O Cercle Municipale da cidade do Luxemburgo é inaugurado esta sexta-feira após ter estado cinco anos em obras.
Todo o interior do emblemático e histórico palacete da capital, que data de 1909 (embora o "Cercle littéraire" tenha sido criado em 1826), foi restaurado, bem como a fachada.
O Cercle Municipale está a partir de agora igualmente ligado ao edifício Cité (antigo cinema Cité) por uma ponte pedonal envidraçada. O Cité (rue Génistre), que funciona desde Setembro de 2008, acolhe a Biblioteca Municipal, uma mediateca, salas de conferência e de exposição, um restaurante e um ciber-café.
Nos magníficos salões do novo Cercle Muncipale funcionam agora um centro de conferências, uma galeria de arte, um posto de informação sobre as lojas da capital e um serviço dirigido para os jovens.
Os dois edifícios, até agora separados, vão funcionar como uma só estrutura denominada "Cercle Cité", completamente direccionada para a cultura e para os eventos oficiais da comuna da capital.
O Cercle Cité pretende ainda aproveitar a sua localização privilegiada, na place d'Armes, o coração da capital, para atrair o grande público às suas instalações e eventos.
As obras no Cercle Municipale ficaram orçadas em 21 milhões de euros. As obras no Cité haviam custado 16,9 milhões de euros.
JLC
Fotos: Serge Waldbillig
Sem comentários:
Enviar um comentário