Lançada em Dezembro de 2001 pela ministra da Família, Marie-Josée Jacobs, a Action Hiver tem uma finalidade: evitar que se morra de frio no Luxemburgo.
Organizado pela Caritas Accueil et Solidarité (CAS) e envolvendo o trabalho de sete pessoas durante todo o Inverno, esta iniciativa tem conhecido muita procura porque o número de pessoas que pernoitam em centros de apoio nocturno e em quartos vagos de hotel não pára de aumentar. "No Inverno do ano passado 301 pessoas pernoitaram nas nossas instalações de forma regular, abrigados do frio, da chuva e da neve, enquanto que nos anos anteriores os números não ultrapassavam os 175", afirma René Kneip, director social da CAS. O tempo frio, mas sobretudo a crise económica, fizeram aumentar o número de pessoas que procuram um tecto para passar a noite.
"Em 2009 acolhemos 3.935 pessoas. Este Inverno, e só até Fevereiro deste ano, já demos abrigo a 4.086! Pensamos que deveremos ultrapassar os 5 mil. O número de pessoas que vive na rua não pára de aumentar", alertou René Kneip, director social da Caritas Accueil et Solidarité.
Cristina Campos
Sem comentários:
Enviar um comentário