O Ministério dos Transportes prevê construir uma gare ferroviária sob a Ponte Vermelha, no Pfaffenthal, na capital, e ainda ligar aquele bairro a Kirchberg através de escadas rolantes de 42 metros.
O projecto pretende descongestionar a estação ferroviária central da capital, no bairro da Gare, bem como o trânsito do centro da cidade, e ainda permitir às pessoas ganharem tempo quando se deslocam para o trabalho.
"Graças a esta paragem [sob a Ponte Vermelha], os passageiros dos comboios vindos do Sul, do Sudeste e do Norte, vão poder chegar mais rapidamente ao Kirchberg", explica o ministro dos Transportes. Escadas rolantes cobertas vão permitir às pessoas acederem ao Kirchberg para poderem apanhar o autocarro ou o eléctrico. Também os comboios vindos de França e da Bélgica vão efectuar paragens nesta nova estação.
Os Caminhos de Ferro Luxemburgueses (CFL) já elaboraram horários provisórios. Está prevista a circulação de seis comboios por hora nos dois sentidos. Os passageiros deixam de ser obrigados a descer na estação central da capital e apanhar o autocarro para se deslocarem até ao Kirchberg. "Isso alivia não só a gare central, mas também as principais artérias da capital, como a avenue de la Liberté, o boulevard Royal e o Centro Hamilius", estima Wiseler.
As obras das escadas rolantes e da nova paragem debaixo da Ponte Vermelha arrancam em 2014 em paralelo com as obras para o eléctrico.
"Não abdicamos da ideia de ligar o aeroporto à estação ferroviária central da capital, no bairro da Gare", assegura o ministro. Mas, para já, a construção da linha ferroviária inicialmente prevista para ligar a gare central ao aeroporto do Findel, via Kirchberg, foi adiada por motivos financeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário