"Se o engenheiro António Guterres fosse escolhido pelo secretário-geral, nós veríamos isso com grande satisfação", disse Luís Amado à entrada de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.
António Guterres é um dos quatro nomes apontados para o cargo de representante especial das Nações Unidas (ONU) no Afeganistão, de acordo com revista norte-americana Foreign Policy.
Na "short list" do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estariam ainda o francês Jean-Marie Guehénno, antigo chefe das missões de paz, e Knut Volebaek, ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês. Com menores possibilidades, aparece o eslovaco Jan Koubis, director da Comissão Económica da ONU para a Europa.
Luís Amado explicou que a decisão final será da "responsabilidade directa do secretário-geral" e se esta se confirmar significará "o reconhecimento do mérito indiscutível que o Engenheiro António Guterres tem assumido à frente de uma das agências mais importantes das Nações Unidas".
António Guterres, de 60 anos, é actualmente Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, tendo sido anteriormente primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002.
"Neste momento não há nenhuma confirmação sobre essa decisão. É uma decisão pessoal do secretário-geral" das Nações Unidas, concluiu Luís Amado.
Foto: Anouk Antony
Sem comentários:
Enviar um comentário