terça-feira, 13 de outubro de 2009

Luxemburgo: Campanha de sensibilização sobre doação de órgãos decorre até sábado

Actualmente, no Luxemburgo o número de órgãos disponíveis para transplantes não é suficiente para o número de pacientes que deles necessitam. Todos os anos, muitos doentes morrem por falta de um transplante. Isto acontece porque quando alguém morre, na maioria das vezes, a família não sabe dizer qual a posição do falecido sobre esta questão. Estes órgãos podem salvar vidas. É por isso importante falar, ainda em vida, com os familiares sobre o que se pensa deste assunto.

Esta a mensagem do Ministério da Saúde luxemburguês e da Luxembourg-Transplant que decidiram lançar desde segunda-feira e até sábado, dia 17, uma semana de sensibilização para a doação de órgãos no Grão-Ducado.

Hoje, terça-feira, tem lugar uma palestra pública sobre a doação de órgãos, entre as 19h30 e as 21h, no Centro Cultural "Op der Fabrik", na localidade de Préizerdaul (região de Redange). O conferencista convidado é Egide Tasch.

Na quarta-feira, 14 de Outubro, decorre uma segunda palestra pública, desta feita no campus do Limpertsberg da Universidade do Luxemburgo, entre as 19 e as 21h. A conferência é proferida por Paul Kremer

Na sexta-feira, dia 26, realiza-se um serão na discoteca "Fever", em Hollerich, a partir das 23h, também dedicado à sensibilização da doação de órgãos.

No sábado, estão previstas vários eventos desportivos no âmbito desta campanha: maratona spinning, das 14 às 17h, na place des Capucins, na capital, e à mesma hora, na place de la Commune, em Esch/Alzette; além de um torneio de badminton, a partir das 13h30, em Redange/Attert.

Texto: JLC/Foto: Serge Waldbillig

Sem comentários:

Enviar um comentário