Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Luxemburgo: Autoridades norte-americanas querem saber dos milhões esquecidos de Pablo Escobar nos bancos luxemburgueses

No Luxemburgo, existem desde os anos 1980 instituições bancárias com dinheiro proveniente do tráfico da droga do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (na foto), segundo notícia avançada na última edição da revista alemã "Der Spiegel".

Numa reportagem assinada por Tobias Käufer, em Bogotá, que cita o jornal colombiano "Semana", existem entre dois e dez milhões de dólares nas filiais luxemburguesas dos bancos BGL BNP Paribas, Crédit Lyonnais e UBS, com dinheiro que não foi reclamado pelas autoridades norte-americanas depois da morte do barão da cocaína em 1993, na sua cidade natal de Medellin (Colômbia).

Nos anos 80, as autoridades americanas pediram ao Luxemburgo para congelar algumas contas bancárias que pensavam pertencer ao cartel de Medellin e desde então as contas cairam no esquecimento de todos, pode ler-se na reportagem. Até que, recentemente as autoridades norte-americanas interpealram um banco suíço sobre o paradeiro do dinheiro.

Já que não são conhecidos os titulares das contas (abertas quase sempre com nomes falsos), um jornalista colombiano da Semana, Daniel Coronel, pergunta o que será feito desse dinheiro quando for encontrado.

O repórter do Der Spiegel publica a lista completa das contas de Escobar em vários países (Suíça, Panamá e Luxemburgo), num total de 30 milhões de dólares.

JLC
Foto: Arquivos LW

Sem comentários:

Enviar um comentário