sábado, 6 de novembro de 2010

Reunião para informar cabo-verdianos sobre autárquicas luxemburguesas, este domingo

Informar os cabo-verdianos sobre as eleições comunais luxemburguesasInformar e sensibilizar os cidadãos cabo-verdianos do Luxemburgo e os líderes do movimento associativo da diáspora a inscreverem-se nos cadernos eleitorais, de modo a votarem nas próximas eleições comunais (autárquicas) luxemburguesas, em Outubro de 2011, este o objectivo de uma reunião que a Embaixada de Cabo Verde leva a cabo neste domingo, 7 de Novembro, às 16h, no “Centre Sociétaire", 29, rue de Strasbourg, na cidade do Luxemburgo.

As eleições comunais (autárquicas ou municipais) estão marcadas para Outubro de 2011 e todos os cidadãos não-luxemburgueses residentes no Luxemburgo há pelo menos cinco anos podem votar e ser eleitos.

"Com vista a uma melhor integração dos nossos compatriotas no Luxemburgo, a Embaixada de Cabo Verde encoraja vivamente a comunidade cabo-verdiana a se interessar pela vida política do país onde reside, pois só assim, poderá defender melhor os seus interesses, bem como fazer ouvir a sua voz cada vez", explica Clara Delgado, encarregada de Negócios na Embaixada.

Nova Caixa Económica de Cabo Verde apresenta-se

No mesmo local, estará ainda presente Emanuel Miranda, presidente do conselho de administração da nova Caixa Económica de Cabo Verde, que se deslocou ao Luxemburgo para apresentar à comunidade a nova instituição financeira, bem como as oportunidades de investimentos e negócios que oferece.

Mobilizada uma brrigada móvel para o rencenseamento

Igualmente nesse dia, a Comissão de Recenseamento da Embaixada de Cabo Verde coloca uma brigada móvel no local da reunião para efectuar o recenseamento eleitoral dos cabo-verdianos que o desejarem, neste caso com vista para as eleições presidenciais naquele país, que deverão ter lugar no início de 2011.

O recenseamento decorre até 21 de Novembro. Depois dessa data, aquela chancelaria continuará a recensear as pessoas de acordo com o calendário de recenseamento eleitoral geral da diáspora (REGE), estabelecido pela Comissão Nacional de Recenseamento em Cabo Verde (CNE), ou seja até 26 de Novembro, podendo o período de recenseamento ser ainda dilatado, caso a CNE-CV, na qualidade de instituição cabo-verdiana com competências para o efeito, assim decidir. O recenseamento está a decorrer na Embaixada de Cabo Verde (117, Val Ste-Croix) na cidade do Luxemburgo, nas horas normais de expediente: de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h; terças, quartas e quintas, das 9 às 15h.

O recenseamento decorre igualmente nos seguintes locais e horários: 20 de Novembro, na comuna de Esch/Alzette, das 9h às 16h, e na Embaixada de Cabo Verde, das 14h às 18h; 21 de Novembro, na sede da Associação Amizade Cabo-verdiana-Luxemburgo, das 14h às 18h.

JLC
Foto: M. Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário