quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CONTACTO: Edição de 7 de Novembro de 2012



(clique na imagem para ampliar)

NO CONTACTO desta semana continuamos a acompanhar a saga do despejo de 14 portugueses do lar social de Bonnevoie. Ao contrário do que chegou a ser anunciado, os trabalhadores portugueses não vão ser realojados pelo Governo, mas a ministra recuou e vai deixar permanecer os portugueses em Bonnevoie até ao fim do Inverno. Esta segunda-feira, dois funcionários do OLAI, o organismo responsável pela integração dos imigrantes no país, estiveram no Foyer de Bonnevoie para os informar da decisão. Mas os trabalhadores desconfiam das promessas do Governo.

Os pneus de Inverno são um grande negócio para as oficinas do Grão-Ducado. A lei sobre a obrigatoriedade do uso dos pneumáticos de neve entrou em vigor no início de Outubro e o negócio da venda de pneus subiu em flecha.

A avaria informática do Consulado de Portugal no Luxemburgo já foi reparada e os serviços do posto consular reabriram esta segunda-feira ao público. Há dois meses que o Consulado de Portugal se bate com problemas informáticos. Desta vez, esteve encerrado mais de uma semana.

Um estudo da OCDE revela que as crianças imigrantes têm mais dificuldades na escola do que os outros. No Grão-Ducado, a ministra da Educação reconhece a diferença, e chega mesmo a dizer que o problema ainda é maior por causa das três línguas nacionais. Os portugueses representam 23,5 % do total de alunos que abandonaram o ensino público luxemburguês sem concluir a escolaridade obrigatória.

Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário