A artista portuguesa Fernanda Quintas tem uma nova colecção de quadros em exposição no City Concorde, em Bertrange, até sábado.
Depois do sucesso da primeira exposição no City Concorde, em Bertrange, e da sua exposição no bar Marx, na
capital, ambos no ano passado, Fernanda Quintas está de volta ao centro comercial de Bertrange, onde tem uma nova série de quadros em exposição, que ficam patentes ao público até sábado, em frente à loja Bram. "É a convite do City Concorde que estou presente nesta exposição", explica Fernanda Quintas. "Pediram-me 12 quadros e apresento sete novos, que são um trabalho mais abstracto do que costumo habitualmente fazer".
Com uma formação de base como decoradora e desenhadora de construção civil, feita no Liceu des Arts et Métiers, no Luxemburgo, e com quatro anos de trabalho como desenhadora técnica nessa área, Fernanda Quintas nunca imaginou conhecer tal sucesso com o seu trabalho artístico.
A sua primeira exposição no City Concorde, no ano passado, foi bem sucedida, e a artista vendeu muitos dos quadros que estiveram patentes naquele espaço. O seu nome já conhece alguma projecção em Portugal e dois dos seus quadros foram vendidos a um mesmo comprador. O sucesso da primeira exposição ditou o regresso de Fernanda Quintas ao City Concorde. O convite da direcção do espaço comercial que, segundo a artista portuguesa, "quer lançar e dar a conhecer novos talentos", deixou Fernanda surpreendida, mas reconhece que vendeu "muitos quadros da exposição anterior" e que a direcção talvez goste de estar associada a artistas bem sucedidos junto do público.
Segundo Cidália Alves, responsável pela organização de eventos no City Concorde, Fernanda Quintas chamou à sua atenção quando, no ano passado, procurava "novos talentos para uma exposição no centro comercial". Cidália contactou Fernanda Quintas porque esta "tem um estilo diferente, porque mistura vários materiais e várias técnicas. Não é uma arte figurativa." É com bastante expectativa que a artista portuguesa olha para a sua terceira exposição no Luxemburgo e confessa-se "curiosa" em relação à reacção das pessoas, até porque esta nova colecção de quadros marca uma viragem no seu trabalho, com o uso de novas técnicas e materiais pouco habituais. "Estou muito satisfeita com os trabalhos e com as matérias que utilizei nos quadros. Usei todo o tipo de materiais, alguns deles fora do comum, como o vinho tinto, especiarias, sal. Utilizei também ferrugem, para ver que tipo de efeito esta matéria dava aos trabalhos", explica.
O seu percurso como artista plástica está agora a dar os primeiros passos, mas Fernanda já reconhece alguma evolução no seu trabalho e recorda, com óbvia alegria e alguma nostalgia, a sua entrada no mundo das artes, em 2008.
"A minha primeira exposição foi em 2008, em Capellen, numa sala de uma empresa, a convite de um amigo", conta Fernanda Quintas. Nessa altura, "através do Facebook, conheci Roman Pax, que me incentivou a entrar no mundo da arte. Ele disse-me que tinha visto os meus quadros e que eu tinha muito potencial". A partir daí, as oportunidades foram-se sucedendo, até regressar a uma casa que já lhe é familiar, o City Concorde.
Questionada sobre se tem alguma referência no mundo da pintura, Fernanda não hesita e cita dois nomes: Joan Miró e Van Gogh. "Desde nova, sempre gostei de Miró e de Van Gogh. Mas o meu preferido é mesmo Van Gogh, sempre fui fascinada por ele e pela sua maneira de pintar, pelo seu uso das técnicas de pintura".
A artista portuguesa não se deixa deslumbrar com o sucesso alcançado e, de forma realista, realça que hoje em dia "muita gente pinta quadros, muita gente trabalha em fotografia. Há muita concorrência".
De momento em Portugal, porque a "direcção do City Concorde não exige a presença dos artistas na exposição", Fernanda Quintas está de regresso amanhã ao Luxemburgo e vai marcar presença naquele espaço comercial, em Bertrange, para conversar com todos os interessados na sua obra.
Para qualquer informação adicional, pode entrar em contacto com a artista através do tel. 621 251 225 (ou pelo email fquintas@internet.lu ).
Irina Ferreira
Foto: City Concorde
Sem comentários:
Enviar um comentário