A Ucrânia é certamente a selecção que Portugal mais deve temer segunda-feira no sorteio do "Play-off" de acesso ao Mundial2010 de futebol, pois tem diversos jogadores de classe internacional e pratica um futebol consistente e de reconhecida qualidade.
A 22.ª classificada do "ranking" FIFA (Portugal é 10º) surpreendeu ao ficar em segundo lugar, com 21 pontos, no Grupo 6, a seis pontos da Inglaterra (foi a única equipa a vencer os britânicos) e com mais um do que a poderosa Croácia, oitava selecção do Mundo.
Na altura do sorteio, a Europa pensou na oportunidade da Inglaterra se vingar da Croácia pela ausência do Mundial2006, mas acabou por ser uma equipa que falhou o Euro2008 a ressurgir e impor-se com um misto de experiência e jovens futebolistas de grande qualidade.
O avançado Andriy Shevchenko (carreira brilhante no Dínamo de Kiev, AC Milan e Chelsea) é a referência e o melhor marcador da equipa, com seis tentos: a seu lado joga outra das estrelas do conjunto orientado por Alexei Mikhailichenko, o jovem Artem Milevskiy, que também alinha no Dínamo de Kiev.
Anatoly Tymoschuk, médio defensivo do Bayern de Munique, é o esteio de um meio campo onde actua um médio-goleador, Sergiy Nazarenko, auto de cinco tentos nesta campanha.
O guarda-redes Pyatov tem à frente um quarteto defensivo sólido, comandado por Dmytro Chirgrynskyi, que este ano reforçou o campeão europeu FC Barcelona.
Na caminhada até ao "play-off", os ucranianos destacaram-se precisamente pela solidez frente a adversários menos cotados, tendo vencido todos os jogos com Cazaquistão e San Marino e apenas cedido um empate na Bielorrússia.
Frente aos rivais directos, ficou igualada com a Croácia, com dois empates, tal como com a Inglaterra, com quem repartiu os triunfos, impedindo o conjunto orientado pelo italiano Fábio Capello de terminar o apuramento 100 por cento vitorioso.
Independente da União Soviética em 1991, a estreia nos apuramentos para o mundial só aconteceu para o França1998, tendo nessa altura sido adversária lusa no apuramento: ganhou 2-1 em Kiev e perdeu 1-0 no Porto.
Ambos falharam a qualificação, conseguida pela Alemanha com 22 pontos, mais dois que ucranianos, que caíram nos “play-off”, e três que lusos.
Só em 2006 o conjunto do Leste atingiu o sonho de disputar um Mundial e logo como primeira selecção europeia a conseguir o apuramento: acabou em oitavo lugar, depois de ter sido afastada pela Itália nos "quartos", por 3-0.
Ao todo, Mikhailichenko (treina a equipa desde Dezembro de 2007) utilizou 31 futebolistas, oito dos quais marcaram pelo menos um golo.
Sem comentários:
Enviar um comentário