quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Destaques na edição de 30 de Janeiro de 2013



Cabo Verde fez história ao chegar aos quartos-de-final do Campeonato das Nações Africanas. A diáspora cabo-verdiana no Luxemburgo também festejou a vitória, e já está tudo a postos para o jogo contra o Gana, no próximo sábado. O CONTACTO dedica duas páginas à bela prestação do “Tubarões Azuis”. Um feito para mais tarde recordar.

A Provedoria de Justiça portuguesa deu razão a uma funcionária do Consulado de Portugal no Luxemburgo. A funcionária apresentou queixa por ilegalidades no pagamento de salários, que ficam abaixo do mínimo legal no Luxemburgo. O provedor de Justiça deu-lhe razão e já instou o Ministério dos Negócios Estrangeiros a rever a situação. Um caso que pode ser apenas a ponta do icebergue: segundo o deputado Paulo Pisco, o Governo está a violar as leis laborais em mais seis consulados, e arrisca-se a ter de enfrentar processos judiciais em sete países.

O Governo luxemburguês vai fazer alterações à lei da nacionalidade. As conclusões da consulta pública iniciada pelo Governo vão ser hoje discutidas na Câmara dos Deputados, mas o ministro da Justiça já avisou que não vai recuar nos testes de luxemburguês.

Os técnicos dos serviços sociais e de saúde lusófonos vão passar a trabalhar em rede. A ideia é do Gabinete de Acção Psicossocial da CCPL, que está a preparar uma lista com nomes de profissionais portugueses para entregar a Ministérios e autarquias do Luxemburgo.

Estas e outras notícias em destaque no CONTACTO, o seu jornal em língua portuguesa no Luxemburgo.

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Sem comentários:

Enviar um comentário