Esta cerimónia, tradição iniciada em 2007 pelo secretário de Estado das Comunidades, António Braga, acontece no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Inaugurado a 10 de Junho de 2006, o busto do poeta nacional português é uma obra assinada pelo escultor Mário Rodrigues de Castro, residente em Bruxelas.
A escolha do local para a colocação do único monumento que assinala a presença da vasta comunidade portuguesa no Grão-Ducado (cerca de 100 mil pessoas, segundo dados do Consulado) recaiu no centro de um dos bairros da capital luxemburguesa em que residem mais portugueses.
Ao serão, o embaixador organiza na residência da Embaixada (11, rue des Foyers), na capital) a tradicional recepção do Dia de Portugal, na qual participam representantes das autoridades luxemburguesas e portuguesas, membros do corpo diplomático internacional, personalidades do mundo político, social e cultural, e líderes associativos portugueses.
Estas são as últimas celebrações do 10 de Junho no Luxemburgo em que participa José Pessanha Viegas pois, como já tivemos oportunidade de noticiar, este cessa funções a 31 de Julho.
Foto: Ricardo Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário