"O Ministério da Família decidiu colocar apenas 20 pessoas no Hotel André, na sequência dos protestos" da população e da administração local, e deverão ser instaladas ainda durante esta semana, afirma o burgomestre da comuna de Berdorf.
Ernest Walerius adianta que "se tratam de famílias com crianças" e que estas pessoas não são recém-chegadas ao país mas antes "requerentes de asilo que estão instalados na localidade vizinha de Weilerbach e que vão ser transferidos para Bollendorf-Pont". Os restantes 40 deverão ser instalados em outros locais no país. O autarca recebeu a informação directamente da ministra da Família, Marie-Josée Jacobs, na sexta-feira. O autarca diz ainda que "o processo de pedido de asilo está a decorrer" e que as pessoas ainda não obtiveram, por parte do Governo luxemburguês, o estatuto de refugiados.
O burgomestre, que não soube confirmar se todas as 20 pessoas são de etnia cigana, disse que "não se deve instalar estas pessoas em hotéis, quando somos uma região turística".
O POINT24 tentou confirmar estas informações junto do Serviço de Alojamento do Ministério da Família mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.
Irina Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário