A Comissão Europeia deverá dar na terça-feira em Estrasburgo (na foto) o seu aval político ao programa de assistência financeira a Portugal que em seguida terá de receber a aprovação definitiva dos ministros das Finanças europeus.
Um porta-voz do executivo comunitário informou que o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, vai fazer uma “exposição breve” do acordo técnico alcançado com Portugal esta semana antes de o colégio dar o seu acordo político ao compromisso.
Olli Rehn dará em seguida uma conferência de imprensa sobre a questão às 15:30 (14:30 de Lisboa).
Os ministros das Finanças da Zona Euro (16 de maio) e da União Europeia (17 de maio) reunidos em Bruxelas irão tomar uma decisão final sobre o resgate a Portugal.
Os responsáveis da Zona Euro terão de aprovar a parte da ajuda financeira relacionada com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF)e os da UE a parte do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).
Portugal vai beneficiar de um empréstimo de 78 mil milhões de euros por parte do FEEF, do MEEF e do Fundo Monetário Europeu (FMI).
As duas entidades europeias são responsáveis por dois terços do montante (52 mil milhões) e o FMI por um terço (26 mil milhões).
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário