Durante o intercâmbio, no âmbito de uma parceria pedagógica existente entre as duas escolas secundárias, realizaram-se palestras, apresentação de temas relacionados com Cabo Verde e Luxemburgo, várias visitas e uma acção de plantação de árvores. Recorde-se que o arquipélago não dispõe de grandes cursos de água nas suas dez ilhas, sofre de aridez extrema, falta de chuva e consequente escassez de vegetação.
O sistema educativo cabo-verdiano e a sua abrangência, aspectos históricos e socioeconómicos, o sistema educativo luxemburguês, os ecossistemas do Luxemburgo e cabo-verdiano e o problema da gestão dos recursos hídricos em Cabo Verde foram igualmente temas discutidos entre os jovens.
A visita da delegação luxemburguesa foi igualmente marcada por um convívio com os pais e encarregados de educação dos alunos cabo-verdianos, pela projecção de uma peça teatral intitulada "Le Mariage Forcé" e ainda a entrega de um donativo em livros para a biblioteca do liceu da Ribeira das Patas.
No âmbito da parceria com o Athénée do Luxemburgo, o liceu da Ribeira das Patas já recebeu também vários equipamentos informáticos.
Texto: José Luís Correia (e agência Inforpress)
Foto: Inforpress
Sem comentários:
Enviar um comentário