quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Destaques da edição de 31 de Outubro do jornal CONTACTO





A expulsão de portugueses de um lar social em bonnevoie chegou ao Parlamento luxemburguês. O caso, revelado em primeira mão pelo CONTACTO há 15 dias, chegou à imprensa luxemburguesa na semana passada, e indignou o deputado Marc Angel e o conselheiro comunal da cidade do Luxemburgo, David Wagner. O deputado socialista questionou a ministra da Família no Parlamento luxemburguês e Wagner apresentou um requerimento em que pede a intervenção da autarquia da capital para realojar os 14 portugueses.

Fazemos também manchete com Feliciano Barreiras Duarte, o secretário de Estado da Imigração, que nos diz, numa entrevista exclusiva, que, para conseguir inverter a diminuição da curva da natalidade, a Europa e Portugal continuam a precisar de imigrantes. Barreiras Duarte é também secretário de Estado da Comunicação Social e fala-nos igualmente das reformas que esperam as empresas públicas RTP, RDP e agência Lusa.

Nesta edição pode ainda ler uma entrevista com Evelyne Lima, uma portuguesa de 30 anos que nasceu no Luxemburgo e é hoje investigadora sobre o cancro da mama no Instituto de Cancerologia de Ontario, no Canadá.

O Consulado de Portugal no Luxemburgo tem uma nova avaria informática, não está fechado ao público, mas funciona a meio gás. Contactado ontem pelo nosso jornal, o cônsul diz que não sabe quando o problema vai estar resolvido.

Nas páginas desportivas fazemos a antevisão da próxima jornada da liga BGL, na qual o jogo Dudelange-Differdange é o jogo de todos os perigos. E destacamos o Núcleo Sportingista do Luxemburgo, que é líder na divisão nacional luxemburguesa de dardos.

Estas e outras notícias no CONTACTO de hoje. CONTACTO, o seu semanário no Luxemburgo. 

 _______________________________
Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em
www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Destaques da edição do Contacto de 24 de Outubro de 2012



O grão-duque herdeiro Guillaume do Luxemburgo, o último príncipe herdeiro da Europa casou-se debaixo de um sol generoso e da atenção mediática de mais de 700 jornalistas. Pouco habituado a tantas atenções o país – «um dos mais pequenos do mundo», como frisa a revista Forbes – saiu-se bem. E sobreviveu mesmo às comparações com o casamento de Kate e William de Inglaterra, muito mais mediático mas menos autêntico, garantem os analistas.
O CONTACTO acompanhou a festa nacional a par e passo e traz-lhe uma grande reportagem sobre o casamento do ano.

Nas páginas interiores, destaque ainda para a eleição do Grão-Ducado para o Conselho de Segurança da ONU e para a passagem pelo Luxemburgo de Jorge Borges, ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, onde se encontrou com Marie-Josée Jacobs, ministra da Cooperação e da Ajuda Humanitária, para avaliarem os financiamentos no âmbito da ajuda à cooperação do Luxemburgo naquele país.

O cantor cabo-verdiano Ravidson estreou-se com o disco com “Dia d’Amor” e confessa-se “surpreendido” com o sucesso do mesmo em entrevista ao nosso jornal.

Lance Armstrong perdeu as sete vitórias na Volta a França e foi banido do ciclismo. A União Ciclista Internacional confirmou as sanções aplicadas em Agosto pela USADA, que irradiou o ciclista norte-americano e anulou os resultados da maior parte da sua carreira.  
Estas e outras notícias no jornal CONTACTO, o seu semanário em língua portuguesa no Luxemburgo.
______________

Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em
www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Destaques da edição do CONTACTO de 17 de Outubro


Na edição desta semana, o CONTACTO faz manchete com as manifestações de ontem das duas maiores centrais sindicais do país -  LCGB e OGBL -  que saíram à rua para protestar contra a reforma das pensões no Luxemburgo.

A Rádio Latina comemorou vinte anos com uma festa de arromba no Casino de Mondorf. O evento teve muita animação e contou com centenas de convidados e ouvintes que sopraram as velas com toda a equipa da rádio.

Portugal e Luxemburgo querem geminar os Serviços de Imigração. A notícia foi dada em entrevista ao CONTACTO por Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração em Portugal. 

Nas páginas interiores, destaque ainda para a presença no Luxemburgo dos Duques de Bragança, D. Duarte Pio e D. Isabel de Herédia, no casamento real que se realiza no próximo sábado. 

E falamos também na comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e na abertura do "Ano da Fé" pelo arcebispo do Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich.

No desporto, a Liga BGL de futebol vai estar ao rubro este fim-de-semana com o jogo grande entre o Fola e o F91 Dudelange, que se afigura fundamental para a corrida ao título. 

O Open do Luxemburgo em ténis e a eliminação de Mandy Minelli, melhor jogadora do Luxemburgo, na primeira eliminatória, são esmiuçados nesta edição.

Estas e outras notícias no jornal CONTACTO, o seu semanário em língua portuguesa no Luxemburgo.
__________________
Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em
www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Destaques da edição do CONTACTO 10 de Outubro





Na edição desta semana do CONTACTO Stépanhie de Lannoy garante que guarda muito boas recordações das férias passadas em Portugal. A futura grã-duquesa herdeira elogia ainda Maria Teresa e garante que a actual grã duquesa tem sido uma segunda mãe aqui no Luxemburgo.
O casamento real aproxima-se e os noivos abriram as portas do Palácio Grã-Ducal aos jornalistas da imprensa luxemburguesa. A conversa está nas páginas do CONTACTO desta semana.
 
O primeiro-ministro do Luxemburgo está preocupado com o desaparecimento da indústria no país. Juncker diz que o Luxemburgo não pode apenas viver dos serviços.
 
Tudo isto porque as últimas semanas foram negras para algumas empresas que decidiram fechar as portas e vão lançar centenas de pessoas para o desemprego.
 
Tudo isto e muito mais no CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Destaques da edição de 3 de Outubro do jornal CONTACTO



Apesar dos preços do imobiliário sempre a subir no Luxemburgo, os portugueses preferem comprar do que arrendar. Esta a manchete desta semana no CONTACTO, no âmbito da Feira da Habitação que decorreu no Grão-Ducado, entre sexta e segunda-feira.

Depois de cinco semanas encerrado ao público, o Consulado encontrava-se esta manhã aberto ao public, mas ainda com a avaria dos computadores que dura desde 5 de Setembro. No entanto, fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades assegurou ao CONTACTO que a avaria está esta tarde resolvida.

Um terço dos estrangeiros residentes no Luxemburgo que assinaram os contratos de integração com o OLAI, o Gabinete Luxemburguês de Acolhimento e Integração, são portugueses. Este contrato visa facilitar o processo de integração.

Um estudo da Caritas e do Cefis revela que para os refugiados a viver no Luxemburgo o processo para obter papéis é longo e moroso. Mas mesmo depois de obterem papéis, cerca de 70% vive abaixo do limiar de pobreza.

Nesta edição temos ainda uma reportagem especial sobre permacultura, um movimento que recusa a sociedade consumista e quer desenhar novas formas de viver mais sustentáveis.

Nesta edição falamos ainda dos concorrentes lusos nos concursos Miss e Mister Luxemburgo e Miss Grande Região. Desde há uma década há cada vez mais competições de misses e a sua proliferação nem sempre se tem acompanhado de boa imprensa, com escândalos e polémicas em torno de alguns destes concursos.

Aníbal Coimbra é pentacampeão europeu em Powerlifting. O português do Luxemburgo soma mais um título no seu já longo palmarés.

Estas e outras notícias no CONTACTO de hoje. CONTACTO, o seu semanário no Luxemburgo. 
______________________

Ainda não recebe 
o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).