domingo, 18 de outubro de 2009

Futebol/Mundial2010 (play-off): Irlanda de Trapattoni pode ser adversário perigoso

O treinador italiano Giovanni Trapattoni transformou o jogo da República da Irlanda, levando-a, sem derrotas e de forma pragmática, ao “play-off” de apuramento para o Mundial2010 de futebol, no qual é um dos possíveis adversários de Portugal.

Num grupo com Itália, campeã do Mundo, e Bulgária, entre outros, a “velha raposa”, campeã no Benfica em 2005, manteve-se, aos 70 anos, fiel ao seu “catenaccio”, somando seis empates e quatro vitórias pela margem mínima no Grupo 8.

A República da Irlanda lutou até à penúltima jornada pelo apuramento directo para a África do Sul, mas, em Dublin, aos 90 minutos, Alberto Gilardino sentenciou um empate (2-2) que qualificou a Itália e “atirou” os irlandeses para o “play-off”.

Este golo de Gilardino foi uma espécie de vingança do que havia acontecido em Itália, onde, aos 88 minutos, Robbie Keane deu o empate à República da Irlanda.

Numa “poule” em que a Itália surgia como clara candidata à qualificação directa, a Irlanda surgia num patamar semelhante ao da Bulgária na luta pelo segundo posto.

Contudo, no confronto directo, as duas selecções: os búlgaros acabaram por claudicar na penúltima ronda, frente ao Chipre (4-1), perdendo oportunidade de lutar pelo segundo posto.

O avançado Robbie Keane foi uma das grandes figuras do apuramento da Irlanda, ao apontar cinco golos (quase metade dos 12 apontados pela equipa), sendo secundado por nomes com Shay Given, John O’Shea ou Aidan McGeady.

Caso garanta o apuramento no “play-off”, a República da Irlanda participará pela quarta vez no Mundial, sendo que, nas três ocasiões anteriores, passou sempre a fase de grupos, com destaque para os quartos-de-final de 1990, na Itália.

Sem o estatuto de cabeça-de-série no sorteio de segunda-feira, a República da Irlanda poderá defrontar na repescagem a França, Portugal, a Rússia ou a Grécia.

No confronto com a equipa das “quinas”, a Irlanda tem desvantagem, com seis derrotas, dois empates e quatro derrotas, embora em encontros oficiais exista uma igualdade, com um triunfo para cada lado e dois empates.

Sem comentários:

Enviar um comentário