é uma das teorias destes novos profetas do apocalipse. Uma conclusão rejeitada por arqueólogos, historiadores e astrónomos, que denunciam o que chamam de "pseudociência". A NASA nega também que os alinhamentos de planetas e astros previstos para essa data possam afectar a vida na Terra, e compara os medos em relação a 2012 com o fenómeno "Bug do Milénio", em 1999.  

Foto: Lusa

Guimarães é Capital Europeia da Cultura
A cidade de Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura em 2012. Depois de o seu centro histórico ter sido considerado Património Mundial pela UNESCO, a cidade vai agora mostrar ao mundo a sua riqueza cultural e património histórico. O programa inclui mais de 600 espectáculos, entre concertos, teatro, dança e cinema. A comissão organizadora de Guimarães 2012 escolheu a ilustradora luxemburguesa Andrée Staar para ser a representante no Luxemburgo da Capital Europeia da Cultura no próximo ano. 



Movimento dos indignados volta às ruas
O futuro dos movimentos de indignação que surgiram em todo o mundo em 2011 pode passar por iniciativas da sociedade civil para a manutenção deste "novo peão" desconhecido e que já "agita o xadrez do poder". "Em 2012, com as consequências da crise económica, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, as pessoas vão regressar às ruas e às campanhas quase sempre organizadas através das redes sociais na Internet. "Para lá da contestação nas ruas vai haver actos de cidadania e de vigilância da democracia", explica João Labrincha, um dos organizadores da marcha de 12 de Fevereiro em Portugal e que depois deu origem ao movimento M12M.  




Angola e Timor vão a votos
Em Angola já se pensa na preparação das eleições Presidenciais de 2012, bem como na descentralização político-administrativa do país. O actual presidente angolano, José Eduardo dos Santos (que está no poder desde 1978), não põe de lado a sua candidatura. "Como militante histórico do MPLA, estou, naturalmente, disponível para aceitar a decisão do partido". A UNITA vai tentar inverter a tendência ditada pelo anterior escrutínio, as legislativas de 2008, quando averbou uma pesada derrota perante o MPLA. Em Timor, 2012 será o ano da entrada num novo ciclo, o da consolidação do Estado com a realização das eleições Presidenciais e Legislativas. Prevê-se ainda em 2012 a saída prevista da missão da ONU e da Força Internacional de Estabilização do território maubere.  



Mais de 1500 freguesias desaparecem do mapa em Portugal
Mais de 1.500 freguesias devem desaparecer do mapa em 2012, quando for aplicada a medida mais polémica do pacote de reformas na Administração Local que o Governo pensa concluir até meados do próximo ano. O Governo pretende concluir até Julho de 2012 uma reorganização da administração local, conforme compromisso assumido com a troika, de modo a que as eleições autárquicas de Outubro de 2013 decorram já com as novas regras. Em 2012 deve ser apresentada uma nova lei de descentralização de competências da Administração Central para as Comunidades Intermunicipais, um novo regime jurídico para o sector empresarial local e uma nova lei das Finanças Locais, com novas regras para a distribuição do financiamento do Estado a estas entidades.  

Envelhecer no activo
O ano 2012 vai ser o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional. No seguimento do 10º Aniversário do Plano de Acção das Nações Unidas sobre o Envelhecimento, acaba por ser uma resposta ao desafio demográfico de todos os Estados membros da União Europeia. Pretende promover o envelhecimento no emprego, o envelhecimento activo na comunidade através do voluntariado e carinho, uma vida saudável.
___________________________

Agenda 2012

JANEIRO
- Dia 1: Dinamarca assume presidência do Conselho da União Europeia até 30 de Junho de 2012

- De 13 a 22: Jogos Olímpicos de Inverno em Innsbruck (Áustria)
- 21 de Janeiro (até 12 de Fev.): Taça África das Nações em Futebol
- Dia 23: Começa o Ano Chinês do Dragão, que auspicia saúde e riqueza para os nativos do signo

FEVEREIRO
- Dia 7: 200º aniversário do nascimento do romancista britânico Charles Dickens
- Dia 6: Rainha Isabel II de Inglaterra celebra 60 anos desde a subida ao trono. Isabel II é a segunda monarca britânica com o reinado mais longo, apenas ultrapassada pela rainha Victória, que reinou durante 63 anos
- Dia 16: Centenário do geógrafo e historiador português Orlando Ribeiro

MARÇO
- Dia 4: Eleições presidenciais na Rússia

ABRIL
- Dia 15: Centenário do naufrágio do Titanic. Para marcar a data, um cruzeiro de 12 noites parte de Southampton, Inglaterra, até ao local da colisão fatal com o icebergue
- Dia 22: Eleições presidenciais em França

MAIO
- Dia 6: Segunda volta das presidenciais francesas (caso seja necessário)

JUNHO
- Entre os dias 4 e 6: Cimeira da Terra "Rio+20", no Rio de Janeiro
- Dia 28: 300° aniversário do nascimento do pensador francês Jean-Jacques Rousseau
- Dia 29: O iPhone faz cinco anos

JULHO
- Dia 1: Chipre assume presidência do Conselho da UE por seis meses

AGOSTO
- Entre os dias 6 e 20: Chegada do rover Curiosity a Marte

SETEMBRO
- Dia 7: Brasil comemora 190 anos de independência

OUTUBRO
- China: O Partido Comunista chinês reúne para o congresso quinquenal, que serve para escolher os próximos líderes do país

NOVEMBRO
- Dia 6: Eleições presidenciais nos Estados Unidos. Barack Obama é candidato à sua própria sucessão.
- Vaticano: Fim das comemorações dos 500 anos dos frescos da Capela Sistina, pintados por Miguel Ângelo

DEZEMBRO
- Eleições parlamentares na Rússia- Índia é anfitriã da reunião dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e, pela segunda vez, África do Sul
- De 6 a 16: Os clubes campeões de futebol de seis continentes encontram-se no Japão para a Taça do Mundo de Clubes, da FIFA
- O SMS (serviço de mensagens curtas) faz 20 anos. Em Dezembro de 1992 um engenheiro enviou um SMS com uma frase alusiva à quadra: "Feliz Natal"
- 31 de Dezembro: Expira o Protocolo de Quioto

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Português residente no Luxemburgo morre em França quando tentava socorrer vítima de acidente numa autoestrada

António Plácido, de 26 anos, residente em Differdange, morreu na madrugada do dia 24 de Dezembro quando foi albarroado por um carro na A10, entre Paris e Tours, no momento em que atravessava a autoestrada para prestrar primeiros-socorros a uma vítima de um choque em cadeia. A informação é avançada pelo jornal La Nouvelle République.

O acidente, que envolveu vários automóveis, ocorreu entre as 3h e as 4h da madrugada, causou dois feridos graves.

O jovem português de 26 anos estava em viagem para Portugal quando se deparou com o acidente na autoestrada. António Plácido parou a viatura em que seguia, vestiu o colete de segurança e pediu aos colegas que o acompanhavam para se manterem atrás do rail. Quando se dirigia para prestar assistência a uma das vítimas do acidente, foi colhido por um Peugeot 206.

O funeral de António Plácido tem lugar hoje em Portugal, às 16h30 (hora portuguesa), em Salreu, freguesia do concelho de Estarreja.

Dexia-Luxemburgo volta a ser BIL e a estar sob controlo luxemburguês

Foto: Guy Jallay
As partes que o grupo bancário belga Dexia detinha no Dexia-Luxemburgo foram adquiridas pela Precision Capital, do Qatar, na semana passada, e a instituição vai voltar a ser designada por BIL-Banco Internacional do Luxemburgo. O Estado luxemburguês é accionista à altura de 10 %.

O grupo qatari anunciou que o centro de decisões volta também ao Grão-Ducado, o que agradou aos responsáveis luxemburgueses do banco, bem como ao Governo, cujo controlo lhes tinha escapado sob a "era Dexia", desde o final dos anos 90. Criado em 1856, o BIL é o mais antigo banco do Luxemburgo.

Na comunicação feita à imprensa na quinta-feira, os responsáveis do novo BIL fizeram saber que não planeiam voltar a alterar este nome, que "fala às pessoas e porque sempre foi um nome conhecido e reconhecido pela clientela luxemburguesa". "Os bons velhos clientes nunca se referiram ao nosso banco como Dexia, mas continuavam a dizer BIL", recordam.

A direcção qatari-luxemburguesa aguarda agora que as autoridades validem a compra, antes de anunciar as novas linhas directrizes do banco em Janeiro como, por exemplo, a vontade de mudar as cores da marca que a ligam à Dexia. "Porque não voltar ao roxo original, que a clientela luxemburguesa tão bem recorda?", confiaram mesmo alguns dos funcionários ao CONTACTO.

Entretanto, o deputado dos Verdes, François Bausch, dirigiu uma questão parlamentar ao ministro das Finanças, Luc Frieden, em que pergunta: até quando o Estado pretende ter participações em bancos como a BGL, BIL e BCEE? Se há despedimentos previstos na nova BIL? E se o Estado está preocupado com o futuro dos 1.500 funcionários da RBC Dexia e Dexia Asset Management, que ainda trabalham no Luxemburgo, filiais da Dexia, e que a BIL pretende vender?

Destaques do CONTACTO de 28 de Dezembro de 2011



(Clique na imagem para ampliar)

Na última edição do ano do jornal Contacto, passamos 2011 em revista. Os desastres que abalaram o mundo, as glórias desportivas e os principais acontecimentos que marcaram a actualidade deste ano, recordados em fotos neste jornal. São seis páginas com os principais acontecimentos que marcaram Portugal, o Luxemburgo e o mundo neste ano que agora termina.

Também nesta edição, antecipamos as principais novidades de 2012. O imposto de crise criado há um ano chega ao fim já em Janeiro, mas nem tudo são boas notícias para a bolsa. Os cuidados de saúde vão custar mais a partir do próximo ano e os salários só vão ser aumentados em Outubro. Saiba tudo o que muda nesta edição do CONTACTO.

O novo arcebispo luxemburguês aproveitou a mensagem de Natal para agradecer aos portugueses por terem acolhido a grã-duquesa Charlotte durante a segunda Guerra Mundial. Numa mensagem publicada em exclusivo pelo CONTACTO, Jean-Claude Hollerich chama aos portugueses "os pioneiros da mundialização" e apela à colaboração da comunidade portuguesa na difusão do Evangelho.

Nesta edição, acompanhamos ainda o caso das garantias prestadas pelos bancos portugueses ao Banco Central do Luxemburgo. Segundo o jornal alemão Der Spiegel, o  banco luxemburguês terá avaliado mal as garantias prestadas por vários bancos portugueses em troca de um empréstimo de dois mil milhões de euros. O caso, primeiro denunciado pelo jornal alemão em Setembro, foi agora confirmado pelo Banco Central do Luxemburgo.

Estas e outras notícias para ler esta semana no jornal CONTACTO.

Ainda não recebe o jornal CONTACTO em casa?

Se ainda não é assinante, passe a receber o jornal todas as semanas gratuitamente na sua caixa do correio, ligando para o 49 93 96 79, ou peça-o no portal de assinaturas do jornal.

Ao tornar-se assinante do CONTACTO, passa a receber também, de forma automática e gratuita, a edição portuguesa do Point24, que sai à sexta-feira. 

Seiscentos presépios do mundo inteiro em Esch até domingo

Foto: Carlos de Jesus
A Igreja do Sacré Coeur em Esch-sur-Alzette abriu portas, na quinta-feira, a uma magnífica exposição de quase 600 presépios vindos de 93 países. A mostra pode ser visitada até domingo, 1 de Janeiro.

Os diferentes presépios levam os visitantes numa viagem à volta do mundo. Figuras em flanela vindas do Nepal, cenas de uma aldeia animada pelas figurinhas francesas, natividade indo-mexicana esculpida em madeira e pintada em cores brilhantes, miniaturas coloridas da Colômbia são alguns dos exemplos que se podem encontrar na mostra. Mas há igualmente bonecos feitos de círculos de papel, vindos do Vietname, presépios tradicionais do Luxemburgo, da Itália e da Espanha, e muitos outros vindos de países africanos, americanos, asiáticos ou europeus.

Os presépios africanos foram maioritariamente emprestados pelos padres missionários alemães. Mas um dos mais raros, e que teve a mais longa viagem, é sem dúvida o presépio oriundo da Nova Zelândia: São José, Nossa Senhora, o Menino Jesus, os Reis Magos e os animais são bonecos de tecido, altos e elegantes, vestidos com roupas enfeitadas com fios de ouro.

"Colecciono presépios há mais de 20 anos", revelou Paul Nilles, presidente dos Amigos do Órgão de Esch e organizador da exposição, ao CONTACTO. "A paixão veio-me quando vi uma exposição nesta mesma igreja, há mais de vinte anos. Hoje, tenho uma centena de presépios, mas sem a ajuda e a cooperação de outros coleccionadores esta exposição não teria sido possível."

O organizador gostaria igualmente que esta exposição pudesse viajar e procurasse outros locais de exposição. "Talvez possamos expôr no norte do país ou mesmo no estrangeiro, se tivermos pedidos nesse sentido. Mas, em todo o caso, já estamos a preparar um livro com fotos, de um presépio seleccionado por país", revela ao nosso jornal. A entrada na exposição é gratuita e esta pode ser visitada diariamente, das 14 às 17h.

Simultaneamente, decorre no mesmo espaço uma mostra filatélica sobre a natividade. Estão também previstos concertos de órgão, hoje, sexta-feira e domingo, às 16h. As escolas podem também visitar a exposição, sob marcação prévia.

Texto: Carlos de Jesus

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Luxemburgo: Desemprego passa os 6% em Novembro

Foto:Guy Jallay
A taxa de desemprego no Luxemburgo ultrapassou os 6 % no fim do último mês. Os números da ADEM indicam que há 15.164 desempregados inscritos nos centros de emprego do Grão-Ducado.

Tomando em conta os inscritos na ADEM que recebem subsídio de desemprego, o número sobe para 19.457 pessoas. Em relação ao período homólogo do ano passado, verifica-se um aumento 7,3 %.

O número de ofertas de emprego disponibilizadas pela ADEM foi de 2.381 em Novembro, menos 2,3 % que no mesmo mês no ano passado.

"Jesus Christ Superstar" estreia no Luxemburgo em Janeiro, com participação portuguesa no elenco

O pianista Michel Abreu Lopes, a solista Jessica Lobo, que interpreta o papel de amiga de Maria Madalena, e o maestro Marco Battistella, responsável pela encenação desta versão moderna do musical de LLoyd Webber Foto: GV

Uma versão actual do musical "Jesus Christ Superstar”, de Andrew Lloyd Webber, está neste momento na etapa final de preparação para que em Janeiro de 2012 seja apresentada ao público, no Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer.

Dirigida e encenada pelo maestro luxemburguês Marco Battistella, o elenco deste musical conta com cerca de centena e meia de artistas, entre os quais se encontram dois portugueses e uma cabo-verdiana, alguns deles escolhidos num casting nacional, no Verão.
Jessica Lobo é uma das “estrelas” deste musical. Como solista no espectáculo, interpreta o papel de uma das amigas de Maria Madalena. “Para mim é uma grande honra e privilégio fazer parte deste musical, que será, sem dúvida, um dos maiores momentos culturais e musicais do Luxemburgo em 2012”, antevê a cantora. Jessica detém já uma grande experiência e uma carreira musical no mundo da música no Luxemburgo, tendo passado por alguns conjuntos e grupos musicais. E esse mesmo talento não passou despercebido aos responsáveis do musical, tendo Jessica uma participação das mais evidentes.

O pianista Michel Abreu Lopes é outro dos portugueses que faz parte da equipa. Tendo iniciado os seus estudos musicais aos cinco anos de idade, é professor há três anos no Conservatório da cidade do Luxemburgo, dá aulas em Grevenmacher e está a fazer um mestrado em Maastricht, na Holanda, estando ainda envolvido noutros projectos musicais.

Elodie Medina, de origem cabo-verdiana, é a terceira jovem lusófona que faz parte do elenco, mas que não pôde estar presente aquando da entrevista.

A “Harmonie de Mamer”, com mais de 50 instrumentistas, assegurará a parte musical, sendo todas as coreografias idealizadas por Maria D‘Angelo, do Conservatório de Música do Luxemburgo. A parte vocal será coordenada pelo INECC (Institut Européen de Chant Choral Luxembourg), através de Camille Kerger e Stéphany Ortega. O que permite a Marco Battistella estar convicto que “vamos oferecer ao público do Luxemburgo uma visão actual deste musical que, já em 1973, quando foi mostrado pela primeira vez em filme, era já visionário”.

Marco Battistella viu o filme nos anos 70 e ficou logo “com vontade de o apresentar no Luxemburgo”. Depois de ter dirigido um outro musical, "West Side Story", no ano 2000, no Festival de Wiltz, Battistella quis concretizar nos palcos o "Jesus Christ Superstar”. O facto é que “só agora é que conseguimos levar a cabo esta ideia com a colaboração da Harmonie de Mamer, que dirijo desde 1998”, diz.

Battistella destaca a participação de Serge Schonckert, na encenação e no elenco. “Tem o papel de Judas, uma das personagens mais importantes, porque é aquele que observa os acontecimentos e intervem em todo o enredo”.

Com um grande equipa, que ultrapassa a centena e meia de pessoas, o musical conta com um orçamento de 80 mi euros, que “permite criar uma pequena empresa que se ocupa de todos os detalhes do espectáculo, e, com ensaios quase todos os dias, estamos na recta final de toda a preparação”, garante o maestro.

Prova de que este musical promete ser um grande sucesso, é o facto dos bilhetes para os dias 13, 14, 15 e 21 de Janeiro estarem esgotados, havendo ainda alguns lugares disponíveis para 22 Janeiro. Os bilhetes custam 25 euros, para adultos, e 15 euros para jovens, e encontram-se à venda em www.luxembourgticket.lu ou pelo tel. 26 39 51 60.

Texto: Gualter Veríssimo

Crise em 2012: Franceses são os mais pessimistas

Os franceses são os mais pessimistas do mundo em relação à situação económica do próximo ano, com oito em cada dez franceses a esperar um ano de 2012 economicamente difícil, revela uma sondagem  divulgada nos últimos dias pela Gallup International.

A França conserva o seu "título de campeã do mundo do pessimismo", indica a sondagem realizada em 51 países pelo Gallup International e conduzida em França pelo instituto BVA para os jornais Le Parisien/Aujourd'hui-en-France.

De acordo com este estudo, 81 por cento dos franceses consideram que "o próximo ano será de dificuldades económicas" e o pessimismo entre os franceses aumenta com a idade.

No plano mundial, a sondagem revela que é na Europa que o "desespero económico" é mais marcante, ocupando a região os nove primeiros lugares do top 10 dos "pessimistas", com a Irlanda e a Áustria a completarem o pódio, atrás de França.

Hong Kong ocupa o 10º lugar, seguindo-se a América do Norte.

A África lidera o top dos mais otimistas do mundo, com a Nigéria, a terceira economia africana e 12.º produtor mundial de petróleo, a surgir como a nação mais otimista em termos de perspetivas económicas para 2012.

Os países da América Latina e da Ásia estão um pouco menos otimistas do que no ano passado, mas mantêm perspetivas animadoras em relação a 2012.

A sondagem foi realizada entre 26 de outubro e 13 de dezembro em 51 países junto de 45 mil pessoas.

Em França a sondagem foi realizada pelo BVA, através da internet, entre os dias 2 e 4 de Dezembro a 1.671 pessoas.

Texto: Lusa
Foto: Teddy Jaans

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ciclo Crosse de Rumelange: Vincent Dias dos Santos vence nos sub-23


O luso-descendente Vincent Dias dos Santos (LC Tétange) era um dos favoritos nos "Elite", mas foi Christian Helmig (Elbowz Racing) quem venceu o Ciclo Crosse de Rumelange, no sábado, num circuito de 2.515 metros.

Apesar de o ciclista de origem portuguesa ter terminado a prova "Elite" no quinto lugar (50.03), alcançou o primeiro lugar dos sub-23.

Helmig venceu, ficando a 48.41 minutos à frente do francês Pascal Perrin (ASPTT Nancy, 49.28 minutos). O terceiro lugar foi para o "veterano" luxemburguês de 45 anos, Pascal Triebel (LC Tétange, 49.46 minutos); e Jérôme Junker (LC Tétange) ficou na quarta posição (49.55 minutos).

Depois da prova, o luso-descendente, que ainda não se decidiu em que categoria quer alinhar no próximo campeonato nacioal – Elite ou sub-23 –, confiou ao Contacto que "à entrada da floresta, Christian Helmig acelerou" e já não conseguiram acompanhá-lo.

"Foi aí que tudo se decidiu, mas mesmo assim estou satisfeito porque acabei de chegar de um estágio muito duro. Tive boas sensações, apesar de ter as pernas pesadas. Globalmente estou satisfeito com a minha corrida", concluiu o corredor de Tétange.

Dois dias depois da prova em Rumelange, na segunda-feira, 26 de Dezembro, o jovem lusodescendente participou na prova internacional de Differdande e alcançou o 15o lugar. O vencedor foi o belga Dave de Cleyn, o segundo lugar do pódio foi para o checo Lubomir Petrus e o melhor luxemburguês foi Christian Helmig.

Depois de Rumelange e Differdange, o campeonato nacional da modalidade está agendado para domingo, 8 de Janeiro, em Kayl, e aí a historia vai ser outra, promete Vincent Dias dos Santos.

Voltando ao Ciclo-Cross de Rumelange, recorde-se que a prova tinha sido anulada em 2010, devido a um forte nevão. Este ano, as condições estavam óptimas para a prova.

Na prova dos iniciados, o francês Valentin Ortillon (ECV Boulzicourt) foi o vencedor; o segundo classificado foi outro francês, Sébastien Havot (AC Bazancourt Reir), e o terceiro lugar foi para o luxemburguês Ken Müller (LG Alzingen).

Nos juniores, o vencedor foi o alemão Felix Drumm do RSC Zweibrucken; o segundo classificado foi Christophe Braun, do UC Dippach; Luc Turchi, do VV Tool Preizerdau, ficou em terceiro lugar.

Ainda uma nota de destaque para o excelente desempenho da única participante feminina da prova, Alessia Merten, do LG Belvaux.  

Texto e foto: Paulo Bastos

Message de Noël de Mgr l'Archevêque du Luxembourg à la communauté portugaise

Chers Portugais du Luxembourg,

Je sais que vous êtes venus dans ce pays (qui est le mien et aussi le vôtre, vous l'avez choisi) en quête de travail, de liberté, d'une vie meilleure pour vous et pour vos enfants. Mais vous êtes venus comme vous êtes, porteurs de votre histoire, de votre esprit de citoyens du monde, navigateurs et missionnaires, dont j'ai trouvé des vestiges au Japon, e de vos profondes convictions chrétiennes, agrémentées d'une dévotion très spéciale à la Sainte Vierge, votre patronne et Mère, comme la nôtre. Vous êtes heureux d'être là, et nous, de vous avoir parmi nous. Une intégration fraternelle nous apportera un enréchissement réciproque.

Je voudrais aussi vous remercier du refuge que le Portugal a accordé à la Grande-Duchesse Charlotte et à la famille grand-ducale pendant la Deuxième Guerre Mondiale. L'accueil que vous leur avez reservé a permis à notre petit pays de faire face a l'envahisseur nazi sachant que grâce a vous la vie de notre souveraine était sauve.

Le peuple fier du Portugal est connu dans le monde entier de son ouverture à l'époque des Grandes Decouvertes et des Grandes Navigations. Vous êtes les successeurs de ces pionniers de la mondialisation en étant devenus des agents de globalisation dans notre époque. Je demande humblement votre aide dans l'annonce de l'Evangile à Luxembourg.

Je demande votre aide pour que Portugais et Luxembourgeois puissent construire ici un monde plus juste, où toute personne humaine est respectée.

Merci pour votre présence à Luxembourg.

Joyeux Noël et Bonne Année!

Mgr. Jean-Claude Hollerich 
Archevêque de Luxembourg 

(Message publié en exclusif dans le journal CONTACTO, 28/12/2012)

domingo, 25 de dezembro de 2011

Bola de fogo que riscou céu do Luxemburgo era restos do foguetão Soyuz

Os restos de um foguetão russo Soyuz provocaram uma bola de fogo observado na noite da véspera de Natal nos céus do Luxemburgo e de parte da Europa.

Uma luz que atravessa os céus na noite de Natal forçosamente leva as pessoas a especularem.

O rasto de luz foi avistado por milhares de pessoas, filmado por centenas, que publicaram os seus vídeos no YouTube, foi notícia no noticiário da RTL-Télé Letzebuerg, na noite da consoada, e o avistamento foi confirmado pelo Observatório Real da Bélgica como sendo os restos do foguetão Soyuz.

"A bola de fogo que foi observada no dia 24 de Dezembro, cerca das 17h30, sobre a Bélgica, a Holanda, a França e a Alemanha [e o Luxemburgo] era a entrada [na atmosfera terrestre] do último andar do foguetão Soyuz", pode ler-se no site do Observatório belga.

A bola de fogo, seguida por uma longa cauda luminosa, foi observada no final do dia de ontem por milhares de pessoas na Alemanha, na Holanda, no Luxemburgo, no sul da Bélgica e no norte da França, gerando muita especulação, já que muitas pessoas pensaram tratar-se de um ovni ou mesmo de um cometa.

O foguetão Soyuz foi lançado na quarta-feira, do cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão, mas sofreu um problema técnico que o impediu de colocar em órbita um satélite de comunicações russo.


Dois vídeos filmados no Norte do Luxemburgo 

 

sábado, 24 de dezembro de 2011

As tradições de Natal, segundo os jornalistas do CONTACTO


A Redacção do CONTACTO é multicultural, e as tradições natalícias também. Do Norte ao Sul de Portugal, passando pelos pratos típicos e as tradições cabo-verdianas, o Natal é diferente para todos. Em comum, apenas o facto de todos terem já passado esta época longe do país e da família, como tantos imigrantes lusófonos. Veja se reconhece algumas destas tradições: quem sabe não tem saudades do mesmo? 
____________________

Entre o Alentejo e o Algarve


Quando era criança, a época natalícia em minha casa começava muitas semanas antes da data festiva. A minha mãe cozinhava dias inteiros para fazer filhoses e outros doces. Fazia travessas e travessas. Dava para partilhar com os vizinhos, com os primos e cheguei até a levar para a escola, num dia em que tivemos que apresentar as tradições natalícias dos países de onde éramos originários. Os meus colegas de turma luxemburgueses faziam caretas ao pronunciarem a palavra “fi-lô-séch”, mas só à primeira, porque depois de provarem a pronúncia vinha-lhes com mais naturalidade.

Mais tarde, descobri que essas nuvens retorcidas, estaladiças e generosamente polvilhadas de açúcar em pó, que no Alentejo de onde a minha mãe é originária, se chamam filhoses, têm noutras terras portuguesas o nome de coscorõese, e podem ter as mais variadas formas e ingredientes. Eu gostava de ver a minha mãe a cozinhar longas horas e ela preparava-me leite quente com canela ou noz moscada. Em casa, durante semanas pairavam aromas adocicados, que tornavam o Inverno lá fora menos frio.

