Outubro é o mês internacional da luta contra o cancro da mama, e a associação Europa Donna Luxemburgo assinala a efeméride com exposições, concertos e a nona edição da corrida "Broschtkriibslâf", já neste sábado.
Este ano, a corrida contra o cancro da mama decorre no Vale da Pétrusse, com partida e chegada na Abadia de Neumünster, na capital.
Os interessados em participar podem fazer a pré-inscrição a partir desta sexta-feira, às 17h, na Abadia de Neumünster (ou no portal www.broschtkriibslaf.lu ). Sábado de manhã, a partir das 8h30, começa a inscrição dos participantes, e a partida é às 9h30. Em paralelo, decorrem a corrida de jogging, com partida às 11h, e uma caminhada nórdica a partir das 12h. A festa continua no sábado, entre as 12h30 e as 14h, com o grupo Lusofonia em Movimento, a dança oriental das Salome’tribe, animação de mulheres africanas e um desfile de moda desportiva em colaboração com o comité da Miss Portugal no Luxemburgo. Os lucros do evento vão servir para apoiar projectos de apoio a mulheres com cancro da mama no Luxemburgo.
Além da corrida contra o cancro, a Europa Donna Luxemburgo apresenta até 4 de Outubro uma exposição no claustro da Abadia de Neumünster. "Pelos olhos de uma amazona" é uma colecção de fotografias da artista belga Marie Mandy, ela própria vítima de cancro da mama. O título é uma alusão ao mito de que as amazonas cortavam um dos seios para manejarem os arcos mais facilmente, e a colecção de 50 fotografias conta o percurso de combatente da artista desde o diagnóstico até à mastectomia. Um tema violento e tabu abordado com uma elegância surpreendente pela artista, que consegue imagens de rara beleza de um corpo mutilado.
"Ver este trabalho é difícil", admite Marie Mandy, "mas pode-se encontrar beleza também neste trabalho". As fotografias mais duras, tiradas depois da mastectomia, são sublimadas com inscrições e imagens sobrepostas, e impressionam pela beleza inesperada. "Também há beleza no que não é simétrico", disse a artista ao CONTACTO durante a inauguração da exposição, na sexta-feira.
O programa da luta contra o cancro inclui ainda um concerto na sexta-feira com Marc Demuth, a cantora portuguesa Luísa Vieira e o músico Letellier Georges. É a partir das 20h, na Brasserie da Abadia de Neumünster, e a entrada custa 15 euros.
A Philharmonie associa-se à causa, e vai estar iluminada de cor-de- rosa a 14 de Outubro. À noite há um espectáculo de música e dança na sala de Música de Câmara, a partir das 19h, uma conferência com o professor Cutuli, oncologista em Reims, e a projecção do documentário "Dragon boat - Nós vamos a Veneza". O filme conta a história de três sobreviventes do cancro da mama que vão estar presentes no evento.
Segundo a Europa Donna, no Grão-Ducado todos os dias é diagnosticada uma mulher com cancro de mama. De acordo com a associação, 90 % dos casos são curáveis se forem detectados a tempo e tratados correctamente. "O esclarecimento e a prevenção são fundamentais para o diagnóstico precoce e para aumentar a taxa de sucesso no tratamento", defende a Europa Donna Luxemburgo, responsável pela organização dos eventos que assinalam o chamado "Outubro rosa".
Paula Telo Alves
Foto: Manuel Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário