Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Táxis no Luxemburgo chumbam teste europeu: Maioria dos taxistas burla os clientes

Se apanhar um táxi no Luxemburgo, tem 50 % de hipóteses de andar às voltas e pagar mais do que o percurso exige. A maioria dos taxistas escolhe o trajecto mais longo "sem qualquer justificação válida", denuncia um inquérito europeu. E quem paga é o cliente.

As "voltinhas inúteis" explicam a nota arrasadora que o Luxemburgo recebeu no EuroTest, um inquérito europeu que testou os serviços de táxi em 22 capitais europeias. Pior do que os taxistas do Luxemburgo, que ficaram em 20o lugar, só os eslovenos e romenos.

O inquérito foi conduzido entre Maio e Junho deste ano. Investigadores vestidos de homens de negócios testaram os serviços de táxi em 22 capitais europeias para avaliar o respeito pelo Código da Estrada, a escolha dos percursos e  a cortesia dos condutores. Critérios que o Luxemburgo chumbou.

"Cinco dos dez taxistas testados não respeitaram o trajecto mais curto, fazendo desvios sem qualquer justificação válida. Os preços dos táxis no Luxemburgo já não são atractivos, e estes quilómetros suplementares encarecem inutilmente a bandeirada", critica o Automóvel Clube do Luxemburgo.

Os taxistas de Barcelona tiveram a melhor nota das 22 capitais testadas. Lisboa recebeu "luz verde", ocupando o sétimo lugar da lista. Já o Luxemburgo ficou "no vermelho", em antepenúltimo lugar.

Para o ACL, os resultados confirmam "a necessidade urgente da reforma do sector".  

Texto: P.T.A.  
Foto: Gerry Huberty

1 comentário:

  1. Quantos tugas... ups.. ia dizer uma coisa.. mas acho que ja todos sabem..:-)

    ResponderEliminar