quinta-feira, 10 de junho de 2010

Luxemburgo: Salários aumentam 2,5% em Julho

No dia 1 de Julho, vai haver uma indexação salarial de 2,5%, segundo estimativas do instituto de estatísticas do Luxemburgo, Statec.

No relatório sobre o estado da inflação do mês de Maio, divulgado ontem, o Statec frisa que tudo vai depender da evolução dos preços durante o mês de Junho.

O Statec vai confirmar esta informação "quando os resultados provisórios de Junho serão conhecidos, isto é , por volta do dia 20 deste mês.

Importa relembrar que foi a questão da indexação salarial que esteve na origem do fracasso da última reunião da Tripartida a 27 de Abril, na qual se sentaram à mesma mesa Governo, sindicatos e patronato, para discutir as medidas de combate ao défice da Administração Pública. Os sindicatos abandonaram a mesa de negociações por não concordarem com a intenção do Governo e patronato em congelar os aumentos salariais.

Inflação chega aos 2,42% no mês de Maio

À semelhança do mês passado, a taxa de inflação prossegue a sua tendência em alta devido ao aumento dos preços petrolíferos, passando de 2,32% em Abril para 2,42% em Maio, informa o Statec.

Por sua vez, a taxa de inflação subjacente (índice geral que exclui os preços dos produtos petrolíferos e outros preços que se formam nos mercados internacionais) permanece com 1,02% num nível excepcionalmente baixo, sublinha o Statec.

Partindo de uma análise mais pormenorizada, o encarecimento dos produtos petrolíferos repercutiu-se nos transportes, na habitação, na água, na electricidade e nos combustíveis. Semelhante destino tiveram certos produtos alimentares (carne bovina e charcutaria) , os artigos de higiene, peças de joalharia, o tabaco e bebidas não alcoólicas, bem como as flores.

Pelo contrário, os seguros ligados ao tranportes, as viagens com tudo incluído, os carros em segunda mão e certos produtos alimentares (carne de aves, peixe, ovos, entre outros) viram o seu valor diminuir.


Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário