(clicar para ampliar)
“A Comunidade portuguesa é a minha prioridade”, é em substância o que diz o novo cônsul de Portugal no Luxemburgo, Rui Monteiro, na grande entrevista que concede ao nosso jornal. O novo cônsul assume também as funções de conselheiro da Embaixada. Entre as prioridades estão ainda a situação dos funcionários consulares e as filas crónicas no atendimento.
Na última década, o número de portugueses no Grão-Ducado passou de cerca de 60 mil para mais de 80 mil, segundo as autoridades luxemburguesas, um aumento de mais de 40 por cento. Na realidade, e segundo o Consulado há já mais de 110 mil portugueses no país.
As famílias portuguesas do Luxemburgo sofrem mais privações que as luxemburguesas, revela um estudo recente do CEPS/Instead a que o CONTACTO teve acesso. Explicamos como e porquê.
Falar duas línguas beneficia as crianças portuguesas de famílias desfavorecidas. É um estudo da Universidade do Luxemburgo que o diz e que vai ser publicado brevemente na revista Psychological Science.
Cunha Rodrigues que foi Procurador Geral da República, entre 1984 e 2000, e que está há 11 anos no Luxemburgo, onde é Juiz no Tribunal de Justiça da União Europeia, vai trocar em Outubro esse cargo por um posto na UEFA, a convite do presidente desse organismo que gere o futebol europeu, Michel Platini.
O padre Sérgio Duarte é o novo chefe da Missão Católica Portuguesa no Luxemburgo. O CONTACTO esteve à conversa com o jovem padre de 38 anos que substitui assim o padre Belmiro Narino que esteve naquelas funções desde 1978.
Nesta edição, incluimos ainda um suplemento especial de 16 páginas totalmente dedicadas ao jogo entre as selecções do Luxemburgo e de Portugal, da próxima sexta-feira, e que conta para as eliminatórias do Mundial do Brasil em 2014.
Estas e outras notícias no CONTACTO de hoje. CONTACTO, o seu semanário no Luxemburgo.
___________
Ainda não recebe
o CONTACTO em casa?
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).
Sem comentários:
Enviar um comentário