Na noite da Consoada, a casa enchia-se de família e amigos, risos e conversas soltas. Havia lombo assado e batatas no forno, sonhos, coscorões, Dom Rodrigos e pastéis de batata doce algarvios, e o meu pai servia o seu melhor Medronho, trazido secretamente no Verão anterior, escondido no fundo falso de uma mala de cartão para escapar aos agentes das alfândegas.

José Luís Correia,
Chefe de Redacção 

_________________   

O Natal começa cedo


A celebração da época natalícia em minha casa é marcada a partir da primeira semana de Dezembro com grande entusiasmo. Erguer e enfeitar a árvore de natal com luzes, bolas brilhantes e fitas de cores múltiplas, e construir o presépio sobre pedaços de musgo onde pontificam as figuras de Nossa Senhora, São José e o Menino Jesus, os pastores, os rebanhos, e, claro, os Reis Magos, assinalam a festa familiar mais importante do ano.

Depois, é esperar com alguma impaciência até ao dia 24 pelos presentes que se vão avolumando em torno da árvore de natal.

Na noite da consoada, a família reúne-se à volta da mesa num burburinho característico dos dias de festa. O bacalhau com natas é o prato preferido e a variada doçaria (rabanadas, arroz doce, filhoses, broas, sonhos, bolo rei e tantas outras iguarias) enche a mesa que é abandonada apenas à hora da tradicional missa do Galo. De regresso, trocam-se as prendas e os abraços.

No dia 25, o peru no forno recheado com castanhas constitui o prato tradicional de um almoço que se prolonga quase sempre até ao jantar, no qual se aproveita a "roupa velha" do dia anterior.

Álvaro Cruz 

____________ 

No Reino Maravilhoso


Com os fluxos comerciais entre Portugal e o Luxemburgo, não é difícil encontrar por aqui os ingredientes para a ceia tradicional da consoada, do bacalhau às couves (que eu troco de bom grado pelos grelos). O polvo, um prato que convive harmoniosamente com o bacalhau na ceia transmontana, também se encontra facilmente.

Mas há coisas que nem os transportadores que cruzam a fronteira podem fazer chegar ao Luxemburgo. Este ano, como em todos os Natais que passo no estrangeiro, vou sentir falta das fogueiras do Galo, um ritual pagão que sobrevive em muitas aldeias no Nordeste transmontano. Há quem diga que a tradição remonta às celebrações das Saturnais romanas, que marcavam o solstício de Inverno, ou mesmo aos celtiberos das culturas pré-romanas.

Hoje, pesados troncos continuam a encher o adro ou o largo principal das aldeias transmontanas, à espera de um ritual que se repete há milhares de anos. No Reino Maravilhoso de Torga, acabada a missa do Galo, a população reúne-se junto destas gigantescas fogueiras a céu aberto e por ali fica, a falar com vizinhos e amigos noite dentro, de olhos fixos no braseiro. Numa noite em que a maioria das famílias fica em casa, os transmontanos desafiam o frio, o breu e os medos atávicos para reviver uma grande tradição comunitária. E eu, mais uma vez, vou ter pena de ficar em casa.

Paula Telo Alves 

________________



Cabo Verde: "Natal sabe"


As saturninas não tinham passado o Trópico de Câncer e em Cabo Verde não tínhamos árvores de Natal e troca de presentes. Nem o Pai Natal.

Alguns meses antes desta época festiva, a minha mãe já começava a distribuir por entre os três filhos algumas estrofes natalícias na língua de Camões para declamarmos na igreja. Ainda não tínhamos idade para a escola e nem sabíamos falar português. Mas o que é certo é que na noite de Natal, sem direito ao erro, saíam aquelas palavras mesmo sem sabermos o seu total significado. Todos os anos participávamos no programa de Natal da igreja. Sem receber nada em troca, tal como os reis magos, era a prenda que tínhamos para o menino Jesus.

Em Cabo Verde não comíamos bacalhau, peru ou outras iguarias típicas da Europa, mas o melhor prato que vinha à cabeça. Mas também havia os bolos. À volta da mãe, uma escadinha de três filhos esperava o momento certo para passar o dedo nas taças deixadas com restos das massas dos bolos. Aquele cheirinho dos bolos da minha mãe estava lá todos os anos. Hum... era sabe (saboroso).

Com o tempo, Cabo Verde abriu-se às tradições de Natal e nós, família de um povo peregrino e aumentada a quatro filhos, desde a chegada a Portugal que não dispensamos o bolo-rei e um bom bacalhau à mesa. Sabe ...

Henrique de Burgo 

__________________

De Braga a Beja


Com uma mãe de Braga e um pai de Beja, as tradições de Natal em minha casa foram sempre muito diversificadas.

Do norte chegou-me a doçaria: a aletria, os formigos (uma iguaria feita à base de pão e mel), as rabanadas, as filhoses de abóbora. Do sul, a carne de borrego assada no forno, mas também as filhoses alentejanas, uma massa esticada, muito fina, com dois cortes no meio e que se desfaz na boca. Também havia umas que tinham o formato de uma flor...

Durante muito anos o meu Natal foi celebrado no Alentejo em casa dos meus avós paternos. Ainda assim a minha mãe não prescindia, na noite do dia 24, do bacalhau cozido com as couves e dos doces. Os meus avós alentejanos olhavam com alguma desconfiança para os formigos e para a aletria, mas era só até começarem a comer - o doce nunca foi amargo.

Apesar de o Alentejo ser pouco católico, pelo menos na terra do meu pai, a missa do Galo era obrigatória. Com um frio de rachar, lá saíamos de casa para celebrar, com outra meia dúzia de pessoas que encontrávamos na igreja, o nascimento do menino. Durante muitos anos a missa foi celebrada pelo padre Marvão. Quando este senhor, que eu sempre conheci velhote, morreu, a missa da meia-noite também acabou em Beringel.

De volta a casa, depois da missa, e à volta da lareira, ou do braseiro, a minha avó começava a entoar cânticos ao Menino.

As tradições já se mantêm ao longo de três gerações. Primeiro em casa dos meus pais e agora na minha. Só que agora a juntar às tradições alentejanas e minhotas, há ainda que acrescentar as algarvias. É uma festa.

Domingos Martins 
__________________

  Rei dá lugar à Rainha


Sou oriunda da região centro de Portugal e, como é tradição na minha zona, à mesa da Consoada temos sempre o bacalhau cozido com batatas e couves. Não faltam também os doces típicos da época festiva como os sonhos, as filhoses de abóbora, os coscorões e as azevias (que são de longe o meus doce favorito), e claro está, o bolo rainha. Digo bolo rainha porque cá em casa o bolo rei não recolhe o favoritismo.

A noite da Consoada é sinónimo também de reunião familiar, de conversas pela noite fora junto à lareira, de gargalhadas e boa disposição, da troca dos presentes à meia-noite e de muito chá bem quente, quando a noite já vai muito adiantada, e que ajuda a digerir as muitas guloseimas que comemos ao longo da noite. No dia 25 ao almoço, trocamos o peixe pela carne e serve-se um saboroso assado de cabrito e de lombo de porco, acompanhado de batatinhas no forno e grelos.

Irina Ferreira
 _______________________

Natal badio 


Como vivo o Natal? Esta é uma pergunta a que não me é fácil responder se tiver em conta que, sendo filha de cabo-verdianos, e apesar de ter nascido ainda naquele país, não acredito que o meu Natal seja vivido da mesma forma que em Cabo Verde, mas também não sei se será igual ao Natal dos portugueses.

Ouvia a minha avó contar que o Natal não era muito comemorado na Praia (capital de Cabo Verde), mas sempre no interior da ilha, onde as pessoas do campo preparavam semanas antes a chegada dos familiares da capital. Era uma grande festa. Tudo era feito num ambiente de partilha e alegria, os cabritos mais robustos eram preparados, as galinhas mais pesadas, a feijoada com carne salgada e os melhores grogos (compara-se com a aguardente) eram engarrafados para serem servidos aos visitantes que eram esperados com ansiedade.

Cada casa da aldeia recebia muitos convidados, mas os visitantes eram recebidos por toda a aldeia, uma vez que eram "obrigados" a visitar todas as casas e a provar todas as iguarias que tinham sido confeccionadas especialmente para elas, incluindo o chamado morabeza . Quem vinha da capital trazia as mãos cheias de coisas que eram difíceis de encontrar no interior: bolos, doces, açúcar, bolachas, entre outros produtos.

Hoje, a minha família reúne-se na tarde de 24 de Dezembro e juntos preparamos aquilo que vai ser a nossa ceia de Natal. O peru e o bacalhau já fazem parte da ementa. Mas o cabrito, o pato e os bolos, dos mais variados, também fazem parte da mesa da Consoada.

Aproveitamos esta reunião para lembrar os tempos antigos de Cabo Verde e o meu avô aproveita também, juntamente com os meus tios, para cantar a ressa ,que é uma espécie de cântico que antigamente era cantado no interior da ilha de Santiago.

Aleida Vieira