Páginas
▼
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Luxemburgo: Empresa Delphi quer eliminar 110 postos de trabalho em Bascharage
Após ter recentemente anunciado a intenção de despedir 110 assalariados, a unidade da empresa americana Delphi em Bascharage iniciou ontem as negociações para um plano social com os sindicatos.
Instalada desde 1971 em Bascharage, a Delphi, fabricante de equipamentos automóveis, tenciona suprimir 110 dos 720 postos de trabalho. A direcção alega que devido à crise do sector automóvel, a unidade de Bascharage viu o seu volume de negócios baixar 30 a 40% em 2009.
Para Jean-Claude Bernardini, delegado sindical da OGB-L, "esta decisão não é nenhuma surpresa, uma vez que desde há meses que o sector de equipamentos para automóveis está em crise e que a empresa tem vindo a recorrer ao desemprego parcial".
Durante as negociações que prosseguem hoje, estando previstas mais sete reuniões, Jean-Claude Bernardini espera conseguir uma diminuição do número de pessoas a serem despedidas.
O delegado sindical diz, no entanto, não perceber a decisão de despedir tão elevado número de empregados, uma vez que tudo aponta para o crescimento da procura de equipamentos para carros com melhores desempenhos ecológicos nos próximos tempos, sendo a unidade de Bascharage especializada neste domínio.
Além disso, os empregados em questão são "essencialmente técnicos e engenheiros", lança Bernardini, explicando que "isso não significa que sejam mais fáceis de reintegrar no mercado de trabalho, uma vez que normalmente as empresas dispõem de lugares limitados para trabalhadores altamente qualificados.
Sem comentários:
Enviar um comentário