Esta são conclusões de um estudo da autoria do CEPS, que interrogou 1.610 pessoas.
Sem surpresa, é a família que é citada como o valor mais importante. Cada pessoa inquirida foi chamada a dar a sua opinião sobre o lugar que tinham na sua vida os seis temas seguintes: família, trabalho, amigos e relações, tempos livres, política e religião. A quase totalidade dos interrogados, mais precisamente 98,5 %, responderam que o lugar ocupado pela família é "muito importante" e "bastante importante".
A importância do trabalho tem um peso praticamente tão importante como a família – 97,2 % –, mais do que os amigos e as relações (94 %). A importância do factor trabalho na vida das pessoas parece ter aumentado nos últimos anos, já que um estudo semelhante realizado em 1999 pelo Sesopi mostra que naquela época o trabalho era tão importante como os amigos e relações (92,4 % contra 92,2 %). Resta saber se esta importância acrescida dada ao trabalho é fruto de uma evolução da sociedade ou se é consequência da crise económica...
Em quarto lugar, surgem os tempos livres (88,2 %), que mantém a sua posição, uma vez que já em 1999 tinha 89,2 % das opiniões dos inquiridos.
Por seu lado, a política e a religião estão muito abaixo deste quarteto. Apenas 49,5 % das pessoas interrogadas consideram que a política tem um papel importante nas suas vidas. Quanto à religião, 42,7 % dos inquiridos consideram-na importante.
Este inquérito foi realizado em 45 países europeus e é curioso observar que no que diz respeito aos temas mais importantes – família, trabalho e amigos – os resultados em França são semelhantes aos do Luxemburgo, mas aqui a religião é considerada mais importante que a política.
Foto: LW/Schutterstock
f17538139
A família, o trabalho e os amigos são, por esta ordem, os valores que mais contam para os residente no LuxemburgoFoto: Shutterstock
Sem comentários:
Enviar um comentário