Também os autocarros foram equipados com um sistema de geolocalização para que a informação onde se encontram seja transmitida de forma exacta à central de informação, onde duas pessoas gerem todas as informações em tempo real.
Os primeiros painéis foram colocados no centro Hamilius, no P+R do Bouillon, na gare e em Monterey, estando 28 actualmente em funcionamento.
Até ao final do próximo mês de Novembro, o novo sistema vai ser estendido a cerca de sessenta paragens por toda a cidade. A comuna do Luxemburgo promete também para breve uma nova aplicação para smartphones que permitirá seguir o percurso dos autocarro dentro da cidade.
Com estas novas medidas, passageiros e condutores passam a saber exactamente o tempo dos trajectos e o tempo de espera que têm para poderem racionalizar a circulação, através de uma informação em tempo real.
François Bausch, vereador pelo partido Os Verdes na autarquia da capital e responsável pela mobilidade, afirmou que este sistema "é uma mais valia para para melhorar e gerir a circulação na cidade, dentro e fora dos autocarros".
Bausch considerou ainda que uma das grandes preocupações da comuna da capital é "melhorar a qualidade dos transportes públicos, que tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos".
Á. Cruz
Foto: Marc Wilwert
Sem comentários:
Enviar um comentário