segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alemanha: Unificação dos dois lados não está terminada - Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que, 20 anos depois da queda do Muro de Berlim, a "unificação alemã" ainda "não está completamente terminada", especialmente a nível económico.

"A unificação alemã ainda não está completamente terminada" porque entre a ex-República Democrática Alemã (RDA) e a antiga República Federal da Alemanha (RFA) existem ainda "diferenças estruturais", adiantou a chanceler à estação de televisão pública ARD no dia em que se celebra o 20º aniversário da queda do "Muro da Vergonha".

"Temos que combater (essas diferenças) se queremos chegar a níveis de vida iguais" nos dois lados do país, disse Merkel, frisando que o nível de desemprego nas regiões da ex-RDA era ainda cerca de duas vezes superiores ao do lado ocidental.

Angela Merkel, que cresceu na ex-RDA, defendeu ser ainda necessário o "imposto de solidariedade" pago pelos alemães de leste e os da ex-RFA para financiar a reunificação do país.

Cerca de 1,3 mil milhões de euros foram transferidos do oeste para o leste da Alemanha desde que o Muro de Berlim caiu há 20 anos, em financiamentos para a modernização da ex-RDA, de acordo com um estudo publicado neste domingo na Welt am Sonntag.

De acordo com este estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econímica Halle (IWH), dois terços desse montante foram gastos com benefícios sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário