quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Destaques na edição de 30 de Janeiro de 2013



Cabo Verde fez história ao chegar aos quartos-de-final do Campeonato das Nações Africanas. A diáspora cabo-verdiana no Luxemburgo também festejou a vitória, e já está tudo a postos para o jogo contra o Gana, no próximo sábado. O CONTACTO dedica duas páginas à bela prestação do “Tubarões Azuis”. Um feito para mais tarde recordar.

A Provedoria de Justiça portuguesa deu razão a uma funcionária do Consulado de Portugal no Luxemburgo. A funcionária apresentou queixa por ilegalidades no pagamento de salários, que ficam abaixo do mínimo legal no Luxemburgo. O provedor de Justiça deu-lhe razão e já instou o Ministério dos Negócios Estrangeiros a rever a situação. Um caso que pode ser apenas a ponta do icebergue: segundo o deputado Paulo Pisco, o Governo está a violar as leis laborais em mais seis consulados, e arrisca-se a ter de enfrentar processos judiciais em sete países.

O Governo luxemburguês vai fazer alterações à lei da nacionalidade. As conclusões da consulta pública iniciada pelo Governo vão ser hoje discutidas na Câmara dos Deputados, mas o ministro da Justiça já avisou que não vai recuar nos testes de luxemburguês.

Os técnicos dos serviços sociais e de saúde lusófonos vão passar a trabalhar em rede. A ideia é do Gabinete de Acção Psicossocial da CCPL, que está a preparar uma lista com nomes de profissionais portugueses para entregar a Ministérios e autarquias do Luxemburgo.

Estas e outras notícias em destaque no CONTACTO, o seu jornal em língua portuguesa no Luxemburgo.

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Destaques do CONTACTO: edição de 23 de Janeiro de 2013




Nesta edição, fazemos manchete no CONTACTO  com o 49°Festival Automóvel do Luxemburgo. Como o país é demasiado pequeno para um verdadeiro Salão do Automóvel, os responsáveis do sector no Luxemburgo decidem organizar um festival annual que dura 10 dias e que abrange todos os stands e concessionários por todo o Grão-Ducado. Este ano, e para responder à crise, 60 construtores apresentam 160 novos modelos.

Segunda-feira, e após oito anos como “Senhor Euro”, o luxemburguês Jean-Claude Juncker passou as rédeas do Eurogrupo ao holandês Joeren Disselbloem, um ilustre desconhecido mas que conta com o apoio do seu antecessor.

O ministro luxemburguês do Trabalho, Nicolas Schmit, diz-se preocupado com o desemprego dos jovens. 50% são luxemburgueses e 50% são estrangeiros. Destes últimos, 30% são portugueses.

O Consulado de Portugal vai começar a sua itinerância pelo Luxemburgo. Na sexta-feira, os serviços consulares vão estar pela primeira vez fora da capital, mais precisamente no sul do país, em Esch/Alzette. Deslocações a Larochette e Ettelbruck, no leste e norte do Grão-Ducado, estão também a ser programadas, mas, para já, ainda não há datas.

O músico português Lata Gouveia, que o CONTACTO entrevistou há 15 dias, venceu na sexta-feira o concurso de talentos Purple Idols, em Mondorf. O CONTACTO esteve lá.

Hoje, quarta-feira, a selecção de futebol de Cabo Verde joga com Marrocos. É a primeira vez que o arquipélago está no Campeonato Africano das Nações. A comunidade cabo-verdiana do Luxemburgo está a vibrar com esta participação.

São estes, entre outros, os destaques do CONTACTO de hoje.

CONTACTO, o seu semanário no Luxemburgo. 
 

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CONTACTO: Edição de 16 de Janeiro de 2012




Na edição desta semana do CONTACTO olhamos para a grande vaga de emigração que está a acontecer em Portugal.

No Luxemburgo o peso da comunidade portuguesa duplicou no último ano, segundo o cálculo da Obra Católica das Migrações em Portugal. Os responsáveis pela obra fizeram as contas: pegaram no número de novas inscrições de alunos nas escolas luxemburguesas e arriscam um número: só no ano passado terão chegado cinco a sei mil novas famílias ao Luxemburgo.

O mesmo acontece na Suíça, onde há portugueses a viver na miséria.

Em França há emigrantes portugueses a ganhar 500 euros, menos de metade do salário mínimo, e em Londres os novos emigrantes esperam várias semanas até encontrarem um trabalho.
Histórias de vida de pessoas que querem fugir à crise que se instalou em Portugal, e que estão dispostas a arriscar tudo num novo país.

Mas esta semana há também outras histórias, como por exemplo as de Helena e Sandra. Trabalham no Luxemburgo há mais de quatro anos em situação clandestina, mas não ganham o suficiente para se regularizarem. As duas empregadas de limpeza cabo-verdianas não recebem os 1.874 euros de salário mínimo exigidos no processo de regularização extraordinária... e por isso vão continuar em situação ilegal.

Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Destaques no CONTACTO - edição de 9 de Janeiro de 2013

(clique na imagem para ampliar) 

Messi voltou a roubar o título a Cristiano Ronaldo, conquistando a Bola de Ouro pela quarta vez. Nesta edição, o CONTACTO dedica duas páginas à eleição mais aguardada do ano no mundo do futebol.

Dois luso-descendentes levaram o Luxemburgo ao primeiro lugar do pódio no campeonato do mundo de matraquilhos, que se disputou em França. Yannick Correia e Carlos da Silva venceram tudo e todos na categoria de pares, trazendo o ouro para o Luxemburgo.

A Loja CR7 de Esch vai processar as irmãs de Cristiano Ronaldo por falsificação de roupa e incumprimento do contrato. O responsável daquela loja, que abriu em Agosto no sul do Luxemburgo, apresentou queixa contra as irmãs do jogador, que diz terem-lhe causado um milhão de euros de prejuízos.

Nesta edição, fique ainda a conhecer o músico Lata Gouveia, um português a dar cartas no panorama musical do Luxemburgo.

Estas e outras notícias nesta edição do jornal Contacto, o primeiro jornal em língua portuguesa no Luxemburgo.

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Destaques da primeira edição do ano do jornal CONTACTO



Nesta edição, o CONTACTO faz a antevisão do ano 2013: A indexação dos salários em Outubro próximo, a liberalização dos Correios, a alterção da idade da reforma - são algumas das novidades que nos esperam no ano que agora começa. 

A nível internacional, destacamos a provável reeleição de Angela Merkel em Setembro e as previsões de crescimento em baixo para a economia mundial. Também nas páginas desportivas fazemos os prognósticos para 2013.

Nas páginas interiores damos ainda eco à entrevista de fim de ano que Jean-Claude Juncker deu aos nossos colegas do Luxemburger Wort. Em jeito de balanço do ano findo, o primeiro-ministro luxemburguês fala do que mais o marcou em 2012. Quando instado a falar das responsabilidades no caso das escutas de que foi alvo por parte dos secrviços secretos luxemburgueses diz apenas: “Se eu tiver que me demitir, eu é que decido quando!”

A não esquecer também - os saldos começam hoje e prolongam-se até 19 de Janeiro.

São estes, entre outros, os destaques do CONTACTO de hoje.

Aproveitamos esta primeira edição do ano, para reiterar os votos de um Bom Ano Novo 2013 a todos os nossos leitores e anunciantes, da parte de toda a equipa que produz, realiza e leva até si o jornal o jornal CONTACTO, que quer continuar a ser o seu semanário no Luxemburgo. 


Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).