O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, afirmou hoje que o Congresso devia anular os benefícios fiscais de milhares de milhões de dólares à indústria petrolífera e aprovar legislação favorável às fontes energéticas limpas.
O objetivo final seria o de ajudar o país a acabar com a sua dependência dos combustíveis fósseis.
Obama prevê que encontraria o apoio político necessário para a legislação, que conduziria a mudança radicais na maneira como os norte-americanos abastecem os seus veículos e as suas casas, mesmo que essa legislação seja politicamente conflituosa.
“Os votos podem não estar aqui, agora, mas eu tenciono encontrá-los nos próximos meses”, disse Obama, na Universidade Carnegie Mellon.
“Continuarei a defender um futuro com energia limpa, onde e quando possa, e trabalharei com qualquer um para conseguir isso. E vamos consegui-lo”, acentuou.
Obama disse que a continuada dependência dos EUA nos combustíveis fósseis “prejudicará a segurança nacional, asfixiará o planeta e continuará a ameaçar a nossa economia e o nosso ambiente”.
O presidente falou enquanto os norte-americanos continuam frustrados face ao pior desastre petrolífero na história do país (ver imagem), com o crude a continuar a verter no Golfo do Méxic, mais de um mês depois de uma plataforma petrolífera operada pela BP ter explodido e afundado.
Sem comentários:
Enviar um comentário