quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deputado Paulo Pisco participa nas comemorações do 10 de Junho no Luxemburgo

O deputado do PS pelo Círculo da emigração, Paulo Pisco vai estar esta quinta-feira no Luxemburgo para participar nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Pelas 18h, o deputado participa na habitual recepção na casa do embaixador e às 19h30 vai estar numa recepção dada pela secção de Echternach da associação Amizade Portugal-Luxemburgo, que celebra esta semana o seu vigésimo aniversário.

Flores para Luiz Vaz

Ainda no âmbito do 10 de Junho, o embaixador de Portugal no Luxemburgo, José Manuel Pessanha Viegas, coloca uma coroa de flores junto ao busto de Luís Vaz de Camões, em Bonnevoie, esta quinta-feira, às 12h.

Inaugurado a 10 de Junho de 2006, o busto do expoente máximo da identidade portuguesa, é da autoria do escultor Mário Rodrigues de Castro e continua a ser o único monumento público a marcar de forma visível a comunidade portuguesa no Luxemburgo. A escolha do local onde está situado o busto – na praça Léon XIII, mais precisamente junto ao cruzamento entre a rue de Bonnevoie com a rue des Puits –, recaiu no centro de um dos bairros da capital luxemburguesa em que mais portugueses residem. O monumento tornou-se realidade graças à Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa (CCILL), dos três empresários portugueses mais antigos no Luxemburgo, associados da CCILL, António Silva, José Vieira e Manuel Cardoso, bem como à Santa Casa da Misericórdia no Luxemburgo.

Hoje, ao serão, o embaixador organiza na residência da Embaixada (11, rue des Foyers, na capital) a tradicional recepção do Dia de Portugal, para a qual costuma ser convidados representantes das autoridades luxemburguesas e portuguesas, individualidades das mais variadas áreas, desde o mundo político ao cultural, além de membros do corpo diplomático destacados no Luxemburgo e activistas do movimento associativo português.

Sem comentários:

Enviar um comentário