Os portugueses estão a votar em força nas Eleições Legislativas deste ano. Na 27ª secção de voto na freguesia de Sta. Maria dos Olivais, em Lisboa, uma das maiores da capital, até às quinze horas já tinham votado 40% dos inscritos nos cadernos eleitorais. "Um recorde", confessa ao CONTACTO o presidente da mesa da assembleia de voto.
"Esta é uma mesa onde votam sobretudo as pessoas mais novas da freguesia, mas alí na 25ª, onde votam os mais velhos, às onze da manhã já tinham votado quase cinquenta por cento, o que é incrivel, e sinal de que os portugueses estão a votar". Uma realidade que se estende um pouco por todo o país. A meio da manhã eram muitos os portugueses que já tinham votado.
Para o final da tarde prevê-se um aumento da afluência às urnas. O sol e o calor que se faz sentir em Lisboa, levou muita gente até à praia.
Também os líderes dos principais partidos que concorrem a estas eleições já votaram. José Sócrates, Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Paulo Portas e Jerónimo de Sousa apresentaram-se antes do almoço nas respectivas mesas de voto, e apelaram à participação dos portugueses neste acto leitoral.
O Presidente da República também votou por volta da hora do almoço. Questionado pelos jornalistas, Cavaco Silva não adiantou nada sobre a questão que dominou a campanha na última semana: as alegadas escutas a Belém. O Presidente da República mantém aquilo que disse há uma semana: "só depois das eleições".
A esta altura as televisões ultimam freneticamente os preparativos para esta noite eleitoral. As emissões começam às 19h (20h, no Luxemburgo), mas as primeiras projecções só serão reveladas às 20h (hora de Lisboa, por causa do encerramento das urnas nos Açores - uma hora mais tarde). Por volta das 21h, as televisões prevêem divulgar os resultados definitivos.
Domingos Martins (texto e fotos),
enviado especial a Lisboa
enviado especial a Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário