Paul Helminger, o actual burgomestre era o cabeça de lista dos liberais na cidade, mas não conseguiu ser o candidato mais votado. Na noite eleitoral, quando se apurou que Bettel tinha arrecadado mais votos do que Helminger, o ainda burgomestre da cidade mostrou que não estava disposto a ceder o lugar, e chegou a afirmar que o que estava em causa não era a escolha do burgomestre. Bettel, por seu turno, afirmava que estava disposto a assumir as suas responsabilidades.
Na segunda-feira à noite os liberais estiveram reunidos e foram unânimes: Xavier Bettel ganhou as eleições, com mais de 500 votos em relação a Helminger, e por isso é o novo burgomestre. O anúncio foi feito pelo próprio Paul Helminger: "Os eleitores escolheram candidatos jovens e isso significa que querem mudança. Bettel recebeu mais votos do que eu e por isso deve ser o próximo burgomestre". Bettel, por seu turno não cabia em si de contente. O jovem deputado do Partido Democrata congratulou-se com a decisão do partido e agradeceu a confiança dos seus pares.
Bettel anunciou ainda que vai deixar de liderar a bancada parlamentar do DP, na Câmara dos Deputados, para se dedicar a tempo inteiro à comuna do Luxemburgo.
Paul Helminger burgomestre da cidade desde 2001 vai renunciar ao lugar de conselheiro comunal. "Ter conseguido manter os dez mandatos na cidade do Luxemburgo e assim assegurar a continuidade da coligação foi a minha última vitória", garante Helmiger.
Na sua página do Facebook, Bettel agradece todas as manifestações de apoio que recebeu ao longo deste processo e admite que "não estava à espera" de ser o candidato mais votado na capital. Xavier Bettel tem 38 anos e até agora era o primeiro vereador da autarquia do Luxemburgo. A partir de Janeiro vai ocupar a cadeira do poder.
DM
Sem comentários:
Enviar um comentário