Na edição desta semana do CONTACTO olhamos para a grande vaga de emigração que está a acontecer em Portugal.
No Luxemburgo o peso da comunidade portuguesa duplicou no último ano, segundo o cálculo da Obra Católica das Migrações em Portugal. Os responsáveis pela obra fizeram as contas: pegaram no número de novas inscrições de alunos nas escolas luxemburguesas e arriscam um número: só no ano passado terão chegado cinco a sei mil novas famílias ao Luxemburgo.
O mesmo acontece na Suíça, onde há portugueses a viver na miséria.
Em França há emigrantes portugueses a ganhar 500 euros, menos de metade do salário mínimo, e em Londres os novos emigrantes esperam várias semanas até encontrarem um trabalho.
Histórias de vida de pessoas que querem fugir à crise que se instalou em Portugal, e que estão dispostas a arriscar tudo num novo país.
Mas esta semana há também outras histórias, como por exemplo as de Helena e Sandra. Trabalham no Luxemburgo há mais de quatro anos em situação clandestina, mas não ganham o suficiente para se regularizarem. As duas empregadas de limpeza cabo-verdianas não recebem os 1.874 euros de salário mínimo exigidos no processo de regularização extraordinária... e por isso vão continuar em situação ilegal.
Tudo isto e muito mais no CONTACTO desta semana, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.
Sem comentários:
Enviar um comentário