Perto de dois terços dos deputados eleitos domingo pelo PS vieram dos cinco círculos eleitorais mais populosos do país, elegendo os socialistas nos círculos em questão 59 deputados contra 42 do PSD.
Os círculos eleitorais de Braga, Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal elegeram no total 138 deputados, mais de metade do total de mandatos para a composição da AR (230).
No círculo de Lisboa, o maior, com mais de 1,8 milhões de eleitores, que elegem 47 deputados, o PS, mesmo perdendo quatro mandatos (19 contra 23 em 2005), triunfou sobre o PSD, apesar do aumento "laranja" expresso num mandato (13 nas legislativas deste ano).
No Porto, segundo círculo a eleger mais deputados, são agora eleitos 39 deputados, mais um do que em 2005. O PS perdeu dois eleitos, fazendo chegar agora 18 candidatos à AR. O PSD manteve o resultado, com 12 mandatos.
Pelo círculo de Braga, com 760 mil eleitores, foram eleitos 19 deputados, mais um do que nas anteriores eleições legislativas. Os socialistas mantiveram os nove eleitos de 2005, subindo o PSD num mandato (7 no total este ano).
O quarto círculo a eleger mais deputados é Setúbal, com 697 mil eleitores e 17 parlamentares. O fosso entre PS e PSD é, no distrito, de quatro eleitos, tendo o PS sete mandatos e o PSD três.
No distrito de Aveiro, com 642 mil eleitores, são eleitos 16 deputados, mais um parlamentar que em 2005. Aqui, o PSD triunfou sobre o PS, com sete deputados contra seis.
Sem comentários:
Enviar um comentário