Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Luxemburgo: 20 anos da queda do Muro de Berlim assinalado no Grão-Ducado

Hoje, 9 de Novembro, celebram-se os 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Para comemorar este marco histórico, o Instituto Cultural Pierre Werner preparou um programa com diversos eventos culturais que abarcam, entre outros, a literatura, o cinema e a fotografia.

O programa cinematográfico incluirá a projecção de cinco filmes que mostram a influência do Muro sobre o cinema alemão e a projecção de um filme americano que antecipa a construção e a queda do Muro de Berlim. Os filmes serão projectados na Cinemateca do Luxemburgo durante este mês de Novembro.

Solo Sunny, um dos filmes que será projectado, conta a história de uma operária, Sunny, que se torna cantora e sonha transformar-se numa estrela na capital da RDA (República Democrática Alemã).

Depois de abandonar a banda que a acompanha durante as suas actuações, Sunny começa uma carreira desastrosa nos palcos subterrâneos de Berlim-Este. É neste lado de Berlim que a cantora tenta recuperar de uma vida profissional e pessoal marcada pelo fracasso.

Cartier-Bresson, Koudelka, Depardon, Burri e outros fotógrafos da agência Magnum são os autores da exposição fotográfica por ocasião do vigésimo aniversário da queda do Muro que vai estar patente ao público de 8 a 18 de Dezembro, no Centro Cultural da Abadia de Neumünster, no Grund, na capital.

Ontem, domingo, decorreu na Abadia de Neumünster uma festa comemorativa dos 20 anos da queda do Muro de Berlim.

Aneli Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário