terça-feira, 8 de setembro de 2009

Portugal sai da recessão, economia nacional cresceu 0,3% no segundo trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que Portugal saiu da recessão no segundo trimestre de 2009, com a economia a crescer 0,3% face ao trimestre anterior.

Este crescimento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) deve-se a uma diminuição de apenas 3,7% da economia portuguesa no segundo trimestre, o que face à queda de 4% nos primeiros três meses deste ano, significa uma ligeira melhoria.

O INE revê, por outro lado, em baixa, a queda do Produto Interno Bruto nos primeiros três meses deste ano, uma vez que tinha previsto, em Junho, uma queda de 3,7% de Janeiro a Março deste ano. Agora, o valor passou para os 4% negativos. Isto aconteceu, explica o INE, devido à recepção de "nova informação de base relativa ao comércio internacional de bens".

Na comparação com o primeiro trimestre, o PIB registou uma subida de 0,3%, deixando a evolução negativa registada no trimestre precedente, quando tinha caído 1,8%.

O INE explica que o comportamento apresentado na procura interna resultou "em larga escala" do desempenho do investimento, que agravou a quebra de 15,7% do primeiro trimestre.

O consumo privado registou uma melhoria, ao diminuir 1%, contra a descida de 1,5% dos primeiros três meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário