O uso do telemóvel durante as aulas é proibido nas escolas luxemburguesas, de acordo com uma directiva do Ministério da Educação, mas as sanções variam de escola para escola, podendo ir até à confiscação do telemóvel durante um ano.
Há dois anos, a ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, enviou uma circular para todas as escolas luxemburguesas, informando da proibição do uso do telemóvel durante as aulas, quer para telefonar ou para enviar uma mensagem escrita. A maior parte dos estabelecimentos escolares integrou a medida no regulamento interno. Contudo, os castigos aplicados aos alunos que não respeitam estas regras variam de escola para escola.
O liceu clássico Athénée, o liceu técnico de Bonnevoie e o liceu técnico Emile Metz são estabelecimentos de ensino que proíbem o uso de telemóveis nas salas de aulas. Mas quando chega o momento de punir os infractores, o método difere.
Para Claude Heiser, director adjunto do liceu Athénée, os alunos podem utilizar o telemóvel como entenderem fora das aulas, mas se arriscarem fazê-lo durante estas, o aparelho é confiscado e fica na posse da escola durante todo o trimestre.
O director do liceu técnico de Bonnevoie, Jean-Marie Wirtgen, afirma que em média são confiscados cinco telemóveis por semana. Um recorde para este liceu de 1.700 alunos, que retira os telemóveis aos infractores durante uma semana.
O mesmo não acontece no liceu técnico Emile Metz, onde depois do arranque do ano escolar nenhum telemóvel foi confiscado. Neste estabelecimento, o castigo é ligeiramente mais severo. O director, Armand Lengler, explica quais as medidas implementadas: "Se um aluno infringir o regulamento, o telemóvel é confiscado durante todo o trimestre. No caso dos reincidentes, o telemóvel fica em poder da escola durante todo o ano lectivo e será entregue no final do ano escolar, unicamente aos pais do aluno".
O director recorda que os alunos que fiquem sem telemóvel podem telefonar gratuitamente para os familiares em caso de urgência.
Para acabar com os problemas ligados ao uso do telemóvel nas escolas, os vizinhos franceses consideram a hipótese de criar uma lei que proíba a utilização do telemóvel na escola e sobretudo na sala de aulas.
Aneli Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário