O projecto foi aprovado pela autarquia da cidade do Luxemburgo, em Julho, por unanimidade, depois de ter sofrido diversas modificações. A maior crítica feita ao projecto aquando da sua apresentação no conselho comunal era o demasiado espaço dado às zonas comerciais. O novo projecto prevê agora um maior equilíbrio entre habitação, comércio e escritórios. Nesta perspectiva, o edifício central recuou 20 metros de forma a deixar mais espaço para a criação de uma verdadeira praça pública, facilitando também a circulação dos transportes públicos.
Está prevista a construção de um parque de estacionamento privado com 518 lugares e um outro público com 500 lugares.
Do lado do Val Sainte-Croix, será construído um centro comercial, uma galeria coberta que fará a ligação entre a place de New York e o boulevard Grande-Duchesse Charlotte, ligando assim o bairro de Belair ao centro da capital.
Está prevista uma outra ligação entre a praça e o novo centro comercial através de uma passagem aérea (ponte pedonal) sobre a route d'Arlon.
A parte de escritórios será construída do lado da route d'Arlon, assim como os apartamentos, o que proporcionará um maior distanciamento em relação ao ruído provocado pela circulação automóvel.
No total, está prevista a construção de 30 mil metros quadrados de superfície comercial.
As pessoas interessadas em conhecer com pormenor a evolução desta zona da cidade podem dirigir-se à Fundação da Arquitectura para apreciar a maqueta a três dimensões representado a nova zona que nascerá no local onde actualmente se estende um enorme terreno baldio que desfigura a cidade.
Imagem: Chapman Taylor
Sem comentários:
Enviar um comentário