quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CONTACTO: Edição de 26 de Setembro de 2012

Na edição desta semana, o jornal CONTACTO faz manchete com a avaria informática que provocou o encerramento do Consulado. A situação já dura há quatro semanas e tem provocado vários transtornos aos portugueses que vivem no país.

Nas páginas centrais, Pedro Castilho, respresentante do Conselho Nacional de Estrangeiros por designação directa da ministra da Família, diz em entrevista ao nosso jornal que está empenhado em tirar o CNE do anonimato.

Uma companhia portuguesa faz sucesso no Luxemburgo com concertos para bebés. São concertos de música clássica para bebés, que segundo o maestro Paulo Lameiro são os melhores ouvintes de música do mundo.

O aumento dos salários e o 20° aniversário da Rádio Latina são outros dos destaques desta edição. Luc Wagner, director da estação portuguesa no Grão-Ducado, analisa as duas décadas de existência e o futuro da rádio.

No desporto, fique a conhecer as principais novidades do campeonato de futebol da Liga BGL e a criação de uma nova equipa de dardos portuguesa, em Dudelange, que quer ser campeã pela primeira vez. Estas e outras notícias no Jornal CONTACTO, o seu semanário em língua portuguesa no Luxemburgo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONTACTO: Edição 19 Setembro de 2012




Na edição desta semana do CONTACTO olhamos para o início do ano escolar. Esta semana mais de 126 mil alunos regressam às carteiras das escolas luxemburguesas. Na segunda-feira foi a vez dos mais pequenos. Esta quarta-feira é o dia dos alunos do ensino secundário regressarem às aulas.
Um ano que promete alguma agitação: a reforma do ensino fundamental, a antiga escola primária, vai ser objecto de avaliação, e no ensino secundário, governo, sindicatos e estudantes não se entendem quanto à reforma apresentada pela ministra.
O CONTACTO esteve numa escola do ensino fundamental e ouviu as preocupações dos pais e alunos para este novo ano escolar.
Damos ainda conta de uma outra escola no Luxemburgo: Este é o último regresso às aulas na Escola Francófona de Walferdange. Para evitar o fecho e facilitar a integração dos alunos francófonos e lusófonos, os professores propuseram a criação de uma escola bilingue, mas a ministra chumbou o projecto.

Na primeira página trazemos ainda em grande destaque as manifestações de sábado passado em Portugal contra a austeridade.

Mas há mais: O Luxemburgo está em recessão. O anúncio foi feito pelo Banco Central do Luxemburgo durante a apresentação do último boletim trimestral.
Os economistas não têm dúvidas: o PIB contraiu pelo segundo semestre consecutivo, as exportações baixaram, a produção industrial caiu e o desemprego é galopante. O governador do Banco do Luxemburgo apela ao governo que tome medidas para o relançamento das finanças públicas já no Orçamento para 2013.
Por tudo isto e mais algumas razões, a OGBL e a LCGB marcaram uma manifestação conjunta para o dia 16 de Outubro.

O Ministro da defesa homenageou alguns portugueses que servem o exército luxemburguês. Os soldados portugueses cumpriram missões no estrangeiro. Na mesma ocasião dois recrutas portugueses fizeram o juramento de bandeira. A reportagem está nas páginas do CONTACTO desta semana.

Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Destaques nesta edição do CONTACTO

 (clique na imagem para ampliar)

Sexta-feira à noite não houve festa nas ruas do Luxemburgo. A vitória de Portugal frente à modesta equipa de futebol do Grão-Ducado não entusiasmou ninguém. Não houve o habitual buzinão pelas ruas da capital, nem sequer festejos à porta do estádio. A vitória por uma diferença tão escassa deixou amargos na boca de toda a gente. O CONTACTO acompanhou o percurso da Selecção desde que a equipa aterrou no Luxemburgo, e conta-lhe tudo sobre o jogo mais aguardado do ano. Um jogo em que a equipa das Quinas não convenceu.

O Luxemburgo pode estar à beira da falência por causa das pensões de reforma. Quem o diz é o jornal alemão Handeslblatt, que fez as contas aos encargos futuros do Grão-Ducado.

A cantora cabo-verdiana Lura regressa ao Luxemburgo no próximo sábado, depois de uma ausência de sete anos. Nessa noite actuam também os Xícara, um grupo português vindo de Guimarães, no ano em que aquela cidade é capital europeia da cultura.

De origem cabo-verdiana é também uma imigrante no Luxemburgo que está a organizar um concurso de beleza alternativo. Idade e altura não contam nesta primeira edição do Miss Europe United Nations.

Estas e outras notícias para ler nesta edição do CONTACTO, o primeiro jornal em língua portuguesa do Luxemburgo.

-----------------------

Ainda não recebe 
o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).  

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Banco Espirito Santo ainda tem bilhetes para o jogo Luxemburgo/Portugal


Os bilhetes para o jogo desta noite entre o Luxemburgo e Portugal há muito que esgotaram, mas os fanáticos da equipa das Quinas ainda podem encontrar uma entrada para o Josy Barthel.
O Banco Espirito Santo, no Luxemburgo, tem ainda bilhetes para oferecer às pessoas que se tornem clientes do Banco.
"Os bilhetes que nós oferecemos através do CONTACTO foram logo todos distribuídos na manhã da publicação do jornal . Agora temos ainda bilhetes para os nossos novos clientes. Basta para isso abrir uma conta aqui no BES", esclarece António Carvalho do Espirito Santo no Luxemburgo.
Os bilhetes podem ser ganhos até  às 17h de hoje.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Destaques da edição de 5 de Setembro de 2012

                                                     
                                                               (clicar para ampliar)

“A Comunidade portuguesa é a minha prioridade”, é em substância o que diz o novo cônsul de Portugal no Luxemburgo, Rui Monteiro, na grande entrevista que concede ao nosso jornal. O novo cônsul assume também as funções de conselheiro da Embaixada. Entre as prioridades estão ainda a situação dos funcionários consulares e as filas crónicas no atendimento.

Na última década, o número de portugueses no Grão-Ducado passou de cerca de 60 mil para mais de 80 mil, segundo as autoridades luxemburguesas, um aumento de mais de 40 por cento. Na realidade, e segundo o Consulado há já mais de 110 mil portugueses no país.

As famílias portuguesas do Luxemburgo sofrem mais privações que as luxemburguesas, revela um estudo recente do CEPS/Instead a que o CONTACTO teve acesso. Explicamos como e porquê.

Falar duas línguas beneficia as crianças portuguesas de famílias desfavorecidas. É um estudo da Universidade do Luxemburgo que o diz e que vai ser publicado brevemente na revista Psychological Science.

Cunha Rodrigues que foi Procurador Geral da República, entre 1984 e 2000, e que está há 11 anos no Luxemburgo, onde é Juiz no Tribunal de Justiça da União Europeia, vai trocar em Outubro esse cargo por um posto na UEFA, a convite do presidente desse organismo que gere o futebol europeu, Michel Platini.

O padre Sérgio Duarte é o novo chefe da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo. O CONTACTO esteve à conversa com o jovem padre de 38 anos que substitui assim o padre Belmiro Narino que esteve naquelas funções desde 1978.

Nesta edição, incluimos ainda um suplemento especial de 16 páginas totalmente dedicadas ao jogo entre as selecções do Luxemburgo e de Portugal, da próxima sexta-feira, e que conta para as eliminatórias do Mundial do Brasil em 2014.

Estas e outras notícias no CONTACTO de hoje. CONTACTO, o seu semanário no Luxemburgo.

___________


Ainda não recebe 
o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).