A acção assinala o Dia Internacional da Saúde Mamária organizado pela associação Europa Donna no Luxemburgo para lutar contra o cancro da mama. Uma doença que não afecta só as mulheres, frisa a responsável da associação. "No Luxemburgo temos em média um caso [do sexo masculino] por ano, mas a tendência é para que o número de casos aumente, porque o nosso ambiente é cada vez mais feminizado, com a proliferação de hormonas na alimentação", diz Astrid Scharpantgen, secretária da associação.
Entre as mulheres, o cancro da mama é o tumor maligno mais frequente e a principal causa de morte entre os 45 e os 55 anos. Segundo a Europa Donna, no Grão-Ducado todos os dias é diagnosticada uma mulher com cancro de mama. De acordo com a associação, 90 % dos casos são curáveis se forem detectados a tempo. "O esclarecimento e a prevenção são fundamentais para o diagnóstico precoce e para aumentar a taxa de sucesso no tratamento", defende a Europa Donna Luxemburgo.
Hoje à noite, a associação organiza uma marcha silenciosa no interior da Philharmonie, seguida de um espectáculo na sala de Música de Câmara a que assiste o ministro da Saúde, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
Fotos: Michel Feinen
Sem comentários:
Enviar um comentário