Nas autárquicas de domingo em Portugal 52 câmaras mudaram de cor política, menos duas do que nas eleições municipais realizadas há quatro anos, aquelas que já tinham apresentado o menor de concelhos com diferente “rosto”.
O número de ‘mudanças de mãos’ registado este domingo ficou, aliás, bastante abaixo da média registada ao longo de 30 anos de eleições autárquicas, que é de cerca de 86.
Nas eleições de domingo, o PS foi o partido que conquistou mais novas autarquias, conseguindo ganhar 35 câmaras municipais a outras forças políticas, mas também perdeu 12.
O PSD teve um saldo mais negativo, ganhando 10 novas autarquias e perdendo 20.
Para a CDU, o resultado também não foi positivo, com os comunistas a perderem sete câmaras municipais e a conquistar apenas 3 novos municípios.
Quanto aos movimentos independentes, conseguiram conquistar quatro novos municípios e perderam 3.
A Câmara Municipal de Mondim de Basto, que era do PSD, também deverá mudar de cor política, passando para as mãos dos socialistas. A confirmar-se, esta alteração significará a mudança de cor política em 53 autarquias.
Contudo, tal mudança ainda não é certa, já que falta realizar eleições na freguesia de Ermelo, onde esta manhã, ainda antes da abertura das urnas, à entrada de uma mesa de voto em Fervença, um homem foi morto a tiro.
Segundo fonte policial, a vítima era marido da presidente da Junta de Freguesia (PSD) e o autor do disparo, que se encontra em fuga, é o candidato do PS ao mesmo órgão autárquico.
Sem comentários:
Enviar um comentário