Com um Cristo redentor em fundo, uma grande bandeira entendida clama "Rio love you", depois de os membros do COI terem proporcionado à América do Sul a sua primeira edição de uma Jogos Olímpicos.
Numa vitória com grande vantagem, o Rio obteve 66 votos contra 32 para Madrid na votação final, depois de Chicago e Tóquio terem sido excluídos nas duas primeiras votações. Os cariocas vibraram na praia de Copacabana: "Parabéns pela conquista Rio!", exclamou um dos cariocas. Outro ainda enfatizou: "2016 é nosso, é tudo nosso, Brasil!".
Os Jogos de 2016 representarão um momento especial para o desporto brasileiro, que ocorrerá dois anos após a realização do Campeonato do Mundo de futebol , em 2014.
Numa rápida conferência, o Presidente Lula da Silva falou à imprensa brasileira e com olhos aguados de emoção defendeu que o “Brasil conquistou a sua cidadania internacional”.
"Provámos ao Mundo que temos competência de fazer uma Olimpíada. Era muito difícil pensar que um país de terceiro mundo pudesse sedear as Olimpíadas. O Brasil merece, aqueles que pensam que o Brasil não tinha condições vão se surpreender", garantiu Lula.
O Presidente brasileiro, que está em Copenhaga, prometeu que o Rio de Janeiro fará "a mais extraordinária Olimpíada que o mundo já viu".
“É a hora e a vez do Brasil. O Brasil merecia fazer uma Olimpíada. O país está a sair do patamar de segunda classe e está a entrar no patamar de primeira classe. Essa é uma vitória de 190 milhões de almas, de um continente Sul-americano", acrescentou.
Lula da Silva disse aos jornalistas brasileiros após o anúncio que foi um "orgulho imenso defender" o Brasil. "Se eu morresse agora, já teria valido a pena viver", afirmou.
"O Rio de Janeiro perdeu muita coisa ao longo da história, ele foi a capital do Brasil e foi sede da Coroa portuguesa", enfatizou. "[Os outros concorrentes] apresentaram uma proposta, nós apresentámos a alma do povo brasileiro", acrescentou, emocionado.
"O Rio de Janeiro tem uma diferença, a gente tem alma, tem coração, o Rio quer de verdade fazer as Olimpíadas", exclamou ao referir que o Brasil será a quinta economia do mundo em 2016.
"Agora é só alegria", garantiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário