Os luxemburgueses são os que mais praticam desporto na União Europeia. Segundo uma sondagem do Eurobarómetro, um em cada dois luxemburgueses, ou seja, 50 % da população, pratica regularmente uma actividade desportiva, ultrapassando a média dos cidadãos da UE, que ronda os 40 %.
Oinquérito feito a 27.000 cidadãos dos 27 Estados- membros no final de 2009 sobre actividade física e prática desportiva revela que um em cada dois cidadãos inquiridos pratica pelo menos uma vez por semana desporto no Grão-Ducado.
Os irlandeses e os habitantes dos países nórdicos são os mais assíduos na prática desportiva: 23 % dos irlandeses pratica desporto cinco vezes por semana (contra apenas 12 %), enquanto os suecos, finlandeses e dinamarqueses são os mais regulares. No extremo oposto (3 %) situam-se os búlgaros, gregos e italianos, que dizem praticar um desporto regularmente.
Na União Europeia (UE), os homens fazem desporto com maior regularidade que as mulheres, sendo esta diferença mais acentuada na faixa etária entre os 15 e os 24 anos.
Ainda segundo o mesmo estudo, a situação sócio-económica está inter-ligada com a prática desportiva: 64 % das pessoas que deixou a escola antes dos 15 anos revela nunca ter feito desporto, percentagem que atinge os 24 % dos que terminaram os estudos após os 20 anos.
Outros resultados do inquérito mostram também que a escolha sobre o local para a prática desportiva varia: 83 % de eslovenos, 76 % dos finlandeses e 67, 5 % de estónios prefere o ar livre, contra 27 % dos gregos, 28 % dos malteses e 29 % dos romenos sondados, número que atinge os 51 % no Luxemburgo.
Os ginásios e academias são os locais preferidos pelos suecos (31 %) e cipriotas (22 %), enquanto apenas 8 % dos residentes no Luxemburgo optam por estes espaços.
Alemães (61 %) e austríacos (57 %) são filiados em clubes e associações desportivas, percentagem que no Grão-Ducado atinge apenas os 16 %.
A grande maioria dos inquiridos revela que as actividades físicas propostas pelos municípios são satisfatórias, nomeadamente os finlandeses (76 %) e luxemburgueses (75 %). Polacos e italianos (ambos com 53 %) pensam que as suas autarquias não promovem suficientemente a prática desportiva.
Do ponto de vista da saúde pública, 14 % dos cidadãos europeus confia que nunca praticou qualquer actividade desportiva e 20 % diz que o fez muito raramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário