A "Semana pela Vida" arrancou sábado, dia 15, e prolonga-se até domingo, 23 de Maio. O evento é organizado pela arquidiocese do Luxemburgo e este ano tem como tema as crianças e os seus direitos.
Marianne Hubert, uma das organizadoras da iniciativa, explica que a escolha deste tema prende-se com a necessidade de reflexão sobre o bem-estar das crianças na sociedade.
Ao mesmo tempo, a temática insere-se nas comemorações do 20o aniversário da entrada em vigor da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, que data de 1990. Composta por 54 artigos, a vonvenção visa apoiar e defender os direitos de dois mil milhões de crianças de todo o mundo. Muitas destas crianças confrontam-se diariamente com problemas de pobreza, de tirania e de tradições e atitudes culturais. Segundo Marianne Hubert, esta semana para além de relembrar e vincar os direitos das crianças leva o público a reflectir sobre a origem da vida e do nascimento.
No âmbito desta iniciativa, tem lugar hoje, quarta-feira, pelas 19h30, a conferência "Uma criança nasce", na congregação das Freiras Franciscanas, na cidade do Luxemburgo. A conferencista convidada é a teóloga Ina Praetorius, que vai discursar e reflectir sobre o tema do nascimento.
A agenda dos direitos da criança está longe de ser totalmente cumprida e milhões continuam sem protecção e sem serviços essenciais, recorda Marianne Hubert. Para denunciar esta dura realidade, curtas metragens serão projectadas para dar uma imagem do dia-a-dia de crianças que vivem em países em vias de desenvolvimento. A projecção será seguida de um debate e terá lugar esta quinta-feira, dia 20, no anexo da Caritas, na capital (29, rue Michel Welter).
Uma exposição de fotografias marca esta semana dedicada às crianças. Seis fotógrafos luxemburgueses retratam em imagem os 42 artigos da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das crianças. Os visitantes vão poder apreciar 42 fotografias a preto e branco que traduzem de forma poética, lúdica e divertida os princípios filosóficos, morais e legais desta convenção ratificada por 195 estados-membros da ONU. A exposição está patente ao público no Liceu de Mersch, até domingo.
Para Marianne Hubert, sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger a vida em todas as suas fases e despertar a atenção pública para o valor e a dignidade humana são os objectivos principais desta segunda edição da "Semana Pela Vida". Aneli Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário