O Ministério da Educação português, a Universidade Lusíada e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinam, esta sexta-feira à tarde, no Porto, o protocolo de criação do Observatório da Melhoria da Eficácia da Escola (OMEE), disse à Lusa fonte ligada ao projecto.
Este observatório pioneiro em Portugal tem como principais prioridades o combate ao insucesso e ao abandono escolar.
Numa primeira fase, o OMEE vai desenvolver acções apenas no concelho de Famalicão e destinadas a prevenir o abandono e o insucesso escolar precoce.
Com um pólo da Lusíada em Famalicão, a câmara vai disponibilizar um técnico para apoiar o projecto e “sensibilizar os agrupamentos de escolas”.
“Em Novembro já devemos ter alguns resultados para apresentar”, frisou Armindo Costa, presidente da autarquia famalicense.
O projecto será alargado a todo o país através das escolas que queiram aderir ao OMEE.
Entre os objectivos do Observatório, está igualmente a disponibilização às escolas de recursos e instrumentos de melhoria da eficácia dos estabelecimentos de ensino.
A identificação das prioridades e a monitorização dos planos de melhoria e eficácia são outros objectivos da parceria entre a Universidade Lusíada, o Ministério da Educação e o município de Famalicão.
“Todas as estratégias de intervenção terão que ser pensadas a nível local, de escola para escola, e tendo em conta a realidade de cada instituição”, salientou um dos técnicos do Observatório da Melhoria da Eficácia da Escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário